Existe tratamento para inflamação de glândula salivar e qual o especialista a ser procurado?

3 respostas
Existe tratamento para inflamação de glândula salivar e qual o especialista a ser procurado?
Sim. O tratamento depende da causa. Temos causas relacionadas a cálculos, doenças auto-imunes, infecções bacterianas. Procure um otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço para iniciar uma investigação. Caso uma cirurgia seja necessaria, procure um cirurgião dentista cabeça e pescoço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A maioria dos casos de inflamação das glândulas salivares se deve a infecções bacterianas decorrentes principalmente de obstruções dos canaliculos salivares por cálculos (sialolitos). Eventualmente, cálculos pequenos são expelidos, e nem sempre detectados por ocasião de exames de imagem. Em casos iniciais, o tratamento clínico a base de antibióticos por via oral associados a anti inflamatórios geralmente é resolutivo.
Casos mais avançados, costumam evoluir com celulite e formacao de abscesso. Nessas circunstâncias, é aconselhável a internação hospitalar e antibioticoterapia por via parenteral. Particularidades anatômicas e fragilidades de estruturas neurais, contra indicam a abordagem cirúrgica de inflamações na fase aguda, seja para a remoção da glândula doente ou para drenagem de eventual abscesso. É indicado drenagem percutânea, guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. O tratamento de escolha é clínico. Cirurgia fica reservada para episódios repetitivos, sem resposta.
Sim, existe tratamento e varia de acordo com o tipo de problema, que podem ser, disfunções da glândula salivar, cálculos, infecções e edemas na glândula, cada um tem o seu tipo certo de tratamento podendo partir desde um tratamento mais conservador com antibióticos, remoção de um possível calculo que são formados a partir de sais presente na saliva, estes podem obstruir o tubo que leva a saliva até a boca, ou em alguns casos a remoção da glândula.
A visita ao Dentista é sempre importante para a manutenção da saúde oral, se você for portadora de alguma problema das glândulas salivares deve procurar um Dentista Cirurgião Buco-maxilo-facial ou Médico Cirurgião de Cabeça e pescoço, ambos estão capacitados para diagnosticar e tratar problemas das glândulas salivares.

Especialistas

Marcos Brasilino de Carvalho

Marcos Brasilino de Carvalho

Oncologista, Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Fernanda Giudice

Fernanda Giudice

Dentista

São Paulo

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santos

Rubens Kenji Aisawa

Rubens Kenji Aisawa

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

André Forster

André Forster

Cirurgião de cabeça e pescoço

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Doenças Das Glândulas Salivares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.