Existe tratamento para aprender a lidar com perseguição profissional, assédio moral, perda da vontade

11 respostas

Existe tratamento para aprender a lidar com perseguição profissional, assédio moral, perda da vontade de trabalhar, se tiver que sair para academia, vou feliz, mas para trabalhar em algo que eu amava se tornou um pesadelo no último ano. Como posso reverter?
Olá, acho que o primeiro ponto que sua pergunta me desperta é que somos seres dinâmicos, o que implica em dizer que estamos constantemente em transformação. Algo que nos era totalmente prazeroso em uma época ou momento de nossas vidas pode deixar de sê-lo. Penso que um caminho de desenvolvimento seja o do autoconhecimento, quanto mais você se conhece e entende o seu funcionamento maiores são as chances das coisas fazerem sentido para você e facilitar também suas escolhas. Não sei se já experimentou ou se já está em psicoterapia, um psicólogo é um excelente parceiro para junto contigo empreender esta busca pelo autoconhecimento e amadurecimento. Boa sorte, e conte comigo se necessário.

A primeira pergunta que se deve fazer é por que este emprego se tornou um pesado se o mesmo era visto como amável. Algo ocorreu para que está sensação se invertesse.
Lhe aconselho a procurar um psicólogo para iniciar um entendimento sobre suas emoções e comportamentos.
Por que não é saudável continuar vivendo desta maneira.

Obrigado!.
Não sei se entendi exatamente o seu problema. Se houver evidências concretas de que você está sofrendo perseguição no trabalho, dentre outras questões, mas mesmo assim você estaria disposto(a) a enfrentar este problema, a terapia psicológica tem condições sim de te dar ferramentas, te ajudar a analisar as vantagens de manter este trabalho, ou mesmo auxiliar na elaboração de estratégias que te ajudem a conviver com isso. Uma outra questão é que se você começar um processo de terapia, este problema teria de ser muito bem conceituado e detalhado para que o psicólogo possa entender o que de fato acontece, pois pode ser uma interpretação equivocada dos fatos e aí ajudá-lo(a) a repensar seu modo de encarar as situações. Um último ponto é que se isso já vem se estendendo há um certo tempo, como você mencionou, seria muito importante analisar seu humor para que se possa trabalhar com prevenção e não progredir para sintomas depressivos.
Espero que tenha lhe ajudado.
Um abraço!
Claro que existe, o trabalho de um psicólogo é este também, uma relação de ajuda para solução de conflitos, traumas e muitos outros problemas. Mas no seu caso é preciso avaliar a questão desta queda no seu desejo de trabalhar no que você gostava e não gosta mais, que está aparentemente, ligado, com o assédio moral. Isso parece evidente. Quanto à perseguição é preciso saber lidar com isso, talvez é uma questão de se impor e não se deixar levar por medos. Tem hora que é preciso ter atitude e ter uma solução saudável e não viver à mercê de uma queda no seu humor e em um mundo isolado e sem felicidade. Ser feliz é algo que todos nós precisamos nesta vida. Faça sua terapia e reverta estas coisas logo antes que se acumulem mais conflitos e ou depressão.
É preciso buscar ajuda profissional, sem dúvidas um profissional (Psicólogo) competente ira te ajudar a enfrentar e superar o problema. Além disso o tratamento deve possibilitar o desenvolvimento de um repertório comportamental mais assertivo para enfrentar não somente essa situação, mas também outros problemas pessoais, interpessoais e profissionais que possam surgir ao longo de sua vida. Pense nisso!
É necessário avaliar a situação de forma ampla. Em casos de assédio no trabalho existe uma forma específica para lidar. Agora se você tiver desenvolvido algum tipo de aversão pelo trabalho sem ser devido a um assédio é possível usar técnicas objetivas para resolver a questão. É muito comum com o passar do tempo nossa mente/cérebro fazer algumas associações que geram emoções e sentimentos aversivos para com o ambiente de trabalho. A hipnose clínica e a Programação Neurolinguística são excelentes ferramentas para modificar essa situação de forma rápida e persistente.
A situação de assédio moral crônica pode levar a falta de desejo de ir trabalhar. O tratamento psicológico pode lhe ajudar a suportar essa situação, mas situações como essas não são responsabilidades das vitimas. Fará parte do seu tratamento buscar mudar a sua posição nessa relação abusiva da forma, tempo e com os recursos que lhe forem possíveis. O importante é não continuar a sofrer como está agora. Você não precisa passar por isso sem ajuda. Cuide-se.
A ocorrência de perseguição profissional e assédio moral deve ser tratada de um ponto de vista jurídico, ou seja, você deve procurar um advogado trabalhista e descrever as situações que estão ocorrendo. Em relação ao aspecto psicológico, você questiona quanto a possibilidade de obter tratamento para aprender a lidar com essas agressões. Penso que o caso seria o de buscar tratamento psicológico não para "aprender a lidar" num sentido de aceitação, mas aprender a opor resistência, ou seja, enfrentar a situação e, se for o caso, buscar outras oportunidades de trabalho. O fato de você estar se sentindo sem vontade de trabalhar nesse contexto é sinal de saúde psicológica: indiretamente, você está resistindo a uma situação adoecedora.
A terapia facilitará uma postura mais assertiva, um olhar mais abrangente da situação, e um foco mais claro do caminho a seguir.
Olá! Seria importante você procurar um psicólogo para trabalhar habilidades sociais para administrar conflitos que a fizeram se desmotivar. Aplicar métodos de enfrentamento e também avaliar se realmente você depende de ficar num ambiente que não a faz bem. Identificar prováveis possibilidades em fazer carreira em algo que realmente lhe traga satisfação.
Olá
Existe tratamento sim, no sentido de te dar suporte para não aceitar qualquer abuso contra você, seja no trabalho ou em outro ambiente qualquer.
Com certeza sofrer perseguição profissional e assédio moral gera o desejo não voltar mais à esse lugar.
Procure um psicólogo com quem vc se identifique e mude isso.
Boa sorte