Existe algum tratamento para retração de gengiva ou apenas cirurgia?

10 respostas
Existe algum tratamento para retração de gengiva ou apenas cirurgia?
Infelizmente apenas procedimentos cirúrgicos conseguem tratar a retração gengival

Se a retração for pequena e estiver causando sensibilidade podemos realizar o preenchimento da raíz exposta com resina composta , além de diminuir muito a sensibilidade melhora consideravelmente a estética
Se a retração for pequena e dependendo, pode ser feita uma restauração, mas o ideal é consultar um especialista em gengivas , que se chama Periodontista, pois vc tem que ser orientado sobre a causa da retração pára ela deixar de acontecer .
Bem, há algumas formas de tratamento, com diferentes indicações.

As mais COMUM RECOBRIMENTO DA ÁREA EXPOSTA COM RESINA COMPOSTA. AFIM DE BLOQUEAR A TROCA DE FLUÍDOS ENTRE DENTE CAVIDADE BUCAL, ELIMINANDO A SINTOMATOLOGIA (DOR) DO PACIENTE, FRENTE A ALIMENTOS GELADOS, QUENTES, E DOCES!

A DE MAIOR SEGURANÇA BIOLÓGICA: O RECOBRIMENTO DA ÁREA OU AREAS EXPOSTAS PODEM SER RECOBERTAS COM TECIDO CONJUNTIVO, AFIM DE CRIAR UM NOVO EPITÉLIO NA REGIAO EXPOSTA. ENTRETANTO, A PREVISIBILIDADE E O PROGNÓSTICO (CHANCES DE SUCESSO) DESSE TRATAMENTO DEPENDE TAMBÉM DE ALGUNS OUTROS FATORES PRESENTES NO PACIENTE, SENDO ELES: APERTAMENTO/ BRUXISMO/ TRACIONAMENTO DENTÁRIO/ ESCOVAÇÃO VIGOROSA
O ideal é a tecnica cirurgica de recobrimento radicular com ou sem tecido conjuntivo, vai depender do tamanho da retração e do fenótipo gengival ( se sua gengiva é fina ou grossa). Mas existem casos que o paciente não quer se submeter a cirurgia aí opta-se pela restauração de resina, a qual deve ser muito bem feita principalmente na area que fica em contato com a margem da gengiva!!
Concordo inteiramente com o parecer da Dra. Alessandra que me antecedeu.
Concordo com o primeiro colega, que disse que o tratamento da retração é cirúrgico somente, pois a gengiva só será reposicionada cirurgicamente. Restaurar a cervical tem outros objetivos, quais são, eliminar sensibilidades, tornar a coloração mais estética, pois a raiz exposta possui cor diferente. A reposição gengival é cirúrgica que requer várias escolhas de retalho e ou enxertos de tecido conjuntivo.
O tratamento é cirúrgico. Mas, há necessidade de se tratar a causa desse problema. Afinal, fazer o tratamento cirúrgico e não tratar a causa o problema poderá recidivar.
Te convidamos para uma consulta: Gengivoplastia - R$ 350
Boa Tarde,
Temos sim tratamentos alternativos que evitam a cirurgia oral mas que temos que avaliar clinicamente
O tratamento cirúrgico é indicado quando já cessaram as possibilidades e a fase da exposição já começa a ter desconforto intenso. Assim depende de sua situação. Mas se não que refazer tratamento cirúrgico e ainda está com pouca exposição radicular, sugiro além das restaurações estéticas de recobrimento o uso de enxaguantes bucais e cremes dentais ou flúor( marca Bianco muito bom) que são obliterante de canalículos e que consegue diminuir o desconforto pelas trocas de fluidos de temperatura e ph adiando sua necessidade cirúrgica, mas nela já indicada não resta outra opção.