Existe outras formas de tratamento pra pensamento repetitivo além do psico terapia ?

30 respostas
Existe outras formas de tratamento pra pensamento repetitivo além do psico terapia ?
Sim, existem algumas técnicas e abordagens que podem ajudar no tratamento de pensamentos repetitivos além da psicoterapia. Algumas opções incluem:

Meditação: a meditação pode ajudar a acalmar a mente e reduzir o número de pensamentos repetitivos. Existem diferentes tipos de meditação, como a meditação mindfulness, que envolve se concentrar no momento presente e observar seus pensamentos sem julgamento.

Exercício físico: o exercício pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, que muitas vezes são associados a pensamentos repetitivos. Qualquer tipo de atividade física pode ajudar, desde caminhar até treinar em uma academia.

Técnicas de relaxamento: técnicas como a respiração profunda, a yoga ou a massagem podem ajudar a relaxar e acalmar a mente.

Mudanças na alimentação: alguns alimentos podem contribuir para a ansiedade, como a cafeína e o açúcar, enquanto outros podem ajudar a acalmar a mente, como alimentos ricos em ômega-3 e magnésio.

No entanto, é importante lembrar que o tratamento mais eficaz para pensamentos repetitivos dependerá da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. É recomendável consultar um profissional de saúde mental ou médico para avaliar o seu caso e determinar o melhor plano de tratamento para você.

Olá! Espero que esteja bem. Inicialmente é preciso fazer uma avaliação para entender melhor o caso. Mas geralmente podemos tratar com psicoterapia e alguma medicação para o alivio dos pensamento obsessivos (repetitivos). Não deixe de buscar ajuda, essa situação causa muita angustia. Fico à disposição.
Olá! Os pensamentos repetitivos/obsessivos podem estar relacionados a diferentes diagnósticos possíveis, mas esse é um fenômeno de saúde mental. Por isso, é importante fazer primeiro uma avaliação com um profissional da saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra. Além da psicoterapia, o tratamento psiquiátrico, baseado no uso de medicações, pode auxiliar. Outras intervenções baseadas em práticas de exercício físico, alimentação, relaxamento, práticas contemplativas (meditação/ioga) também podem ser úteis. No entanto, reforço que o principal tratamento ainda envolve psicoterapia e/ou acompanhamento psiquiátrico, sempre com uma avaliação criteriosa. Espero que encontre ajuda e fico à disposição!
Existem algumas práticas que podem ajudar-te de forma terapêutica, mas a terapia e somente ela dará o devido significado ao sujeito, lembrando que terapêutico é diferente de terapia, pois um diz sobre a condição que insere o individuo e o outro o processo que o mesmo passa.
Olá ! Sobre o descrito, é preciso lhe informar dois principais pontos: 1. Pensamentos repetitivos podem estar relacionados a diversos diagnósticos, porém fazem parte de uma condição de saúde mental, e portanto, o principal canal de investigação e tratamento será através de profissionais desta área ( Psicólogo que trabalhe Terapia Cognitivo Comportamental - padrão ouro para o caso e Psiquiatra). O segundo ponto é que existirão outras práticas auxiliarem ao tratamento, mas que sozinhas, por si só, não serão suficientes como tratamento para seu quadro.
Espero ter contribuido de alguma forma !
Ola.. boa tarde.
Uma mudanças de hábitos e rotina, pode ajudar com os pensamentos obsessivos.
Mas se eles te trazem bastante sofrimento, se atrapalha sua rotina e suas funcionalidade(trabalhar, estudar fazer coisas do dia a dia) e suas relações sociais (tem atrapalhado você se relacionar com familia e amigos). Torna-se necessário fazer psicoterapia para mudanças mais relevantes e uma maior qualidade de vida.
Espero er te ajudado!
Olá. Pensamentos repetitivos podem ter várias causas e inserirem-se em análises diferenciadas de distintas questões sensíveis. Em primeiro lugar, deve consultar um psicólogo (a), para início da psicoterapia, de qualquer abordagem, desde a Terapia Cognitivo-Comportamental, a Gestalt e outras. Como "medicamentos" coadjuvantes, praticar uma atividade física e realizar exercícios de respiração e/ou meditação guiada, para ir interrompendo ou diminuindo estes pensamentos constantes.
Os pensamentos repetitivos são comuns em algumas condições psicológicas, como o TOC - transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade generalizada. Existem algumas abordagens de tratamento eficazes. A terapia cognitivo comportamental ajuda a identificar e mudar os padrões de pensamentos repetitivos com, por exemplo, exposição e prevenção de resposta, a prática de mindfulness também ajuda a aprender a observar seus pensamentos sem julgamento, aceitando-os sem se envolver emocionalmente com eles. Também outras terapias como a terapia ocupacional e medicamentosa, caso haja necessidade. Cada pessoa é única e pode se beneficiar de diferentes abordagens de tratamento. O importante é consultar um profissional de saúde mental para avaliar e determinar o melhor tratamento. Sempre à disposição.
Sim, existem outras formas de tratamento para pensamentos repetitivos além da psicoterapia. PORÉM, a psicoterapia ainda é uma das melhores opções para lidar com pensamentos repetitivos pois muitas vezes esses pensamentos surgem como forma de lidar com problemas e questões que estão causando sofrimento emocional.

Outras opções (e que podem ser utilizadas em conjunto com psicoterapia) são:

Meditação do tipo mindfulness: A meditação pode ajudar a acalmar a mente e a reduzir a intensidade e frequência dos pensamentos repetitivos. O mindfulness é uma prática que envolve prestar atenção plena ao presente e a respiração.

Exercício físico: O exercício físico regular pode reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode ajudar a diminuir a intensidade dos pensamentos repetitivos.

Medicação: Um psiquiatra dispõe de algumas classes de medicação para usar nesses casos, que são: antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos.
Olá, existem algumas praticas de meditação que podem ajudar. Mas, o ideal seria fazer uma avalição, para sabermos o que realmente esta acontecendo e qual a mehor maneira de proceder. Espero que fique bem. Abraço.
Que bom que você tem buscado maneiras para lidar com esse desafio que são os pensamentos repetitivos.
Realmente eles incomodam muito, atrapalham o dia a dia, cansam a mente..
Não sei se está decepcionado (a) com o processo terapêutico, decepcionado (a) com algum psicólogo (a).
Mas, terapia e medicação é o que vai oportunizar melhoras para a situação em questão.
Há varias abordagens terapêuticas: comportamental, cognitivo comportamental, psicanálise, humanistas... Pesquise uma abordagem que faça sentido para você e que traga resultados.
A terapia cognitivo comportamental, atualmente, é a que mais dá retorno.
Enquanto você procura um bom profissional, exercícios de meditação e exercícios físicos podem te ajudar.
Fica bem!
Oii. Existe diversas formas de lidar com esses pensamentos repetitivos, como o mindfulness, meditação, medicação, exercícios físicos, entre outros. Cabe identificar quais são esses pensamentos repetitivos, porque eles acontecem e em que momentos acontece para entende-los melhor e traçar estratégias para lidar com eles, escolhendo qual método faz mas sentido para você e sua demanda.
Nesse processo de identificação, você pode anotar os horários, o que estava acontecendo quando iniciou os pensamentos e quais pensamentos ficaram se repetindo. Após isso, tente pesquisar mais sobre as técnicas citadas e usar da melhor forma na sua realidade.
Espero que tenha ajudo minimamente.
Lembre-se que pode procurar um profissional para auxilia-lo, você não precisa passar por isso sozinho.
Sim, existem outras formas de tratamento para pensamentos repetitivos, além da psicoterapia. Algumas opções incluem:
Meditação: A meditação é uma prática antiga que pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a frequência dos pensamentos repetitivos. - Exercícios físicos: A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode ajudar a diminuir a frequência dos pensamentos repetitivos. - Terapias alternativas: Algumas pessoas encontram alívio dos pensamentos repetitivos através de terapias alternativas, como acupuntura, massagem ou terapia com musicoterapia. - Medicamentos: Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para ajudar a reduzir a frequência dos pensamentos repetitivos. - É importante lembrar que cada pessoa é única e que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, é sempre importante conversar com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para os pensamentos repetitivos.
Olá, precisaria agendar um consulta para entender esses "pensamentos repetitivos", que podem estar relacionados a diversos transtornos. Normalmente, a Terapia Cognitivo Comportamental, é a mais indicada para alguns tratamentos. Estou à disposição.
Sim, existem outras formas de tratamento para o pensamento repetitivo, além da psicoterapia. Algumas opções incluem:

Medicação: Alguns medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, podem ajudar a reduzir os pensamentos repetitivos. É importante discutir com um médico se essa opção é adequada para você.

Mindfulness e meditação: Práticas de mindfulness e meditação podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, o que pode contribuir para a redução dos pensamentos repetitivos. Existem aplicativos e cursos disponíveis para ajudar a desenvolver essas habilidades.

Exercício físico: A atividade física pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode contribuir para a redução dos pensamentos repetitivos. O exercício pode ser uma forma saudável e eficaz de lidar com esses pensamentos.

Terapia ocupacional: A terapia ocupacional pode ajudar a identificar atividades e interesses que podem ajudar a distrair a mente de pensamentos repetitivos. A terapia ocupacional também pode ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento e reduzir a ansiedade.

É importante lembrar que diferentes pessoas podem responder melhor a diferentes formas de tratamento. É importante conversar com um profissional de saúde mental para determinar a melhor opção de tratamento para você.

E lembre-se a psicoterapia é muito importante em todo o tratamento.
Olá! Medicação prescrita por um psiquiatra e psicoterapia são as principais formas de tratamento. Há também como complemento atividade física, meditação, entre outras.
Olá bom dia!
É necessário uma análise deste pensamento repetitivo, pois pode ser Transtorno Obssessivo-Compulsivo, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, etc. Mas sim há outras formas de ajuda, como medicações psiquiátricas, meditação, mindfulness, etc. Mas todos os tratamentos não substituem a Psicoterapia associada, uma vez que, na Psicoterapia iremos entender as causas destes pensamentos.
Olá! Seria bom se tivesse especificado melhor sobre esses pensamentos repetitivos, mas o importante é buscar ajuda profissional para que vc seja melhor orientada sobre o tratamento adequado. Não fique angustiada, procure ajuda o quanto antes, com tratamento psicológico sua vida e saúde mental terá melhor qualidade. Estou a disposição.
Olá, é recomendado que primeiramente seja feita uma avaliação, assim é possível compreender os aspectos do seu quadro.
Quadros onde há muita manifestação de sintomas cognitivos como pensamentos distorcidos, a psicoterapia é recomendada
Olá! Existem algumas técnicas a depender do grau de intensidade dos pensamentos repetitivos. Em casos leves, práticas de meditação podem auxiliar individualmente. No entanto, em casos mais graves, a intervenção medicamentosa (por meio de um médico psiquiatra) é necessária. De todo modo, aconselha-se a buscar uma avaliação psicológica para que se possa elucidar essas questões e determinar o grau de intensidade desse tipo de pensamento, bem como o melhor encaminhamento para o tratamento. Não deixe de buscar auxílio psicológico. Espero tê-lo(a) ajudado(a)! =)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 110
Olá! Existe sim outras maneiras de tratar pensamentos repetitivos e compulsivos. Algumas possibilidades incluem a Meditação, Exercícios físicos, Medicamentos (que em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para ajudar a reduzir a frequência dos pensamentos repetitivos). No entanto, somente na Psicoterapia você poderá questionar e compreender esses pensamentos, a fim de entender porque eles estão acontecendo e criar recursos para questioná-los, combatê-los e eliminá-los.
Bom dia !!
Existem tratamentos alternativos complementares a psicoterapia. Porém ela é de suma importância e faz se necessária uma avaliação do seu caso para que talvez você possa tomar uma medicação que irá aliviar esses pensamentos incômodos e junto a terapia você trabalhar suas crenças e esses pensamentos para que você não se sinta incomodada mais.
Os tratamentos alternativos complementares são : Atividade física, sono regular, alimentação saudável, meditação, acupuntura e dentre oiutros holísticos como também florais
Olá, sim existem alguns outros tratamento alternativos que podem auxiliar no manejo de pensamentos repetitivos, porém a psicoterapia é indicada em concomitância com os tratamentos complementares para que os resultados sejam mais efetivos no presente e à longo prazo. Na psicoterapia é possível identificar ao que estes pensamentos estão associados e o que eles representam para você, assim como qual o impacto que eles tem na sua vida e qual a melhor maneira para você lidar eles de maneira saudável. Como tratamento existe a psicoterapia, uso de remédios com indicação psiquiátrica e como tratamento complementar pode ser utilizado as técnicas de mindfulness, assim como a prática de atividade física, yoga e a adoção de um estilo de vida saudável. Reforço que para melhor resultado à longo prazo, a psicoterapia é um tratamento essencial. A abordagem de Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser a mais indicada neste caso.

Fico à disposição.
Olá! Obrigado por compartilhar sua dúvida. =)
Existem algumas técnicas que podem te auxiliar a lidar com esses pensamentos, mas é na terapia que você vai entrar em contato, de fato, com seu funcionamento psicológico e vai aprender a desenvolver formas diferentes de pensar e agir.
A terapia costuma ser o melhor tratamento, por ser individualizado e focado no seu caso. É como se fosse uma medicação feita e desenvolvida sob medida pra você.
Sim, existem práticas de autoconhecimento, de meditação e respiração que podem ser usadas para lidar com os pensamentos repetitivos
Olá! É interessante que você busque, Inicialmente, um psicoterapeuta psicólogo para avaliação do caso. Para além do tratamento através da psicoterapia, o paciente pode ser encaminhado a outro profissional da saúde, como a Psiquiatria, para avaliação do caso e se, necessário, fazer uso de medicação, para diminuir os sintomas. Porém, é importante lembrar que: a medicação NÃO substitui o tratamento psicológico. A medicação servirá como um apoio para o tratamento do paciente, que deve permanecer em acompanhamento psi.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Sim, existem outras formas de tratamento para pensamentos repetitivos além da psicoterapia. No entanto, a psicoterapia continua sendo uma das melhores opções, pois muitas vezes esses pensamentos surgem como uma maneira de lidar com problemas e questões que causam sofrimento emocional. Além da psicoterapia, outras opções podem ser utilizadas em conjunto, tais como:

• Meditação Mindfulness: Esta prática pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a intensidade e frequência dos pensamentos repetitivos, ao direcionar a atenção plena para o presente e a respiração.
• Exercício Físico: A prática regular de exercícios físicos pode diminuir o estresse e a ansiedade, contribuindo para reduzir a intensidade dos pensamentos repetitivos.
• Medicação: Um psiquiatra pode prescrever diferentes classes de medicamentos para casos de pensamentos repetitivos, incluindo antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos, que podem ser utilizados em conjunto com a psicoterapia para um tratamento abrangente.
Seja feliz.
Além da psicoterapia, outras opções de tratamento para pensamentos repetitivos incluem medicação, práticas de mindfulness e meditação, exercício físico, terapia cognitivo-comportamental online e práticas como yoga e tai chi. É importante discutir com um profissional de saúde mental qual abordagem pode ser mais adequada para você.
O espaço destinado com especificidade ao cuidado com questões de cunho emocional se destinará ao trabalho de psicoterapia/psicanálise e psiquiatria. Existem outros meios que podem proporcionar efeitos terapêuticos a vida de um sujeito, tal como atividades físicas, no entanto uma prática não substitui uma pela outra pelo fato de se tratarem de operações diferentes.

Sim, existem outras opções para tratar pensamentos repetitivos, como a prática de mindfulness, meditação, exercícios físicos, e o uso de aplicativos de saúde mental. Técnicas de relaxamento, terapias alternativas como acupuntura, e até mesmo mudanças na rotina podem ajudar.

No entanto, em termos de eficácia, a psicoterapia costuma ser a melhor escolha. Se você ainda não experimentou, vale a pena tentar. Se já tentou e não gostou, considere uma nova abordagem, pois há diversas maneiras de fazer psicoterapia, e uma delas pode ser a ideal para você.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350