Existe alguma forma de afasia que se pareça com uma gagueira?

13 respostas
Existe alguma forma de afasia que se pareça com uma gagueira?
O diagnóstico da gagueira e da afasia são bem diferenciados. A gagueira pode começar na infância, estudos indicam que o gago tem "problema" no hemisfério direito e ainda pensam no fator familiar para intensificar a gagueira. Tem cura.
A afasia de Broca pode levar a pessoa confundir com gagueira.
A afasia é decorrente de problemas cerebrais, lesões, AVC e outros. São vários os tipos de afasias depende do comprometimento cerebral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A afasia é a perda da linguagem causada por lesão no SNC. Existem vários tipos de afasias e a afasia de Broca pode levar o leigo a confundir com a gagueira, mas vale lembrar que os diagnósticos são bem diferenciados. A afasia de Broca caracteriza-se por grande dificuldade em falar, porém a compreensão da linguagem encontra-se preservada, é também chamada afasia não fluente de expressão ou motora, ou seja, os pacientes conseguem executar normalmente a leitura silenciosa, mas a escrita está comprometida. As respostas são indecisas mas sensatas, realizando as repetições. Ex: pa-pa-pa-pato.
Já a gagueira, é uma interrupção na fluência verbal, caracterizada por repetições ou prolongamentos de sons ou sílabas que acontece na infância, onde deve ser trabalhada e banida.
Ambos necessitam de terapia fonoaudiológica.
Quando a gagueira é por fatores emocionais a terapia por hipnose é muito eficiente, basta algumas seções.
Uma regressão a causa pode resignificar e dar um novo sentido.
Geralmente está ligado a um fato onde a pessoa foi obrigada a falar algo que não queria ou ter engolido o choro.
Gagueira é um transtorno neurobiológico crônico e Afasia é causada por uma lesão cerebral nas áreas responsáveis pela linguagem e pode ser tanto de expressão quanto de compreensão. Os diagnósticos são diferentes, e a avaliação e terapia também. A pessoa com Afasia pode parecer que gagueja para um leigo, já que ela fica "buscando" na mente o que dizer e na maioria dos casos não consegue.
A Afasia tem causa neurológica enquanto que a disfluência verbal (antigamente chamada de disfemia e popularmente conhecida como gagueira ) não obrigatoriamente tem. A disfluência verbal pode ter algum cunho se for mais um dos sintomas de uma síndrome.
A gagueira geralmente tem precedência emocional e pode ser solucionada com a hipnose. Visite meu perfil e saiba mais sobre a hipnoterapia.
Assim como a afasia, existe alguns tipos de disfluências (gagueiras) que podem ter origem após uma lesão cerebral, porém, a afasia ela esta ligada a dificuldade na linguagem (compreensão e expressão da linguagem tanto oral como escrita), já a disfluência acontece apenas na fala (podendo apresentar bloqueios, prolongamentos, repetições de silábas e/ou palavras) deixando a fala "truncada".

Na afasia podemos ver manifestações ligadas a comunicação também, como anomias (não lembrar o nome das coisas) e parafasia (trocas na fala de origem sonora e/ou semântica), que pode em algum momento parecer com uma gagueira para profissionais e pessoas que não são da área, porém, elas são bem distintas.

Se você tem mais dúvidas sobre o tema e/ou esta procurando algum profissional da área procure um fonoaudiólogo.
Talvez a mais similar seja a de Broca, entretanto na afasia de broca nao é somente a expressao da fala que esta comprometida, mas a escrita e leitura também, sendo muito mais abrangente. A expressao tambem é diferente e existem outros comprometimentos, anomias, parafrases, paralexias, etc aque nao tem na gagueira. Existem novos estudos que descobriram que a gagueira do neurodesenvolvimento pode ser um tipo de afasia nao fluente.
Em casos específicos que não envolvam acidentes físicos a hipnoterapia clínica lhe ajuda em ambas situações por lidar com a reprogramação cerebral. No entanto, o sucesso depende da continuidade de longo atendimento.
Sim, existe uma forma de afasia que pode ser confundida com gagueira, chamada de afasia dinâmica ou gagueira secundária. A afasia dinâmica é uma forma de afasia na qual a pessoa tem dificuldade em iniciar ou continuar a falar, mas a fluência da fala é interrompida devido a dificuldades motoras ou cognitivas. Algumas pessoas com afasia dinâmica podem apresentar sintomas semelhantes aos da gagueira, como hesitação, repetição de palavras ou sons, e dificuldade em controlar o ritmo da fala. Se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando problemas de fala, é importante procurar um profissional de saúde mental ou fonoaudiólogo para avaliação e tratamento.
A gagueira e afasia são sintomas confundidas pela mesma coisa.

Caso você já procurou um fonoaudiólogo e não encontrou nada que provo que essa gagueira. Muito provavelmente pode ser algum trauma sofrido na infância que existe
tratamento e cura.

Algo que você queria falar e não pude falar.

Acabou gerando um conflito no seu sistema nervoso!

Não perca tempo procure já um profissional da sua confiança.
Qualquer coisa estou à disposição. forte abraço!
Sim, existe uma forma de afasia que pode ser confundida com gagueira. A condição é conhecida como Afasia de Condução . Embora não seja exatamente uma gagueira, ela envolve dificuldades na fluência da fala que podem parecer semelhantes ao que ocorre em pessoas que gaguejam. Aqui estão algumas características que ajudam a diferenciar a afasia de condução de uma gagueira típica:

1. Afasia de Condução
Dificuldade em repetir palavras ou frases : Uma característica marcante da afasia de condução é a dificuldade de repetir palavras ou frases, mesmo quando uma pessoa entende o que foi dito. Isso pode levar a pausas frequentes, hesitações e correções, que podem parecer uma forma de gagueira.
Erros Fonológicos : As pessoas com afasia de condução tendem a cometer erros na escolha de sons ou na pronúncia de palavras (chamados "parafasias fonêmicas"), ou que levam a repetidas tentativas de corrigir o erro. Esse esforço de autocorreção pode criar uma interrupção na fluência da fala que lembra uma gagueira.
Autocorreção Constante : Há uma tentativa constante de autocorreção, o que leva a repetições e pausas na fala, aumentando a impressão de gagueira.
Compreensão Relativamente Preservada : Diferentemente da gagueira comum, na afasia de condução, a compreensão da linguagem é geralmente boa. A dificuldade está na produção verbal fluente, não na compreensão.
2. Afasia de Broca
Produção de Fala Lenta e Esforçada : Em alguns casos, a afasia de Broca também pode parecer uma forma de gagueira porque uma pessoa fala de forma lenta e hesitante, com muitas pausas. No entanto, diferentemente da gagueira, há uma dificuldade significativa na construção gramatical das frases.
Fala Telegráfica : As pessoas com afasia de Broca costumam falar de maneira "telegráfica", usando poucas palavras e omitindo conectivos ou artigos, o que pode dar uma impressão de fala interrompida e hesitante.
3. Diferenciação entre Gagueira e Afasia
Origem Neurológica : A gagueira é um distúrbio da fluência comumente relacionado a questões de desenvolvimento ou fatores neurobiológicos que afetam significativamente a fala, enquanto a afasia é causada por danos específicos, como um acidente vascular cerebral (AVC), lesões ou traumas que afetam áreas de linguagem no cérebro.
Tipo de Erros : Na gagueira, há repetições de sons, sílabas ou palavras, prolongamentos ou bloqueios, mas a pessoa sabe o que quer dizer e geralmente não tenta autocorrigir suas palavras. Já na afasia de condução, há erros específicos de linguagem (como trocas de fonemas) e uma tentativa constante de corrigir a fala.
Compreensão da Linguagem : Na gagueira, a compreensão da linguagem não é afetada. Nas afasias, a compreensão pode ou não ser prejudicada, dependendo do tipo.
Portanto, enquanto a afasia, especialmente a de condução, pode se assemelhar a uma gagueira devido às pausas, repetições e correções constantes, as causas e os mecanismos subjacentes são diferentes. Uma avaliação neurológica detalhada e testes de linguagem são necessários para distinguir claramente entre afasia e gagueira.
A afasia é um distúrbio da linguagem causado por uma lesão cerebral em certas áreas que são responsáveis pela fala. A pessoa com afasia pode ter dificuldade para falar ou compreender. Ela fica "buscando as palavras na mente", o que pode parecer com uma gagueira. Alguns sinais de afasia são: falar frases curtas e incompletas, trocar palavras ou fonemas, não perceber que não estão entendendo o que ela fala ou ela não compreender o que os outros falam.

Especialistas

Renata Cardoso

Renata Cardoso

Fonoaudiólogo

Cruzeiro

Marília Trevisan

Marília Trevisan

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Flávia Weschenfelder

Flávia Weschenfelder

Fonoaudiólogo

Chapecó

Augusto de Alencar Carvalho

Augusto de Alencar Carvalho

Fonoaudiólogo

Juiz de Fora

Soulay Belote Leal

Soulay Belote Leal

Fonoaudiólogo

Mauá

Ana Luiza Koerich

Ana Luiza Koerich

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Afasia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.