Existe relação entre asperger e comportamento passivo-agressivo?

22 respostas
Existe relação entre asperger e comportamento passivo-agressivo?
Olá, não sou especialista em TEA mas pelo pouco que já estudei alguns "autistas" podem sim apresentar esse comportamento passivo-agressivo. É legal buscar auxílio psicológico e dependendo do caso, até mesmo psiquiátrico. Além de ter uma equipe multidisciplinar auxiliando a criança como um todo.

Sim...e não....não necessariamente! Procure um psicólogo, um Neuro psicólogo e faça uma boa avaliação para ver o que está associado ao que. Difícil responder assim. ????
Não necessariamente. O comportamento passivo-agressivo está presente em pessoas que não tem diagnóstico de TEA. Mas pode uma pessoa com TEA apresentar esse tipo de comportamento? Sim, pode.
O ideal é vc procurar um bom neurologista, e fazer concomitantemente um acompanhamento psicológico.
Espero ter ajudado!
Um grande abraço.
Dificuldades em habilidades sociais é uma das características do TEA. Nada impede que características deste tipo possam coexistir sem que contudo sejam coisas separadas. Uma boa avaliação neuropsicólogica pode ajudar no diagnóstico.
Nesse caso, sugiro uma avaliação Neuropsicologica
Possivel qie sim. Mas pens3 na ppssibolidade em uma avaliação profunda com um eapecialista. É impotante os familiares tb pensarem em ser acompanhados uma vez que todo transtorno psiquico mexe com a família
Não necessariamente, mas é possível. Recomendo uma avaliação psicológica para coleta de maiores informações.
E possível sim , mas também pode ser consequências de dificuldades no relacionamento ou manejo da família com a criança. E muito comum em qualquer transtorno, que as famílias não sabem ao certo como agir em situações onde limites precisam ser colocados com clareza . Um profissional especializado na área ajudará nesse treinamento familiar e com uma avaliação mais detalhada para averiguar se ha comorbidades. Abraços
Para uma resposta decisiva é necessário fazer avaliação do paciente, lembrando que não podemos generalizar.
Por ser uma síndrome caracterizada por prejuízos severos em diversas áreas do desenvolvimento cognitivo, uma das áreas mais afetadas está no campo da socialização, interação e comunicação. O paciente tende a ser isolado, sentem-se desconfortáveis com estímulos sensoriais, visuais e relacionais, apresentam boa habilidade a raciocínios lógicos e não entendem aspectos abstratos, um exemplo que é podem ser excelentes matemáticos. A partir destes elementos, outros comportamentos podem se manifestar como o passivo-agressivo, impulsividade dentre outros. Uma equipe multidisciplinar o ajudará na aprendizagem de novos comportamentos através de estímulos positivos e a introdução de novos pensamentos que facilitarão a compreensão de sua própria condição peculiar. Espero ter ajudado. Um abraço!
Bom dia, é importante ter um diagnóstico adequado de um neurologista, porquê nem todos os sintomas sinalizam a mesma doença. O comportamento agressivo passivo pode ser gerado por outros motivos de origem ageassiva ou emocional, é importante ter um diagnóstico mais adequado a causa que gera esse comportamento.
Não tem relação com agressividade, mas em alguns momentos, devido a rigidez do pensamento podem ocorrer reações agressivas.
O melhor é passar por um neuro, para melhor avaliação. Qualquer diagnóstico generalizado, não é correto com o paciente.
As reações agressivas podem ser amenizadas por um psicólogo experiente. Boa sorte.
Entao, existem pessoas que são passivas agressivas e não tem Asperger, mas pode acontecer da pessoa com esse diagnóstico ser um passivo agressivo.

Att,
Olá, Boa Tarde.
A síndrome de Asperger enquadra-se dentro do Espectro Autista, mais especificamente dentro dos Transtornos Globais de Desenvolvimento.
Paciente com este diagnóstico podem sim apresentar comportamento passivo agressivo, porém tais comportamentos também podem ser apresentados por pacientes que não são diagnosticados com Asperger.
Sou Analista do Comportamento e minha atuação clínica com pacientes que apresentam comportamento passivo agressivo, é de ensinar ( através de modelos ) novos comportamentos, ou seja, comportamentos alterativos para que o paciente possa lidar com algumas situações que fazem com que o mesmo resposta passiva ou agressivamente. Ajudo aquele indivíduo a desenvolver comportamentos mais adequados, os quais lhe possibilitação entrar em contato com consequências mais positivas.
Att,
Dra. Larissa.
Existe sim, visto que o autismo possui déficits no campo de habilidades sociais. Considerando isso, o autista tem dificuldades de expressar e comunicar desejos e necessidades, apresentando até certa esquiva de interação social para não sentir ou ter que realizar certas trocas interpessoais. Então, em algum momento de estresse e desregulaçãoco autista pode sim, ir do passivo ao agressivo.
A relação entre asperger e padrões de comportamento passivo-agressivo não se trata de uma relação causal linearmente. Estes padrões não fazem parte do escopo dos déficits provenientes do espectro autista, como alguns equivocadamente acreditam. Qualquer relação visualizada é proveniente da inabilidade ou instabilidade gerada pelo ambiente sobretudo social ao redor da criança. Não podemos perder de vista que uma criança autista tem as mesmas condições de se desenvolver que qualquer outra criança, porém o ensino e suas especificidades precisam ser ajustadas à realidade de cada Ser humano. Mudando-se as condições ambientais, mudam-se também estes padrões referidos.
Não necessariamente. A Síndrome de Asperger (F84.5) é uma condição psiquiátrica com critérios específicos de diagnóstico clínico caracterizado por prejuízo qualitativo na interação social com um padrão de interesses mais restrito, semelhante à observada no autismo, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Na maioria dos casos não está associado ao atraso no desenvolvimento da linguagem ou do desenvolvimento cognitivo e há uma probabilidade maior de buscar interações sociais e de se envolver em atividades e amizade com outras pessoas. Interesses limitados intensos ocupam o foco da atenção e tendência a falar em monólogo, assim como incoordenação motora, também são típicos do quadro mas não se constituem em condição necessária para o diagnóstico que geralmente se manifesta na idade pré-escolar.
As anomalias persistem freqüentemente na adolescência e idade adulta. O transtorno se acompanha por vezes de episódios psicóticos no início da idade adulta. A ausência de uma cura para o distúrbio de Asperger, reforçam o acompanhamento medicamentoso e psicoterapêutico. A literatura não aponta associação da violência intencional com a síndrome de Asperger.
Olá, Em alguns casos de autismo o paciente pode apresentar sim um comportamento passico agressivo, mas antes de qualquer coisa é necessário que se busque um profissional para avaliar o paciente e só assim chegar a um possível diagnóstico.
Somente o comportamento passivo agressivo não é determinante para fechar diagnóstico.
No autismo encontramos um déficit de habilidades sociais significativo e por esse motivo é possível sim que em alguns momentos eles apresentem comportamentos agressivos, mas não é uma regra. Vale a pena investigar, pois pode estar relacionado com alguma dificuldade de manejo familiar. Procure um especialista.
Um comportamento passivo agressivo é aquele onde a pessoa deliberadamente tem um comportamento em oposição ao esperado; uma forma velada de agressividade. O passivo agressivo usa de sarcasmo, ironias, ou boicotes velados. Não consigo pensar que um autista tenha esse comportamento deliberadamente já que para isso é necessário ter malícia, coisa que o autista não tem. Muitas vezes eles procrastinam, não respondem ou deixam de fazer algo por conta de outras dificuldades. Não é de propósito. Não faz parte do perfil agir dessa forma propositadamente. Agora se a pergunta é que o autista pode concordar com você mas não fazer o que você pede; aí sim...
Sim e não, porém não se pode generalizar e se ter uma simples resposta para uma pergunta sem o histórico da situação. É altamente recomendável uma avaliação psicológica para coletar maiores informações.