Existe alguma ligação entre o transtorno bipolar e os transtornos de ansiedade (mais especificamente
4
respostas
Existe alguma ligação entre o transtorno bipolar e os transtornos de ansiedade (mais especificamente social)? Qual?
O fato de uma pessoa adulta diagnosticada como bipolar na infância ter possuído ansiedade social possui alguma ligação?
O fato de uma pessoa adulta diagnosticada como bipolar na infância ter possuído ansiedade social possui alguma ligação?
Prezado internauta: Em outras palavras: Os transtornos não são excludentes. Um paciente pode ter transtorno bipolar e pode ter sintomas de ansiedade. Nossa resposta tem que ser genérica, pois faltam elementos aqui para se fazer um diagnóstico diferencial, diagnóstico principal e co-morbidades. É possível que o seu médico atual tenha a facilidade de já ter todo histórico de sua doença e mais elementos para discernir o melhor caminho a seguir.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Caro paciente, os transtornos psiquiátricos muitas vezes são comórbidos, ou seja, é frequente a associação de um transtorno com outros. Além disso, ter uma doença psiquiátrica é um fator de risco para o desenvolvimento de outra ao longo da vida.
Costumo dizer, que muitas das doenças psiquiátricas são longitudinais, mudando sua característica em cada individuo ao longo do tempo. Sendo assim, é comum um quadro fóbico visto em primeira análise ser, na verdade, um início de um transtorno de pânico ou mesmo de uma ansiedade generalizada e assim por diante.
Costumo dizer, que muitas das doenças psiquiátricas são longitudinais, mudando sua característica em cada individuo ao longo do tempo. Sendo assim, é comum um quadro fóbico visto em primeira análise ser, na verdade, um início de um transtorno de pânico ou mesmo de uma ansiedade generalizada e assim por diante.
Olá. Apoiada em minha experiência te afirmo que buscar definições diagnósticas é válido para o entendimento do profissional com quem trabalha. Sendo que para você, penso ser não tão facilitador uma vez que possa induzi-lo a se perceber com limitações. Todos nós somos seres em processo, o que significa dizer que nossas possibilidades de superação são imensas independentemente da dificuldade que possamos apresentar. Portanto, busque não tanto conhecer o seu diagnóstico mas a você prioritariamente. Quais são seus reais impedimentos e que, possuem uma significação que extrapola o diagnóstico. E de igual forma reconhecer sua potencialidade para aprender a "se refazer". Acredite, é possível. Boa sorte e espero ter ajudado. Abraço fraterno.
Os transtornos psicológicos e/ou psiquiátricos podem ter relações entre eles, chamamos de co-morbidades. Não posso especificar que este seja seu caso. Acredito que os diagnósticos devem ser bem fundamentados na história clínica que o paciente nos traz em consultório. Existe sempre a possibilidade dos diagnósticos diferenciais e de qualquer modo a interligação de um diagnóstico na infância com um diagnóstico atual é possível mais não é conclusiva. Sugiro que procure seu médico ou psicoterapeuta para sanar suas dúvidas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
- Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?
- Como posso me ajudar se eu for diagnosticada com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.