Existe possibilidade de utilização de vitaminas D e B2 no auxílio ao tratamento de Parkinson?

3 respostas
Existe possibilidade de utilização de vitaminas D e B2 no auxílio ao tratamento de Parkinson?
Caro internauta a vitamina D está relacionada com Parkinson sim. Na revista Arch. of neurology Julho de 2011 mostrou um artigo que as pessoas que tem altos níveis de vitamina D tem menor risco de desenvolver doença de Parkinson 0,33 (95% IC 0,14-0,8). Também um artigo de um estudo de 200 pacientes randomizado, duplocego, placebo-controle apresentado na revista American Journal of Clinic Nutrition mostrou que a suplementação de 1500UI de vitamina D por dia reduz a velocidade de progressão da doença com as escalas de Hoehn e Yahr.
Eu escrevi muito técnico assim para mostrar que sim tem estudo que mostram a eficácia da vitamina D para o Parkinson, mas ainda não é um consenso de todos os médicos. E toda suplementação deve ser feita com supervisão do seu médico.
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Para sanar a dúvida sobre a possibilidade do benefício da vitamina B2 no Parkinson, a Academia Brasileira de Neurologia emitiu uma posição oficial, onde mostra que não há comprovação científica sobre isto. Há muita informação na internet, sem validação científica, o que acaba confundindo os pacientes. O que de fato gera benefício para a pessoa com Parkinson é o tratamento medicamentoso com o especialista.
Olá, a reposicao de vitaminas como B12 e D tem indicações bem estabelecidas na saúde dos ossos, em alguns tipos de anemia e neuropatias. Alguns estudos associam também deficiência de vitamina D e risco de quedas (muito comum nos pacientes com parkinsonismo), mas são estudos preliminares e necessitam de confirmação. Para tratamento específico da doença de Parkinson, não há indicação.

Especialistas

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Agabio Diogenes Pessoa Neto

Neurologista

Natal

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Karin Correa

Karin Correa

Neurologista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Doença de Parkinson
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.