existe remédio para melhorar a memoria pra quem tem dificuldade de memorização?

5 respostas
existe remédio para melhorar a memoria pra quem tem dificuldade de memorização?
Existem remédios que podem auxiliar, mas acredito ser importante entender o caráter de tal esquecimento, quando acontece, como acontece, se envolve situação estressora, se o esquecimento é uma forma de proteção contra problemas do dia a dia, etc. Partindo desse pressuposto, é possível entender e verificar se algum remédio seria realmente importante e necessário, ou se um tratamento psicoterápico auxiliaria na recuperação das lembranças de curto espaço de tempo ou de vivências mais antigas. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o comprometimento da memória pode estar presente em vários transtornos e doenças, pode ser declínio cognitivo subjetivo, comprometimento cognitivo leve, demência, secundário a medicamentos, doenças psiquiátricas ou outras doenças. Para avaliar o seu caso o ideal seria passar por consulta com um neurologista para ser examinado, submetido a testes de cognição e se for necessário, fazer exames de sangue e de imagem. Dessa forma será possível identificar a causa e qual o tratamento mais adequado. Abraços!
Olá. Temos que entender que nossas funções psíquicas como a memória não funcionam de forma independente ou isolada. Pelo contrário, todas elas estão interligadas por complexas relações. Sendo assim, no caso de esquecimento, a pessoa precisará passar por uma avaliação médica, preferencialmente um psiquiatra ou neurologista, para identificar os fatores relacionados. Em alguns casos, podem existir medicamentos apropriados para tratar o caso em específico. Abraço.
Boa tarde , primeiro precisa saber se a pessoa tem algum quadro clínico que comprometa a memória , como depressão , hipotireoidismo , e outras , se tiver trata Los , após em pessoas mais idosas pesquisar as demências , caso não seja demência nem outros quadros clínicos , temos uma perda de memória subjetiva , nestes casos podemos tentar reabilitação cognitiva ou outros estímulos , um fitoterápicos ou polivitaminicos específicos , grande abraço.
Boa tarde, uma avaliação neuropsicólogica junto com um acompanhamento do neurologista poderia te dar suporte para saber qual o motivo que está levando você ter essa dificuldade de memorização. Procure esses profissionais para te auxiliarem.
Abraços..

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Luiz Fernando dos Santos

Luiz Fernando dos Santos

Médico clínico geral

Taubaté

Flavia Cerqueira de Almeida

Flavia Cerqueira de Almeida

Neurologista

Colatina

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.