Existe alguma alteração no cérebro de quem tem transtorno delirante? Se não, como é possível que

7 respostas
Existe alguma alteração no cérebro de quem tem transtorno delirante? Se não, como é possível que a pessoa tenha 100% de crença em seu delírio? A pessoa com transtorno delirante não percebe que tem esse transtorno?
Vale lembrar que os delírios e alucinações são vivenciadas como pura expressão da realidade, pois ocorre uma alteração que só se restabelece com a utilização sistemática de medicamentos, precritos pelo Psiquiatra.

A Psicoterapia é complementar para auxiliar o paciente a entender e lidar com os sintomas.

Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existem marcadores no sistema nervoso central sejam eles neuquimicos, neurofisiologicos ou neuroanatomicos que diagnostiquem transtorno delirante persistente. O transtorno é estruturalmente clínico e baseado na construção histórica vital do indivíduo. As certezas delirantes são resultado das convicções distorcidas que ele vai construindo ao longo da vida.
Sim. Exames de ressonância magnética tem demonstrado alteração estrutural no cérebro de esquizofrênicos. Basta dá um click no google que vão surgir vários trabalhos relatando pesquisas nesse sentido. Mas, o diagnóstico primeiro é através de anamnese. A história, os sintomas e os comportamentos são importantes na hora do diagnóstico.
Ola Dependendo do diagnóstico da doença, que delírios tem haver com algumas patologias graves, como psicose, esquizofrenia, transtorno bipolar e outros, sim envolve alteração na química do cérebro, por isso nesse caso além de terapia o uso de medicamentos. Abraço
Através de exames neurológicos é perceptível essas alterações nas neuroimagens. É pouco provável que ela tenha ciência desse adoecimento. Para ele, o delírio é algo tão real que acredita está 100%.
Os tipos de transtornos psicóticos mais comuns são: esquizofrenia e transtorno bipolar.
Os principais sinais da doença são: pensamento confuso, delírios, alucinações, alterações nos sentimento e comportamento alterado.
Os profissionais indicados para diagnosticar são: Neurologista, Psiquiatra e Psicólogo.
O tratamento da psicose depende da causa e do tipo. Às vezes, a internação hospitalar é necessária, principalmente se houver riscos para a segurança do paciente.
O psiquiatra recomendará medicamentos antipsicóticos q ajudarão a controlar os sintomas, estabilizar os padrões de comportamento e pensamento do paciente e o psicólogo é mais do q necessário nesse processo, pois ajudará o paciente e seus familiares a lidar bem com a doença.
Espero ter ajudado!
Olá Quando a pessoa apresenta quadro de transtorno delirante, ela está num quadro de Psicose grave, sendo a Psicose uma quebra com a realidade, de fato, a pessoa acredita 100% no que vê pois ela está dentro da realidade que ela própria criou. Acredito ser uma alteração química também, pois nesses casos a pessoa necessita tomar um anti psicótico. Não posso afirmar com certeza se algo que dê para diagnosticar em exame neurológico, mas vale a pena procurar um especialista nesta área e fazer exames.
O tratamento é multiprofissional e interdisciplinar com profissionais da área de Psiquiatria, Psicologia, Neurologista

Especialistas

Patricia Barradas Batista

Patricia Barradas Batista

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Lara Balera Ferreira Pinto

Lara Balera Ferreira Pinto

Psicanalista

Londrina

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.