Existe tratamento para adicção alimentar? Para o indivíduo que come compulsivamente?
9
respostas
Existe tratamento para adicção alimentar? Para o indivíduo que come compulsivamente?
Sim, existe. A combinação de medicação (após avaliação psiquiátrica) e psicoterapia (especialmente a Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida como "TCC") costuma apresentar bons resultados. Recomendo, porém, que antes disso você faça uma avaliação clínica, com a realização de exames, para que seja descartada outra causa para esse comportamento compulsivo. Espero ter ajudado. Um abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Existe sim, em muitos casos a compulsividade alimentar esta relacionada com a ansiedade, este comportamento de comer compulsivamente acaba sendo como uma válvula de escape das suas energias psíquicas, canalizando as suas ansiedades na ação de comer trazendo um prazer e alivio momentâneo, podendo até mesmo ter consequências como: pensamentos destrutivos de culpa e tristeza. A psicoterapia é muito recomendável nestes casos.
Existe sim ajuda Psiquiátrica, se este for o caso, e muito importante: acompanhamento terapêutico, pois o remédio sozinho, esconde pra debaixo do tapete a questão, o que é fundamental pra se conseguir olhar mais distanciadamente, não tão envolvido emocionalmente, sem sofrimentos, mas será justamente, sentindo, de forma parcimoniosa, o que está por trás do comportamento, que terá a chave pra se transformar, ou mesmo, conseguir se controlar, o que também é uma transformação, uma "cura".
Olá! O comer compulsivamente pode ter uma função para o sujeito, e pode estar relacionado com as vivências deste, o que dificulta a mudança. Assim, procurar ajuda de um psicólogo para poder falar sobre tal comportamento é um meio de poder se aproximar das causas/conflitos psíquicos envolvidos, podendo gerar uma maior liberdade sobre seus sintomas.
Olá, sim! É importante que a pessoa busque tratamento com psiquiatra e psicólogo. Com essa combinação, poderá ter um bom resultado. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços.
Olá, os tratamentos para compulsividades em geral são realizados em conjunto com medicamentos (prescritos por um médico psiquiatra) e com a psicoterapia.
Será no espaço psicoterápico que você conseguirá compreender mais profundamente os motivos que te levam a comer de forma compulsiva, que geralmente estão muito relacionados a um aumento de ansiedade, com aceitação do próprio corpo e com sua história familiar.
Espero ter te ajudado um pouco em sua dúvida, um abraço!
Será no espaço psicoterápico que você conseguirá compreender mais profundamente os motivos que te levam a comer de forma compulsiva, que geralmente estão muito relacionados a um aumento de ansiedade, com aceitação do próprio corpo e com sua história familiar.
Espero ter te ajudado um pouco em sua dúvida, um abraço!
Olá! Existe tratamento sim! É importante que o indivíduo seja acompanhado por equipe multiprofissional, incluindo psicóloga (o), psiquiatra e nutricionista, para que vc seja tratado de uma forma global. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Sim. A obsessão pela comida nos proporciona um lugar seguro no qual podemos colocar todos os nossos sentimentos de decepção, raiva e tristeza. O tratamento existe e o que vai te dar melhor suporte é a Terapia Cognitivo-comportamental que vai usar programas e técnicas para redução da ansiedade e automanejo do seu comportamento que com certeza vai ajudar na modificação das cognições que podem estar desadaptadas.
Não deixe de procura um nutricionista que vai ter papel importante no seu tratamento.
Não deixe de procura um nutricionista que vai ter papel importante no seu tratamento.
Sim, há muitas opções de tratamento para a adição/compulsão alimentar. Vale a pena se perguntar: "Quando isso começou na minha vida?". Se você encontrar relação entre o comer e alguma experiência de sofrimento intenso, então pode haver uma origem traumática na compulsão; aí o caminho seria procurar um psicólogo especialista em trauma, que trabalhe com técnicas como Brainspotting, Abordagem Integrada da Mente, EMDR ou Experiência Somática - que são tratamentos de ponta na Psicologia, baseados nas neurociências.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Sou viciado em alimentos com alto índice de sódio. Não gosto de doces e tenho dificuldade de beber muita água. Como a nutrologia poderia me ajudar?
- Sou vegetariano e tenho conpulsão por carboidratos e como pouca proteina. Como a nutrologia poderia me ajudar nessas questoes?
- Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida. Posso ter algum transtorno? Devo procurar um psicologo?
- o escitalopram ajuda a controlar compulsão alimentar, consequentemente ajudando no emagrecimento?
- Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida. Posso ter algum transtorno?
- Compulsão alimentar pode ser sinal de hipomania pra quem tem transtorno bipolar? Ou será efeito colateral dos remédios?
- Minha psiquiatra me passou topiramato 50 mg para compulsão alimentar, ele serve mesmo para essa finalidade ?
- A bupropiona ajuda a controlar a compulsão alimentar?
- Estou tomando topiramato para tirar a compulsão por comidas o médico pediu para tomar a noite será que posso tomar depois do almoço?
- Oi estou com uma compulsão alimentícia a Amitriptilina pode resolver meu caso? Pois fui receituada com esse medicamento e vi na bula q ele aumenta o apetite estou com medo d usar.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Compulsão alimentar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.