Existe tratamento dentro das diretrizes internacionais para síndrome de tourette?

2 respostas
Existe tratamento dentro das diretrizes internacionais para síndrome de tourette?
Sim, existem tratamentos para a Síndrome de Tourette que seguem as diretrizes internacionais.

O tratamento pode incluir terapia comportamental, como a Terapia Comportamental e Cognitiva (TCC), que pode ajudar a controlar os tiques e lidar com as emoções e pensamentos relacionados à Síndrome de Tourette. A TCC pode ajudar a identificar os gatilhos dos tiques e ensinar técnicas de relaxamento e manejo de estresse para controlá-los.

Também existem medicamentos que podem ajudar a controlar os tiques, como a Clonidina, medicamento originalmente desenvolvido para tratar a hipertensão, mas que foram descobertos como eficazes no tratamento da Síndrome de Tourette. Outros medicamentos incluem os antipsicóticos atípicos, como a Risperidona e a Aripiprazol.

Em casos mais graves, a cirurgia cerebral pode ser uma opção para controlar os tiques. A Estimulação Cerebral Profunda (ECP) é uma técnica cirúrgica que envolve a implantação de eletrodos no cérebro para estimular áreas específicas e controlar os tiques.

É importante lembrar que o tratamento deve ser personalizado para cada indivíduo e que é importante trabalhar com um médico especialista em Síndrome de Tourette para determinar o melhor tratamento para cada caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Alexandre Barbeiro
Generalista, Psiquiatra
Mogi das Cruzes
Tem várias possibilidades. Cannabidiol é uma opção entre tantas outras medicações e tem se mostrado promissora, além de terapêuticas não medicamentosas já que fatores psíquicos estão relacionados com Síndrome de Tourett, como ansiedade e sono por exemplo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.