Existe tratamento fitoterápico para compulsão alimentar? Ou tratamentos alternativos sem remédios

13 respostas
Existe tratamento fitoterápico para compulsão alimentar? Ou tratamentos alternativos sem remédios com muitos efeitos colaterais?
Olá. O transtorno compulsivo alimentar é um quadro grave que precisa do tratamento multidisciplinar entre psiquiatra, psicólogo especialista em compulsão alimentar, nutricionista e endocrinologista.
Os medicamentos fitoterápicos não são ideais para este nível de estado físico e emocional.
É necessário a ação imediata dos grupo dos profissionais e a fitoterapia neste caso é ineficaz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As psicoterapias prestam relevantes resultados nas compulssoes....especialmente nas alimentares...
Durante o tratamento psicoterapico vc vai entendendo o que tudo isso significa pra vc...e percebe que é de origem emocional...a compulsão e uma forma de manifestação desse emocional...Procure com urgência a psicoterapia...a compulsão pode trazer consequências irreversiveis
A terapia em Nutrição Clinica Funcional pode lhe ajudar, porque dispõe de recursos como nutrientes e fitoterápicos, porém é importante a associação do acompanhamento com Psicólogo.
Olá! Sim, procure por um Psicólogo Psicoterapeuta Cognitivo comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Seria interessante procurar um psicólogo para entender o porque da compulsão alimentar e como melhor lidar com ela.
Esta técnica não necessita de medicação, então isenta dos problemas com efeitos colaterais.
No tratamento psicológico será entendida a sua dificuldade de lidar com esta compulsão, sendo analisados comportamentos, características pessoais e psicológicas e situações que mantém este comportamento.
Espero ter ajudado!
Olá! Não é aconselhável que a compulsão alimentar seja tratada apenas com medicamentos, sejam eles fitoterápicos ou não. Isso porque a compulsão tem origens psicológicas.
A compulsão se caracteriza pelo consumo excessivo de comida num período curto de tempo. Esse excesso, a termos psicológicos, pode ser uma forma inconsciente de reação a uma falta ou a um vazio que não está sendo observado verdadeiramente. Sendo assim, a compulsão pode ser uma tentativa de compensação, mas que traz também muitos prejuízos. Por isso é importante o tratamento terapêutico. Se necessário, para lidar com os sentimentos relacionados aos episódios compulsivos (como ansiedade, angústia, medo, etc.), pode ser necessário o acompanhamento psiquiátrico.
Além disso, acompanhamento nutricional também é interessante.
Não deixe de se cuidar! Se precisar, conte comigo. Um abraço!
Olá! Apesar de diversos tratamentos existentes para compulsão alimentar, há a necessidade em buscar ajuda psicológica a fim de se aprofundar na causa que pode ter originado tal compulsão. Poder proporcionar um entendimento ao paciente de tais sintomas pode, favorecer uma melhora no quadro compulsivo. Um abraço!
Olá!
Há que se dar bastante importância para o Transtorno de Compulsão Alimentar. Ele pode causar prejuízos grandes na vida da pessoa. Causa ansiedade profunda, culpa extrema por não conseguir se controlar e depressão. Portanto sugiro que procure tratamento com uma equipe multidisciplinar, psicólogo- Terapia Cognitiva comportamental iria te ajudar bastante a entender e controlar o problema, psiquiatra- medicamentos seriam coadjuvantes para controle, e nutricionista- para reorganização Alimentar. Boa sorte.
Olá! Embora existam medicamentos para tratar a compulsão alimentar, é importante entender as causas que te levam a comer compulsivamente. Um psicólogo ceramente pode te ajudar a entender em sua história de vida o que te levou a essa situação.
Concordo que a compulsão alimentar é um transtorno que faz sofrer aquele que não consegue ter um certo domínio do alimento, e permite ser devorado por ele. Concordo que todas as alternativas de tratamento são eficazes. A Diferença está na subjetividade, pois para cada pessoa a causa do desencadeamento do transtorno será específica com suas particularidade. Consequentemente, diante de cada um, as pessoas devem buscar o tratamento que melhor se adaptarem. Pois o mais importante é a recuperação das sua saúde física e mental. Um abraço.
Concordo com o que os colegas já colocaram nas respostas.
Com meus pacientes tenho trabalhado com a Terapia Cognitivo Comportamental baseada em Mindfulness.
Além de lidar com pensamentos, sentimentos e comportamentos, o paciente aprende, através de um conjunto de técnicas, a estabelecer uma relação consciente e saudável com a comida.
Procure um espaço para falar disso com um profissional que escute além de algo que precise ser mudado, mas a função desta compulsão em sua vida. Desta forma, provavelmente não haverá necessidade de medicação, se assim você preferir.
Olá! Existem boas evidências científicas sobre a terapia interpessoal e a terapia cognitivo-comportamental no tratamento da compulsão alimentar. Sem efeitos colaterais de medicações assim! Um abraço

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Letícia Pedroso Anelo

Letícia Pedroso Anelo

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Compulsão alimentar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.