Existe algum tratamento para quem fala muito rápido?

24 respostas
Existe algum tratamento para quem fala muito rápido?
Falar rápido pode estar relacionado não só a fala como também ao estado emocional da pessoa. Por exemplo tem pessoas que quando ficam nervosa ou mentem, começam a gaguejar ou falam muito rápido, outros motivos pode ser a ansiedade, o medo, a timidez ou vergonha, ... enfim uma visita a um especialista "Fonoaudiólogo" e/ou "Psicólogo" poderá ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe tratamento sim, procure ajuda de um psicólogo ou fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e com certeza o profissional saberá orientá-lo sobre a melhor conduta para o seu caso, quer seja psicológica ou fonoaudiológica.
Questões ligadas a fala tal como taquifemia que é justamente a velocidade aumentada da fala que pode até mesmo prejudicar a compreensão, pode ser um dos fatores. Como também, pode estar relacionada com a Ansiedade, enfim as causas podem ser variadas, mas como lhe disse o profissional capacitado poderá lhe ajudar.
Uma fonoaudióloga pode te ajudar com isso. Ela é a profissional ideal pra te orientar
Sim. Sempre há um especialista para ajudar. Sugiro procurar um fonoaudiólogo para avaliar e caso necessário, indicar uma intervenção com o especialista correto.
Segue uma dica: converse com você na frente do espelho e perceba em que precisa melhorar. Mas não deixe de procurar o especialista.
Oi normalmente a fala muito rápida está diretamente ligada a ansiedade ou pode ser uma pessoa hiperativa.
É importante passar por uma avaliação psicológica para pode definir o que o faz falar tão rápido e quanto isso pode afetar em sua vida.
Estou à disposição para esclarecer mais dúvidas.
Um abraço grande
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Falar rápido é um comportamento. Diferente de alguma deficiência vocal, pode ser estudada, analisada, investigada e debatida com o paciente. Tais atitudes buscam motivos para tal comportamento, que pode estar ligado a outros fatores como stress, ansiedade, exaustão, entre outras. Cada caso é um caso, por isso, só aceite diagnósticos depois de uma consulta com um profissional
Sim, busque um fonoaudiólogo.
Boa tarde!
É importante compreender à que se refere esta fala que nomeia como rápida! Pode estar ligada à questões emocionais, fonoaudiológicas ou até mesmo, condição natural da sua fala (existem pessoas que falam mais rapidamente e outras, mais vagarosamente). Considerando que levantou esta questão, penso que o principal fator a considerar, à priori, é que neste momento, este fato lhe causa algum grau de incômodo; desta forma, sugiro que inicie, assim que possível, uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua preferência. Acredito que vai ser de grande valia e, caso a (o) profissional constate necessidade de tratamento conjunto com fonoaudióloga (o), você será devidamente orientado (a).
Faça uma avaliação com fonoaudiólogo. Não necessariamente isso é um problema.
Olá! Caso a sua preocupação seja por conta de pessoas não entenderem o que diz devido rapidez da fala, você pode ter taquifemia e isto pode ser diagnosticado por um fonoaudiólogo. Este distúrbio vai além da velocidade da fala, por isso deve ser acompanhado com um profissional. Este desconforto também pode ser originado de uma ansiedade, sendo assim, recomendo consulta com psicólogo para entender o motivadores desta aceleração. Abraço
Olá, seria interessante fazer uma avaliação com uma fonoaudióloga, mas a fala também pode estar ligado a um quadro de ansiedade e se esse for o caso, pode ser tratado em paralelo com um psicológo.
Falar muito rápido está frequentemente associado a um quadro de ansiedade. Um psicólogo pode avaliar e. se necessário, encaminhar a um fonoaudiólogo para, talvez um trabalho em conjunto.
Sim. Pode buscar ajuda de fonoaudiólogo e também realizar uma avaliação psicológica pois pode estar em um quadro de ansiedade.
Olá! Os atendimentos devem escutar atentamente o que cada questão e / ou sintoma diz daquela pessoa. Somos singulares, portanto, uma fala rápida para um significará lago próprio e ele, a outro, pode significar a outro sentido. Mas, em geral, a fala rápida tem a ver com a alteração do ritmo do pensamento e com a angústia aumentada;
Bom dia, as causas de quem fala rápido podem ser varias, a mais provável é a ansiedade que pode ser gerada por vários motivos como - vergonha, incerteza, medo de se expor entre outros; É aconselhável frequentar uma psicoterapia para ter mais conhecimentos das causas e depois proceder com outros possíveis tratamentos entre eles a fonoaudiologia.
Boa tarde, existem muitos motivos para um pessoa falar rapidamente: pode ser uma herança da cultura e do local em que ela nasceu e foi criada; bem com não se pode descartar a possibilidade de alguma forma de sofrimento como, por exemplo, algum processo de ansiedade, no entanto como o já citado, deve ser analisado com cuidado e acompanhado por um profissional da área para melhores orientações. Espero ter ajudado, forte abraço!
Olá. Talvez a causa do falar rápido não seja um transtorno em si, mas a ansiedade pode estar relacionada. A euforia pode estar relacionada. É interessante procurar um psiquiatra e um psicólogo para avaliar melhor essa questão. Atenciosamente.
Falar muito rápido, pode estar ligado à um quadro de ansiedade, que seja a pressa de entregar a mensagem. Importante procurar ajuda psicológica, para uma investigação da sua ansiedade.
Existe sim.Sugiro procurar Terapeuta Cognitivo Comportamental, através do atendimento o profissional vai esta fazendo a contextualização cognitiva.
Falar rápido é um sintoma que o profissional através da escuta e diversas ferramentas vai identificar a causa.
Espero ter ajudado.
Olá, boa noite, tudo bem ? espero que sim!
A questão da velocidade da fala, pode ser impactada por inúmeros fatores tanto externos quanto internos. Aprendendo de forma psicoeducativa como esses comportamentos acontecem, quais são os gatilhos que podem intensificar esse comportamentos e aprender algumas técnicas cognitivas, comportamentais e neurais, pode auxiliar nesse caso.
O cérebro pode aprender muitas coisas, principalmente quando trabalhamos as camadas subcorticais, que são as camadas mais profundas do nosso cérebro. Grande abraço!
Muitas pessoas falam rápido assim como muitas falam muito devagar. Se tiver te incomodando demais falar rápido, procure uma fono e se necessário um psicólogo para avaliar o seu nível de ansiedade.
Boa noite!
Existem tratamentos sim, mas o mais importante é avaliar se refere a uma questão fonoaudiológica ou psicológica, ou ambas.
Pois pode estar relacionado à ansiedade além de questões físicas.
Sugiro que busque num primeiro momento avaliação da fono e depois a psicológica.
É preciso uma avaliação para poder afirmar, mas a principio fonoaudiólogo e psicólogo são os profissionais indicados.
A pessoa que fala rápido geralmente é ansiosa.O tratamento é psicoterapia.
Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente

Especialistas

Milene Scardelato

Milene Scardelato

Psicólogo

Maringá

Tania Regina Rodrigues Da Silva

Tania Regina Rodrigues Da Silva

Fonoaudiólogo

Lauro de Freitas

Renata Cardoso

Renata Cardoso

Fonoaudiólogo

Cruzeiro

Eduarda Amara Andrade Guedes da Silva

Eduarda Amara Andrade Guedes da Silva

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Jacineide Oliveira

Jacineide Oliveira

Fonoaudiólogo

Salvador

Flávia Weschenfelder

Flávia Weschenfelder

Fonoaudiólogo

Chapecó

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Transtornos da linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.