Existe idade mínima para sedação com oxido nitroso para procedimento cirurgico odontológico?

4 respostas
Existe idade mínima para sedação com oxido nitroso para procedimento cirurgico odontológico?
Ola
Quanto a utilização de sedação com óxido nitroso o paciente deve ser avaliado, sessão de condicionamento, para entender a necessidade da sedação, além do óxido nitroso existem outras técnicas que podem ser usadas caso necessário. O ideal que procure um profissional capacitado em sedação e em cirurgia.

A idade mínima é aquela que a criança seja capaz de obedecer a todos os comandos. A necessidade de sedação deve ser avaliada por um cirurgião-dentista capacitado. Eventualmente pode ser escolhida outra técnica para sedação de acordo com o caso.
O controle da criança em consultório para cirurgia bucal deve ser avaliado na consulta com o colega especialista e a indicação do procedimento em consultório, depende muito da colaboração da criança.
Em alguns casos o procedimento em day hospital com auxílio de um médico anestesista é mais indicado e seguro.
Não existe uma idade exata.
A princípio , é preciso fazer uma anaminese ( Estudo do histórico e de todos os dados possíveis relacionados à criança) , a fim de analisar se , realmente a indicação é para uso do óxido nitroso ou alguma outra forma de condicionamento.
Em meu consultório , já presenciei vários casos em que formas diferentes de condicionamento resultaram em sucesso.
Conhecer profundamente o paciente é fundamental , antes de indicar qual condicionamento usar. Este fator torna-se mais importante do que o fator idade .
Saiba que o óxido nitroso , se for bem indicado , ainda assim , tranquiliza , mas não faz a criança dormir e , dependendo do temperamento da criança , pode não ser eficiente , caso ela não seja cooperativa.
Se a criança não estiver "acostumada" ou , pelo menos , com certa confiança em relação ao dentista , não vai funcionar.