Existe alguma doença mental que causa pensamentos incontroláveis de cunho negativo?

22 respostas
Existe alguma doença mental que causa pensamentos incontroláveis de cunho negativo?
Olá! Pensamentos incontroláveis podem estar presentes em diversos estados de sofrimento mental. Geralmente, o que caracteriza os pensamentos incontroláveis são dois aspectos: grande velocidade e grande quantidade. Isso pode levar a comportamentos impulsivos ou mesmo compulsivos, também pode levar a crenças irreais, dificultando a adaptação da pessoa em um ou mais contextos da vida, podendo ser o contexto profissional, familiar ou outro.

É interessante verificar o tipo de pensamento. Se o cunho negativo se refere à um pessimismo quanto ao que está acontecendo, pode ser indicativo de depressão, se for referente à medos em relação ao futuro, pode se tratar de ansiedade, ou ainda, se for de cunho negativo no sentido moral, pode se tratar de pensamentos intrusivos que podem ser próprios do TOC, por exemplo. Seria necessário agendar uma consulta com um especialista para poder afirmar com certeza.
Olá! Muito obrigada por sua pergunta. Ter pensamentos negativos Incontroláveis, como você menciona, pode, sim, compor um conjunto de sintomas que apontam para um diagnóstico. São vários transtornos que podem apresentar esse sintoma. Mas o mais importante está no fato do quanto é sofrido viver constantemente com pensamentos negativos o tempo todo. Procure ajuda para investigar o porquê disso estar acontecendo tecendo com você. Viver é muito mais do que sobreviver. Não conheço você, mas tenho certeza de que você merece viver o cotidiano de forma positivamente, onde os pensamentos dolorosos sejam, muito, mas muito esparsos. Cuide-se bem.
Em geral, os transtornos de ansiedade causam estes sintomas
Pensamentos intrusivos (que vem sem esperarmos ou desejarmos) e ruminativos (persistentes e incontroláveis) são comuns em diferentes transtornos, especialmente os de ansiedade e depressão. É importante entender esses padrões, investigar o teor desses pensamentos e sua relação com a história de vida do paciente, a partir de uma perspectiva biopsicossocial. A avaliação psicológica pode ser bastante útil para essa compreensão e para otimizar o encaminhamento para a melhor intervenção possível.
Olá!
Pensamentos intrusivos pode ser sintoma de um tipo de ansiedade. Pode acontecer na forma de pensamentos, imagens ou ideias que invadem a consciência de forma repetitiva.
Se está causando sofrimento é muito importante procurar ajuda!
Olá! Compreendo você querer enquadrar em um tipo de transtorno, mas na Psicologia Analitica por exemplo, não se busca tratar os sintomas apenas, mas a totalidade psíquica, ou seja, enxergamos os sintomas (pensamentos negativos por exemplo) como mensageiros de algo que não está a ocorrer como deveria internamente. Por isso é fundamental a psicoterapia, pois possibilita um ambiente de busca de integração dessa totalidade psíquica que mencionei. Fico à disposição! Abraço
Sendo objetiva na resposta: Sim, existem transtornos psiquiátricos que apresentam pensamentos intrusos de cunho negativo (falta de esperança, pensamentos negativos sobre si, medos intensos e incontroláveis).

É importante ressaltar que estes sintomas (pensamentos negativos) podem ser tratados!
Não deixe de buscar ajuda desde o princípio. Assim terá o alívio do sofrimento e melhor prognóstico.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos
O mais correto é procurar um psicólogo para fazer uma melhor avaliação de tudo que está acontecendo.
Pela forma como sua pergunta foi posta, me dá a entender que você supõe que uma doença mental seja algo exógeno e causador de sintomas. É uma linha de raciocínio que já foi adotada no passado pelas ciências, mas que não resiste ao questionamento: "e de onde vem a doença?". O que nós chamamos de doença mental é uma calagação de sintomas oriundos da forma como você está lidando com aspectos seus (alguns inconscientes, inclusive) e do seu passado, sendo assim, se pensamentos que você julgue negativos te ocorrem, é porque eles tem alguma função dentro do seu psiquismo e é sobre isso que se trataria numa terapia.
Olá, tem quadros ansiosos que com sintomas que chamamos de pensamentos catastróficos, sendo necessário tratamento psicológico e psiquiátrico para estabilidade do paciente o quanto antes na ansiedade.
Abraço.
Todo excesso de pensamentos negativos é fruto de transtornos mentais. De alguma maneira, somos todos "doentes da mente", já dizia Buda. A questão é que precisamos aprender a lidar sabiamente com nossa mente, que é bastante complexa. Convido-lhe a participar de um programa de mindfulness (próximo se iniciará em outubro) ou a fazer uma sessão de psicoterapia comigo. Estou à disposição. Obrigada.
Sim. Transtornos afetivos e ansiedade. Procure um psicólogo para identificar quais são e propor tratamento especializado
Sim. Os transtornos de ansiedade (ex.: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno do Pânico, Fobias, Transtorno de Ansiedade Social) geralmente envolvem uma série de pensamentos negativos que antecipam situações angustiantes futuras ou memórias de situações angustiantes passadas que dizem respeito à percepção de ameaças e de nossos recursos para enfrentar essas ameaças. Já nos transtornos afetivos, como Depressão, Transtorno Bipolar, etc) o indivíduo pode experimentar uma série de pensamentos negativos a respeito de si mesmo, das outras pessoas ou do ambiente em que vive, que se relacionam a sentimentos de tristeza, raiva e culpa, por exemplo.
Olá,
Para além do enquadramento numa doença mental, importante buscar ajuda para que estes pensamentos sejam lidos e compreendidos a partir da tua singularidade histórica. Mais de que um sintoma genérico, estes pensamentos veem do seu inconsciente! A análise psicanalítica pode te ajudar muito!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Boa noite!
Pensamentos negativos podem ser decorrentes de ansiedade, depressão ou apenas um momento que nós deixamos levar por um humor deprimido. Te aconselho a procurar uma psicóloga da terapia cognitiva comportamental para que ela possa avaliar e te dar uma avaliação mais precisa. Fica muito vago responder tal pergunta sem precisão de mais informações.
Desde já me ponho à disposição
Um abraço
Olá! Pensamentos negativos estão presentes em vários problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, entre outros. Muitos deles são automáticos, vindo em nossas mentes sem que tenhamos controle em um primeiro momento. Sugiro que procure um psicólogo para ajudar a identificar e avaliar esses pensamentos, bem como ajudar a superar da melhor maneira.
Geralmente os pensamentos estão sempre relacionados como a forma que vemos a vida. Pensamentos negativos podem ser decorrentes de ansiedade, depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo entre outros. È importante você agendar uma consulta com um profissional de psicologia.

FIco a sua disposição,

Ola!! Pensamentos incontroláveis de cunho negativo pode estar presente em vários momentos da nossa vida. O importante é também observar a quantidade com que eles aparecem! Pode ser algo na sua vida que está te remetendo a esses pensamentos, e portanto tende a ser episódios momentâneos, ou pode sim caracterizar algum tipo de transtorno psicológico. Mas para isso é necessário entender um pouco mais dos seus sintomas!
Espero ter ajudado!
Olá, boa tarde. Cada pessoa, ao longo da vida, desenvolve (ou absorve sem perceber) diversos padrões na sua forma de pensar, sentir e agir, várias dinâmicas diferentes. Alguns desses padrões ou dinâmicas levam a pessoa a ter pensamentos negativos mais intensos, com mais frequência, e ter dificuldade de lidar com eles. Porém, isso é uma "construção" interna, pode ser transformada para isso parar. Em um processo de psicoterapia, é possível entender o que está ocorrendo e transformar isso com reflexões específicas, exercícios e técnicas. Fico a disposição se quiser falar mais a respeito do processo. Abs!
Olá, os pensamentos negativos, são o viés principal da ansiedade e depressão, mas o importante é você procurar um psicólogo para uma avalição personalizada. Cuide-se. Abraço.
Mais importante do que classificar esses transtornos é entender as causas que estão por trás desses pensamentos negativos. Tudo começa no sujeito, portanto aconselho-o a procurar um psicologo/psicanalista para juntos irem descobrindo seus processos interiores, através da psicanálise. Boa sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!