Existe ritual do TOC sem obsessão?

8 respostas
Existe ritual do TOC sem obsessão?
Olá! Os rituais, em grande parte, no TOC ocorrem devido às obsessões que são de conteúdo ameaçador, causam ansiedade e o indivíduo por mais que tente afastá-las, não consegue. Em decorrência disso passa a realizar comportamentos repetitivos ou rituais, dentre outros, com a intensão de afastar o conteúdo ameaçador das obsessões. Já as compulsões ou rituais de alinhamento / simetria / ordenamento não estão associadas a pensamentos negativos ou catastróficos, mas a sensações ou experiências físicas ou emocionais desagradáveis, também chamadas de fenômenos sensoriais, sentidas quando as coisas estão fora do lugar ou desalinhadas. Essas sensações é que levam o indivíduo a executar rituais a fim de colocar as coisas em seu devido lugar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Os comportamentos repetitivos exacerbados , devem estar presentes em quem foi diagnosticado com Toc. O individuo se sujeita a viver em rituais, como forma de dar conta do mundo externo. Ameniza a falta, os medos e às sensações de desordem, o que de fato, produzem às obsessções.
Olá, concordo com a colega Fabrícia de Uberlândia acima e acrescento que a pessoa realiza o ritual na tentativa de se livrar da ansiedade aguda que ele sente e acredita que assim fazendo melhora (de fato sente um alívio, mas minutos depois tudo começa de novo). O indivíduo precisa de um tratamento com o médico e psicólogo, pois tais rituais podem causar prejuízo na vida escolar, profissional, social etc da pessoa. Através, da terapia cognitiva comportamental e técnicas de respiração de forma processual juntamente com o terapeuta o paciente é encorajado a ir soltando, livrando-se dos seus rituais no seu tempo. Importante começar o tratamento o quanto antes. Abraço.
Olá Tudo Bem?
De modo geral quando os "rituais" começam é um sinal que o TOC está estabeleciso, por isso a obsessões. Respondendo sua pergunta não .
Existe sim, esse transtorno psiquiatrico apresenta sintomas de ansiedade, sua principal caracteristica e a presença de rituais repetitivos, que muitas vezes ocupam o dia todo. Interferindo na vida social , profissional. E pessoal. Este. ritual e chamado de compulsão , um comportamento irracional. E repetitivo que segue um padrão de regras e etapas rígidas pré estabelecidas pela própria pessoa.
E comum a pessoa acreditar que quebrar o ritual acontecerá algo terrível como uma consequência.
o TOC é uma doença bastante heterogênea: cada pessoa pode manifestar diferentes tipos de sintomas com intensidades que também variam. Em linhas gerais, a obsessão caracteriza-se por pensamentos intrusivos, repetitivos e persistentes que provocam inquietação e mal estar, enquanto que a compulsão manifesta-se por comportamentos/acções que a pessoa se sente impelida a executar e que tem muita dificuldade em controlar. Nestas dinâmicas, há sempre uma ideia distorcida que obriga ao ato compulsivo de conteúdo restritivo ou autopunitivo e, muitas vezes, acontece o que chamamos de racionalização, ou seja, um discurso elaborado de “autojustificação”.
Concordo com as respostas dos colegas. O que não fica claro é em que acrescentaria saber sobre o TOC e as obsessões para não padecer disso.
O saber teórico não vai lhe poupar o sofrimento que os atos obsessivos trazem. Se vc sofre disso, o melhor é iniciar uma psicoterapia. Se o psicoterapeuta acha necessário, também indicará uma construção com psiquiatra para avaliar a necessidade ou não de medicação.
Olá, a pessoa pode ter a compulsão e não se dar conta dos pensamentos que tem antes de ritualizar isso não significa que ela não tenha os pensamento e sim que não percebe. Com o auxilio da psicoterapia isso vai ser tratado.Espero ter ajudado.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Erika Felix da Silva

Erika Felix da Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.