Existe TOC mental? Digo, sem ser o tipo de DOC em que você precisa realizar repetidas vezes a mesma

20 respostas
Existe TOC mental? Digo, sem ser o tipo de DOC em que você precisa realizar repetidas vezes a mesma ação. Um TOC que só acontece na sua cabeça. Os mesmos tipos de pensamento sempre se repetindo dentro da sua cabeça, não necessariamente pensamentos negativos, só persistentes mesmo.
Olá!

Pela sua pergunta e pela maneira como descreve a queixa, posso imaginar que esteja sofrendo as consequências destes sintomas. Penso que toda manifestação obsessiva de pensamentos que possam te fazer ter a sensação de não poder controlá-los pode ser compreendida como uma possível manifestação (talvez, até, o princípio) de um Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Independente do conteúdo que abrigam, importante observar os prejuízos causados e a forma como interferem em sua vida para que se considere a hipótese de que esses traços possam ser devidamente cuidados, evitando, assim, que assumam maiores (e piores) proporções.

Tenho certeza que com um bom processo terapêutico você poderá compreender melhor as raízes desses pensamentos e encontrar maneira de atenuá-los, ou até mesmo dissipá-los, permitindo-se voltar a viver uma relação sadia e funcional com seu próprio mundo subjetivo, assim como com suas relações interpessoais.

Estou à disposição para trabalharmos isso, juntos!
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Julia Mioto
Psicólogo, Psicopedagogo
São Paulo
Olá,
Neste caso, seria um pensamento intrusivo. É quando o pensamento aprece sem uma relação direta ou aparente com o que está realizando no momento Ex. pode aparecer de forma inesperada no meio de uma conversa. Como o nome diz é um pensamento intrusivo, "que se intromete" de forma repetitiva em diferente contexto, podendo ou não ser negativo.
Na maioria dos casos isso não traz prejuízos para as pessoas.
Deve se procurar ajuda quando esses pensamentos interferem na rotina causando alguma dificuldade no cotidiano.
Exemplos:
Costumam ser irracionais e você tem consciência disso, mas não sabe como parar;
Se manifestam em horas inoportunas, como momentos antes de dormir, podendo levar a insônia;
Assumem o controle da mente, atrapalhando a concentração;
Geram interpretações exagerados do que pode acontecer parecendo cada vez mais reais, na medida que se repetem;
Geram sentimento de autocrítica, resultando em sensações de vergonha, impotência e baixa autoestima;
Podem se traduzir em impulsos ou atos repetitivos (compulsões) que servem para “silenciar”, temporariamente, a ansiedade gerada pela obsessão do pensamento, entre outros.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) que é o dispositivo oficial de traçar os diagnósticos psiquiátricos nos Estados Unidos, sendo utilizado em grande escala no mundo o tratamento pode ser feito através da terapia da abordagem Psicodinâmica, Terapia Cognitiva comportamental e através de terapia medicamentosa.

Isso pode acontecer sim, em vários casos. Um exemplo seria uma raiva ou magoa muito fortes contra uma pessoa. Outras vezes o pensamento pode ser de crítica contra si mesmo, ou até mesmo uma ideia religiosa, estes pensamentos tendem a dificultar o foco em outras coisas ou até mesmo a se valorizar naquilo que pretende fazer
 Renata de Castro Strino
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oii. Sim, o TOC é caracterizado por esses pensamentos intrusivos, não necessariamente a pessoa realiza ações repetidamente. Esses pensamentos intrusivos causam muita angústia. O tratamento é com psicólogo e psiquiatra (os medicamentos usados para TOC aliviam muito os sintomas, melhora a qualidade de vida e auxilia no acompanhamento da psicoterapia). Não deixe de procurar ajuda com profissionais da saúde, ok?
Dra. Vanise Zimmer
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Pensamentos repetitivos que invadem nossa mente sem um desejo consciente são conhecidos como pensamentos intrusivos. O pensamento intrusivo ocorre em diferentes tipos de Transtornos Psíquicos como no Estresse Pós-Traumático, nos quadros de alteração de humor, como na depressão e na mania. Esse tipo de pensamento também é comum nos quadros de ansiedade, nos transtornos obsessivos e nos quadros de depencência a jogos, sexo, drogas, etc.
Os pensamentos intrusivos podem ser um sintoma de outro problema de saúde, como: lesão cerebral; demência; Mal de Parkinson.
Por isso, é importante uma avaliação multidisciplinar com médico clínico, psiquiatra e psicólogo, para entender a origem desses pensamentos e ter acesso ao diagnóstico correto e ao tratamento adequado.
Olá! Espero que esteja bem!

Sim, existe uma condição conhecida como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) mental, que envolve pensamentos obsessivos recorrentes sem comportamentos compulsivos externos visíveis. Esses pensamentos obsessivos são intrusivos, indesejados e persistentes, causando angústia significativa para a pessoa afetada.

No TOC mental, os pensamentos obsessivos podem se manifestar de várias formas, como preocupações excessivas com a limpeza, simetria, segurança, saúde, religião, sexualidade, entre outros. Esses pensamentos podem assumir uma variedade de conteúdos, mas o elemento comum é que eles são recorrentes e difíceis de controlar.

É importante ressaltar que o TOC mental é considerado uma forma de TOC e está incluído no espectro dos transtornos obsessivo-compulsivos. Embora a pessoa não realize compulsões visíveis, ela pode desenvolver estratégias mentais, como repetir certas palavras ou frases, contar mentalmente, rezar compulsivamente, buscar constantemente garantias ou fazer verificações internas para aliviar a ansiedade causada pelos pensamentos obsessivos.

O TOC mental pode causar sofrimento significativo e impactar negativamente a qualidade de vida da pessoa. É fundamental que a pessoa procure ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, para obter uma avaliação adequada e um tratamento adequado, que pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, em alguns casos, medicação.

Um forte abraço!
 Jhayne Rosa
Psicólogo
Maringá
Olá!
Sim, é o que chamamos de "TOC puro", mesmo que seja mais comum associar o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) a comportamentos repetitivos, como lavar as mãos várias vezes, verificar repetidamente se as portas estão trancadas, entre outros, o TOC também pode manifestar-se predominantemente com obsessões mentais.
Nesses casos, as obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos, são pensamentos automáticos e intrusivos.
Com um processo terapeutico você pode encontrar estratégias de enfrentamento para esse tipo de pensamentos intrusivos, até mesmo avaliar o tipo de pensamentos que tem surgido!

Espero que fique bem!
 Cora Negreiros
Psicólogo
São José dos Campos
Oie! Esses pensamento podem ser caracterizados como intrusivos, mas é importante observar a frequência que isso vem acontecendo, porque pode ser um pensamento obsessivo. Observe: o quanto isso tem te afetado? Você é capaz de não pensar sobre? Consegue ficar em paz, caso não pense? O pensamento vem seguido de uma vontade pra realizar algum padrão de comportamento? Se atente à frequência e intensidade que isso vem acontecendo. A avaliação neuropsicológica pode te auxiliar a encontrar um diagnóstico ou te mostrar a ausência dele. A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a lidar com esses pensamentos. Não negligencie, busque ajuda profissional
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode se manifestar como pensamentos intrusivos e persistentes, comumente conhecido como transtorno obsessivo-compulsivo. Nesse caso, não há obsessões visíveis, mas pensamentos indesejados repetidos invadem a mente de uma pessoa. Esses pensamentos têm uma grande variedade de conteúdo e podem ser negativos, preocupantes ou neutros.
O diagnóstico e o tratamento do TOC devem ser feitos por um profissional de saúde mental. Psicólogos e psiquiatras avaliam os sintomas, fornecem apoio e recomendam o tratamento adequado. Isso pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, às vezes, medicamentos.
Dra. Marcella Motta
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia, sim, o TOC pode vir desacompanhado de comportamentos repetitivos e rituais. O TOC mental são pensamentos obsessivos e intrusivos e esses pensamentos repetitivos também são sintomas e podem prejudicar a qualidade de vida da pessoa! um beijo!
Olá! Sim, o TOC pode ocorrer tanto, a princípio, a nível de pensamento, como também pode ser que ele se manisfeste em comportamentos, sem que necessariamente a pessoa perceba isso de forma clara. Tem-se utilizado na literatura o nome de "pensamentos intrusívos" para esse tipo de descrição que você comentou, o que pode gerar sentimentos como ansiedade, angústia, dentre outros. Se isso está impactando sua qualidade de vida, o recomendado e realizar psicoterapia e/ou acompanhamento medicamentoso com um psiquiatra. Um abraço!
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro

Olá, tudo bem? Você tem o diagnóstico formulado por um profissional? O TOC é um transtorno complexo, e a procrastinação será uma das consequências dele, principalmente se ela está relacionada a traços de perfeccionismo na execução das tarefas, ou da falta de motivação. O comportamento de procrastinar vai muito além de uma falta de clareza e organização, ele é um comportamento de esquiva de uma situação aversiva, nesse caso será relevante conhecer as emoções que são acionadas ao iniciar uma rotina e os pensamentos associados. Recomendo buscar um profissional, pois é impossível avaliar a causa de uma dificuldade com base apenas em um recorte da sua experiência. Beijos!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, é possível. Em alguns casos os comportamentos compulsivos são poucos ou até inexistentes.
Bom dia, estes pensamentos persistentes são chamados de obsessões que causam angustia e ansiedade. Os pensamentos intrusivos ocorrem mesmo que vc não queira pensar, eles invadem sua mente em qq momento e em diferentes ocasiões e não é brincadeira, pois desconcentra e bagunça a vida da pessoa. Vc fala que o seu não vem acompanhado dos rituais (compulsões), para aliviar as obsessões e que te causam mal - estar interferido na tua qualidade de vida. A primeira coisa a fazer é o diagnóstico preciso, para que se saiba se não vem acompanhado de outras comorbidades, na sequência busque uma psicoterapia, e acompanhamento medicamentoso. A psicoterapia , de preferência a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), com o tratamento medicamentoso costumam trazer bons resultados. Coloco-me à disposição para te ajudar.
Antes para que um paciente fosse diagnosticado com TOC teria que ter a obsessão seguida da compulsão. Atualmente com a nova versão dessas normas ter pensamentos obsessivos com rituais mentais configura também como TOC, sendo inclusive mais raro. Na terapia cognitivo-comportamental o tratamento consiste que a pessoa não procure neutralizar os pensamentos intrusivos já que isso reforça e alimenta esse funcionamento diante de estímulos incómodos. Suas obsessões não são realistas mas o paciente não consegue tirá-las da cabeça sem a ilusão que a compulsão oferece. Por isso é necessário expor o paciente ao estímulo que ele acredita que pode lhe causar algum dano para que comprove por ele mesmo que sem realizar a neutralização do pensamento aquilo que teme não acontece. O Tratamento geralmente ocorre acompanhado de medicação. Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser realizado por um profissional e que o tratamento contribui com sua qualidade de vida. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Daniele P. Corrêa Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Olá, sim é possível. O TOC pode se manifestar não apenas com ações, mas com pensamentos também. A necessidade de repetição desses pensamentos pode prejudicar a vida da pessoa, tal qual se ocorresse na modalidade de repetição de atos. Atos e pensamentos repetidos no TOC servem para aliviar algo que incomoda. Você já investigou o que seria esse incômodo/angústia que está sendo 'aliviado' pelo TOC? Recomendo que busque terapia com psicólogo. Desejo melhoras!
 Lizandra Coelho
Psicólogo
São Caetano do Sul
O TOC é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões.

As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são percebidos como intrusivos e indesejados e podem causar bastante sofrimento e ansiedade.

Já as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que um indivíduo se sente forçado a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente.

É comum observar nos pacientes com TOC crenças disfuncionais, uma tendência a superestimar os pensamentos e uma necessidade de controlá-los.

Seria interessante você procurar ajuda para entender se no seu caso seriam as obsessões presentes no transtorno obsessivo-compulsivo, ou se seriam melhor explicadas por outros fatores.

Importante observar também o nível de sofrimento e/ou prejuízos sentidos no seu dia-a-dia.
Olá! Sim... o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode ser somente de pensamentos. Esses pensamentos são chamados de intrusivos e obsessivos, podem ser perturbadores e angustiantes, ocupam a mente da pessoa de maneira repetitiva, causando significativo sofrimento emocional e interferindo na vida diária. O conteúdo desses pensamentos podem ser de natureza violenta, sexual, religiosa ou moral, muitas vezes contrários aos valores da pessoa. A pessoa sente muita ansiedade, culpa e vergonha, levando a um ciclo vicioso de obsessões e angústia. O tratamento pode ser com medicação e psicoterapia. Procure ajuda.
 Vinícius Eduardo Martino Fonseca
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Olá! Sim, é possível experimentar o que podemos chamar de "TOC mental". Embora o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) seja frequentemente associado à necessidade de realizar ações repetitivas (como lavar as mãos ou verificar se a porta está trancada), ele também pode se manifestar em forma de obsessões, ou seja, pensamentos persistentes e intrusivos que se repetem sem controle, que causam desconforto. Esses pensamentos podem ser de qualquer natureza — não necessariamente negativos — e podem gerar angústia, mesmo quando a pessoa tenta ignorá-los ou afastá-los. Quando isso ocorre, pode ser importante procurar ajuda terapêutica, pois um tratamento adequado pode ajudar a lidar com esses pensamentos e a reduzir a ansiedade associada. Caso precise de apoio, estou à disposição para conversarmos mais a fundo sobre isso. Um abraço, Vinícius.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Sim, o que você descreve pode estar relacionado ao TOC puramente mental, um subtipo do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em que as compulsões não são necessariamente comportamentos visíveis, mas sim processos internos, como ruminações, checagens mentais, reavaliações constantes e busca excessiva por certezas. Diferente do TOC clássico, que envolve rituais físicos (como checar portas, lavar as mãos repetidamente), no TOC mental a compulsão acontece no pensamento, muitas vezes na forma de análise excessiva ou tentativas constantes de "neutralizar" um pensamento intrusivo.

Do ponto de vista da neurociência, isso acontece porque o cérebro cria um ciclo de hiperatividade entre o córtex órbito-frontal, o tálamo e o corpo estriado, estruturas envolvidas na detecção de erros e na regulação do comportamento. Quando essa comunicação está alterada, pensamentos persistentes podem surgir de forma involuntária e repetitiva, como se o cérebro estivesse "preso em um loop", sem conseguir desligar.

O que acontece quando você tenta resistir a esses pensamentos? Eles voltam ainda mais fortes? Você sente necessidade de revisá-los mentalmente para ter certeza de algo? Explorar essas questões pode ajudar a entender melhor o impacto que isso está tendo na sua vida. Se esses pensamentos estiverem te causando desconforto, ansiedade ou atrapalhando sua rotina, a terapia pode ajudar a quebrar esse ciclo e trazer mais alívio.

Caso precise, estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.