Existe cirurgia para o glaucoma?

3 respostas
Existe cirurgia para o glaucoma?
Sim, existe.
Na dependência do tipo do glaucoma: (congênito, juvenil, primário de seio ou ângulo aberto, primário de seio ou ângulo fechado, secundário a traumas ou condições sistêmicas, facogênico, neovascular ou outros).
Na dependência da evolução: quando não há boa resposta aos colírios e medicamentos empregados, ocorrendo a progressão da lesão do nervo óptico e consequente baixa visual, ou ainda a falta de disciplina do paciente em usar os colírios ou a falta de recursos($) para comprar os caríssimos colírios.
A cirurgia, na maioria dos casos, tem por finalidade aumentar a drenagem do humor aquoso e com isso abaixar a pressão intra-ocular e preservar a visão por mais tempo, transformando lebre em tartaruga, já que o glaucoma não tem cura. A cirurgia tem em média, um índice de sucesso de 60%, se fosse entre 90 e 100% todos seriam operados de glaucoma (como na catarata) e usaríamos menos colírios. Seu médico decidirá o que fazer e quando. Sucesso!

Existem várias cirurgias para tratar o glaucoma. A mais frequentemente realizada em todo mundo é a trabeculectomia. Tal procedimento consiste em criar um meio de comunicação entre o interior do olho e a região sub conjuntival (tecido mais superficial que cobre o globo ocular) formando a chamada bolha ou ampola filtrante, responsável por reduzir a pressão ocular. Existem ainda técnicas semelhantes mas que não penetram o globo ocular reduzindo assim os riscos de infecção (endoftalmite). São as chamadas cirurgias anti glaucomatosas não-penetrantes. Nos glaucomas mais resistentes ao tratamento cirúrgico convencional, podemos lançar mão dos implantes anti-glaucomatosos (Ahmed, Baerveldt, Susanna, dentre outros), também conhecidos como tubos. Esses métodos descritos acima têm em comum a capacidade de aumentar a drenagem do humor aquoso e consequentemente reduzir a pressão ocular. Já os procedimentos a laser (ciclofotocoagulação e endofotocoagulação) atuam destruindo o corpo ciliar.
As cirurgias para o glaucoma são classificadas como ANTIGLAUCOMATOSAS.
Existem varias técnicas , dependendo do tipo de glaucoma, se primário , secundário, de angulo fechado, angulo aberto ou congênito..
A principal indicação cirúrgica é quando o tratamento clinico FALHA.
Hoje temos um arsenal de medicamentos que postergam ou evitam a necessidade de cirurgia , mantendo a visão do paciente por toda sua vida., porem, depende do estagio da doença e é FUNDAMENTAL, o DIAGNOSTICO PRECOCE e considerar os FATORES DE RISCO,para o desenvolvimento do GLAUCOMA.. A consulta periódica com seu oftalmologista pode evitar as consequências irreversiveis do GLAUCOMA.