Existe esquizofrenia produzida por uso de drogas? Existe alguma a diferença entre esquizofrenia e tr

2 respostas
Existe esquizofrenia produzida por uso de drogas? Existe alguma a diferença entre esquizofrenia e transtorno psicótico por uso de drogas?
A esquizofrenia, por definição, não é um transtorno produzido por drogas. Se os sintomas de esquizofrenia estiverem presentes exclusivamente na vigência do uso ou logo após este, não se pode fazer o diagnóstico. Entretanto, pode ocorrer que, em pessoas possivelmente predispostas à esquizofrenia, ela seja desencadeada pelo uso de drogas (por exemplo, cocaína, maconha, LSD) e, depois, permaneça independente de toda a droga já ter sido eliminada do organismo, assim como todos os seus efeitos diretos já terem desaparecido. No transtorno psicótico por uso de drogas, além de poder apresentar sintomas raros na esquizofrenia (como, por exemplo, alucinações visuais predominantes, ao invés das auditivas, mais comuns na esquizofrenia), não ocorre a perda de capacidade de socialização, desempenho profissional/acadêmico e achatamento da vida emocional, típicas da esquizofrenia. Por isto, para o diagnóstico da esquizofrenia, exige-se uma evolução de pelo menos seis meses.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Respondo sua questão a partir do viés teórico da Psicanálise. Um surto psicótico pode ser desencadeado com o uso de drogas, mas isso não significa que ele é decorrente da droga, e sim que a droga foi um facilitador para ele ocorrer. Mas é importante verificar se sem o uso da droga esse surto persiste. A psicose é uma estrutura psíquica que tem inúmeras formas de se manifestar. Portanto, ela é além da esquizofrenia. A esquizofrenia é apenas um dos seus tipos clínicos. Muito importante um acompanhamento de um profissional da saúde mental (recomendo um Psiquiatra e Psicanalista) Além de fazer um diagnóstico adequado para o caso, ele irá proceder um tratamento a partir de um manejo clínico qualificado. Espero ter contribuído.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.