Fobia social
5
respostas
Existe laudo para fobia social? Se sim, qual profissional pode emitir esse documento, psiquiatra, psicólogo ou os dois?

Olá!
O laudo pode ser emitido por qualquer profissional.
Neste caso, tanto o psiquiatra quanto o psicólogo podem emitir, porém cada profissional com sua qualificação específica.
Deve ainda ser considerado o propósito do laudo (administrativo, judicial, médico-legal, etc) pois cada um tem uma forma adequada de ser realizado.
Espero ter ajudado.
O laudo pode ser emitido por qualquer profissional.
Neste caso, tanto o psiquiatra quanto o psicólogo podem emitir, porém cada profissional com sua qualificação específica.
Deve ainda ser considerado o propósito do laudo (administrativo, judicial, médico-legal, etc) pois cada um tem uma forma adequada de ser realizado.
Espero ter ajudado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Sim. Apenas o psiquiatra pode definir o diagnóstico médico de fobia social, com seu respectivo CID. O psicologo pode atestar de acordo com sua qualificação. Se o laudo tiver objetivo pericial a definição de um diagnóstico médico deverá ser necessária.

Olá! Esclareço que tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem avaliar, diagnosticar e emitir um laudo. Cada profissional responde às orientações técnicas e éticas do seu Conselho Profissional. A produção de documentos psicológicos é prevista em legislação específica do Conselho Federal de Psicologia e o psicólogo tem esta função também. O importante é considerar o objetivo da busca deste documento, quem demandou, enfim. Há informações que devem ser esclarecidas em consulta para que seja avaliada qual o documento indicado e necessário a cada caso. Espero ter esclarecido.

Olá! Sim, tanto psicólogos quanto médicos psiquiatras podem emitir um laudo de fobia social, porém somente psicólogos podem fazer uso de testes para corroborar o diagnóstico. Cabe apenas definir qual o propósito de tal laudo. Lembrando que Fobia Social é um transtorno de ansiedade tratável, e não um diagnóstico para toda a vida, desde que se busque tratamento com um profissional qualificado.

Existem diferentes documentos que ambos os profissionais podem emitir - laudo, parecer, atestado, etc, para definir qual é o mais adequado, depende do propósito.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- É possível que uma pessoa desenvolva um transtorno de personalidade esquizoide a partir da fobia social ou que elas ocorram mutuamente? (não é evitativa, é esquizoide mesmo).
- O som de barulhos como de porta-giratórias, barulhos de carros de som de propaganda, torneiras pingando ou a aglomeração de pessoas falando e que causam agitação mental e dor de cabeça constante são sinais da fobia social?
- Eu falo mas tenho dificuldade pra conversar que devo fazer?
- Minha psiquiatra receitou Venlafaxina 37.5mg para Fobia Social, tomei por 30 dias e não obtive melhoras, ela aumentou a dose para 75mg, estou a uma semana tomando e não vi melhora alguma também. Quanto tempo devo esperar para perceber os efeitos?
- É normal se sentir desconfortável no meio de muitas pessoas?
- Com qual idade uma pessoa pode começar a apresentar sintomas de fobia social?
- Gostaria de saber como se comporta uma pessoa que tem fobia social?
- É verdade que a fobia social pode ser “hereditária”?
- Todos os tipos de fobia é tratado com um único remédio que serve para todos os tipos de fobia ? Ou cada fobia é um remédio diferente ?
- Oi então tenho 17 anos e acho que tô sofrendo de fobia social, eu tenho entrado em pânico em ir para escola ou só de pensar em ir tenho tido crises de ansiedade, dor de cabeça, dor de barriga não sinto mais fome e quando eu como sinto vontade de vomitar, não tenho vontade de fazer nada nem de mexer no…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Fobia social
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.