Existe tratamento para dedo em gatilho? Qual melhor: cirurgia ou o tratamento?

4 respostas
Existe tratamento para dedo em gatilho?
Qual melhor: cirurgia ou o tratamento?
Olá! O dedo em gatilho possui vários estágios, e as indicações de tratamento podem ser variáveis a depender do estágio em que se encontra e do prejuízo funcional apresentado na avaliação inicial. Em estágios bem iniciais o tratamento conservador com terapia da mão e infiltração tem ótimo resultado e em estágios mais avançados e sem resposta ao tratamento conservador a cirurgia pode ser indicada. As tecnicas disponíveis são a percutânea e a técnica aberta convencional. O cirurgião de mão é especialista no tratamento dessa patologia e deverá ser consultado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O dedo em gatilho é uma tenossinovite dos tendões flexores dos dedos da mão. Tem alguns estágios de acometimento durante a doença. Nas fases iniciais o tratamento conservador com infiltração com corticoide tem bons resultados. Nas fases mais avançadas o melhor tratamento é o cirúrgico. Assim que possível marque consulta com cirurgião de mão para que possa ser melhor avaliada.
Pra te responder, primeiro você precisa entender o dedo em gatilho (a gênese da doença) o dedo em gatilho vem de uma tendência genética associada a uma sobrecarga por grande função local... Imagine o tendão como uma corda e que essa corda entra em um túnel (túnel osteofibroso, exatamente a estrutura que segura o tendão na posição)... Agora imagine que pelo atrito o tendão engrossa em um ponto específico fazendo um "caroço" no local (que dá inclusive pra o paciente sentir ) ... As duas terapeuticas se baseiam em diminuir o tamanho do caroço pra entar pelo túnel adentro sem travar (diminui pela infiltração e pelas fisioterapias) então se ele der certo e não reicidivar, tudo resolvido... Mas se reicidivar normalmente indico tratamento cirúrgico (conduta minha, porque acho que se não diminuiu, não irá diminuir mesmo se nova infiltração por estilo de vida do paciente) então indico cirurgia, que, se feita por profissional habilitado, tem baixos riscos de recidiva e complicações
O melhor tratamento para o dedo em gatilho é o cirúrgico!

Entretanto, em fases iniciais pode apresentar boa resposta ao tratamento conservador.

É importante que você procure um especialista em cirurgia da mão da sua confiança para conversar a respeito da frequência do travamento, intensidade e grau de limitação das suas atividades diárias.

Baseado nessa conversa vocês chegarão a um consenso do que é a melhor conduta para o seu caso.

Especialistas

Renan Bordin Massini

Renan Bordin Massini

Ortopedista - traumatologista

Valinhos

Sergio Aparecido do Amaral Junior

Sergio Aparecido do Amaral Junior

Cirurgião da mão

Sorocaba

Jéssica Ribeiro

Jéssica Ribeiro

Fisioterapeuta

Brasília

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Nikolas Higa Benites

Nikolas Higa Benites

Cirurgião da mão

Campo Grande

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 134 perguntas sobre Dedo em gatilho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.