Existe demência em um jovem de 18 anos? Tenho depressão refratária e desconfio estar também com

6 respostas
Existe demência em um jovem de 18 anos? Tenho depressão refratária e desconfio estar também com demência.
Você não foi claro nos motivos que o fizeram pensar que pode estar com algum tipo de demência, mas posso lhe dizer que em casos de transtorno depressivo, ainda mais considerando um quadro refratário, podem ocorrer sintomas que lembram um quadro demencial (esquecimentos, pensamento lento, falta de atenção, diminuição da capacidade de raciocínio, entre outros) mas que, na verdade, são manifestações da depressão. Converse com o seu psiquiatra sobre os seus sintomas para que ele possa fazer uma avaliação adequada e lhe orientar sobre tratamentos, exames, etc. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim existe.A mais comum chamada por muito tempo de demência precoce hoje conhecida como esquizofrenia.Mas e melhor procurar atendimento médico antes de qualquer conclusão precoce .
Ola! Existem varias situações que produzem sintomas semelhantes à Demência, como por exemplo transtornos depressivos, de ansiedade, carências vitamínicas, sobredosagem ou incompatibilidade medicamentosa, dentre outros. É importante uma avaliação médica criteriosa, e se necessário, dentre os exames complementares, a realização de avaliação neuropsicológica para avaliar as funções cognitivas, assim como os aspectos emocionais e sociais, para auxiliar no diagnóstico mais preciso e no tratamento mais adequado.
Apesar de poder ocorrer em
Indivíduos jovens, os quadros, a maioria dos casos de demência ocorre em pacientes após os 50 anos
É importante frisar que diversas situações clínicas podem similar quadros demências, tais como distúrbios de tireoide, alterações hepáticas, infecções, déficits vitamínicos e até mesmo quadros de depresão
De qualquer forma é sempre importante procurar em
Neurologista de confiança para a realização do diagnóstico correto
Olá. Existem dois questionamentos relevantes, mas considerando tão somente o último (por ajuizar que resolve-se assim, o primeiro ponto). Solicite parecer de seu médico psiquiatra ou neurologista, ele é o profissional que responderá ao seu questionamento de modo preciso. Atenciosamente, Rockson Pessoa
A Depressão altera as funções cognitivas atencionais, mnéticas e funções executivas ou seja, altera as funções cognitivas mas não é um disfunção cognitiva e sim é uma alteração pelo sintoma de humor alterado.Assim, se cuidar da depressão há uma melhora nas funções cognitivas e não é degenerativa, demencial. Indicio uma avaliação neuropsicológica caso esteja com muitas dúvidas.

Especialistas

Raquel Delazari

Raquel Delazari

Terapeuta ocupacional

Santo André

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Terapeuta ocupacional

São Paulo

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.