Existe alguma medicação especifica,para ajudar na instabilidade emocional e no vazio existencial,que

16 respostas
Existe alguma medicação especifica,para ajudar na instabilidade emocional e no vazio existencial,que sente uma pessoa borderline?Qual a melhor linha de psicoterapia nesses casos?
Olá!
Algumas medicações ajudam a aliviar alguns sintomas, mas a psicoterapia auxilia mais na tentativa de mudar a história e mudar alguns comportamentos que causam prejuízo. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), auxilia bem nestes casos! Espero ter ajudado!

Nenhuma medicação irá retirar esse vazio do qual se queixa. O máximo e para determinados casos, poderá estabilizar a pessoa, abrindo a possibilidade para uma intervenção psicoterápica.
A escuta da psicanálise pode ser de grande valia para lhe ajudar em conjunto a elaborar essas queixas que você comenta que, muitas vezes, estão ligadas a experiências e traumas que possa vir a ter passado ao longo do seu curso até então.
Independentemente da área ou profissional, é valido buscar uma psicoterapia para que enfim possa alcançar uma melhor qualidade de vida.
Olá!
É importante a busca de profissionais para que seja feito uma avaliação mais detalhada e seja dado um diagnóstico. No caso seriam o psiquiatra e o psicólogo. A linha cognitivo comportamental costuma ajudar bastante na reestruturação cognitiva.

À disposição
Bem, a medicação é paliativo, auxilia no controle de impulsos e sintomas depressivos. No entanto, a psicoterapia é a conduta que lhe auxiliará mais com a combinação farmacológica. A linha que indico é a psicoterapia cognitiva comportamental que é mais assertiva. No entanto, depende do quanto você está disposto (a) a investir de tempo e libido neste tratamento e em você.
A medicação pode auxiliar sim principalmente em relação aos sintomas de impulsividade e descontrole de impulsos relativos ao Transtorno de Personalidade Borderline. Segundo a literatura científica as psicoterapias mais efetivas no tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline e que manejam muito bem os sintomas de vazio existencial e instabilidade emocional, são a Terapia dos Esquemas (dentro do Enfoque da Terapia Cognitivo Comportamental) e a Terapia Comportamental Dialética (vertente da Analise do Comportamento).
Percebo que a profissão do(a) psicólogo(a) é totalmente desconhecida porque tem sido comum as perguntas virem acompanhadas de soluções medicamentosas. O seu caso, com certeza, deve ser tratado em primeira instância com um(a) psicólogo(a). Ele(a) estará avaliando e tratando de você como pessoa. A minha abordagem é Centrada na Pessoa, uma linha humanista, mas outras abordagens também podem te atender. Abraços!
Prezada, quanto a medicação somente o médico de sua confiança irá imedica-lio, e quanto á psicoterapia será de grande valia para aliviar sua angústia existencial em qualquer abordagem, desde que este lhe traga confiança , cuidado e respeito.

Atenciosamente !
Monica Araújo
As medicações no transtorno borderline podem ser utilizadas para aliviar alguns dos sintomas, como a impulsividade, mas não tratam o transtorno em si. Seria necessário consultar um psiquiatra para avaliação.
Quanto às psicoterapias, as mais indicadas são a Terapia Comportamental Dialética de Marsha Linehan e a Terapia dos esquemas de Jeffrey Young.
Não é qualquer terapeuta que é capacitado a atender um paciente border, pois existem várias especificidades do transtorno que exigem uma compreensão apurada do quadro.
Lidar com vazio existencial não é nada fácil. Por mais que se negue ou que se tente preenchê-lo com qualquer coisa, ele existe e insiste. Recomendo a você que busque um bom psicanalista, que acompanhe vc nesta jornada.
Infelizmente soluções mágicas não existem. E algumas terapias podem escamotear o sintoma, que, no entanto, voltará a assombrar, caso vc não o trate.
Boa sorte em sua busca!
Bom dia,
As medicações podem amenizar alguns sintomas de instabilidade. Esse "vazio existencial" que você citou é um sentimento que todos, em algum momento da vida, podem sentir, por se parte da estrutura do sujeito do inconsciente. Se essa instabilidade emocional está atrapalhando sua rotina e lhe incomodando de alguma forma, seria interessante falar sobre isso com uma psicóloga. Todas as linhas em Psicologia podem ajudar cada uma com seu método, é importante que você crie um vínculo com a psicóloga, para que a análise transcorra da melhor forma e você possa ter benefícios. A linha psicanalítica lida muito no seu método com a falta, que é esse "vazio", a análise gira em torno de fazer o paciente lidar melhor com essa angústia que essa falta causa ao paciente. Para mais informações, estou disponível.
Michelle Esmeraldo
Psicóloga/Psicanalista
Sim, existe medicação que vai ajudar, mais a terapia combinada é fundamental nesse caso. O ideal se seja empregado a terapia cognitivo comportamental.
A medicação pode ajudar, porém, sem uma terapia terá efeito mínimo, pois o vazio está na fragmentação do eu e a Terapia Cognitivo Comportamental, por exemplo, pode lhe ajudar muito, pois ela atua na estruturação do pensamento, a TCC acredita, que a forma como você entende/percebe as situações/fatos, do dia a dia, irão lhe gerar um sentimento ( como o vazio por exemplo) e esse sentimento geram atitudes qie muitas vezes reforçam o pensamento, formando um ciclo de padrão repetitivo, uma reprogramação de pensamentos, te ajudará a quebrar esses padrões.
Dependendo da gravidade dos sintomas seria importante sim consultar um psiquiatra para tentar obter alguma ajuda imediata com medicações. Entretanto, remédios ajudarão de forma imediata mas não resolverão a origem do problema que causou tais sintomas. A linha de psicoterapia deverá ser a que mais lhe faça sentir bem, todas possuem grande valor. A psicanálise, abordagem na qual me especializo contribui muito para que aprenda a se conhecer melhor, entender como chegou a tais sintomas e de que forma conseguirá conviver de forma mais produtiva com seus problema e sua história de vida. Independentemente da abordagem o mais importante é buscar ajuda psicológica já que medicações usadas por longos períodos podem causar dependência entre outros efeitos colaterais.
Medicação para amenizar os sintomas, aliada a terapia, para uma escuta empática, será muito benéfico no seu caso. Mais importante que a abordagem terapêutica, é o vínculo de confiança que poderá ser formado entre você e o terapeuta.
Tudo bom? Imagino o quanto deve ser angustiante sentir este vazio existencial e ter esta instabilidade, acredito que você fica na sua busca e se frustra o tempo todo, mas é uma fase. Importante falar dos seus sentimentos, trabalhar os seus afetos e as sensações do seu corpo.
Só quem pode te medicar é o médico psiquiatra.
Espero ter te ajudado.
Prezada, esse sentimento de vazio existencial não é fácil. A psicanálise abre a possibilidade de escuta para esse o sujeito e suas angustias e através da palavra, esse vazio existencial que se queixa pode ser amenizado, possibilitando a simbolização de seus afetos. Isso fará que tenha uma melhor qualidade de vida.