Existe algum tratamento para combater a perda de peso,em pacientes com hiv,que fazem uso de antiretrovirais?Eu

3 respostas
Existe algum tratamento para combater a perda de peso,em pacientes com hiv,que fazem uso de antiretrovirais?Eu perdi peso,principalmente nas pernas e bumbum,e isso esta me incomodando.
A perda de peso em pacientes em uso de antirretrovirais é um efeito bastante lento e bastante reduzidos com a utilização dos novos medicamentos. É a redistribuição dos tecidos gordurosos. Estes efeitos podem ser reduzidos através da escolha personalizada dos medicamentos para cada perfil de paciente, dieta saudável e atividade física frequente para ganho de massa muscular. Em alguns casos, o tratamento com hormônios anabolizantes em doses adequadas é muito eficiente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

O primeiro passo é você dizer isso ao seu infectologista. Ele irá avaliar a situação e discutir com você se é necessário e se é possível fazer a troca de antirretrovirais.

O segundo passo é ter uma equipe multidisciplinar que avalie em conjunto e ajude a minimizar a sua queixa, como por exemplo, nutricionista/nutrólogo, educador físico, endocrinologista, dermatologista e cirurgião plástico. Comece conversando com o seu infectologista e ele poderá direcionar da melhor forma e aos profissionais necessários.
Uma coisa é a lipodistrofia (alteração da distribuição de gordura no corpo que pode ser menor dando a impressão de emagrecimento ou o seu acúmulo como as gibas), outra coisa é a diminuição de massa magra (músculos). Ambos fenômenos são lentos e ocorrem ao longo dos anos.
Os antirretrovirais (ARV) atuais causam muito pouca lipodistrofia, mas a perda de massa magra é algo que pode ocorrer e é causado tanto pelo próprio vírus, quanto alguns ARV.
A principal forma de prevenir e tratar esta situação é a prática de atividade física (pelo menos 3 vezes por semana de musculação e pelo menos 2 de aeróbicos por pelo menos 40 minutos) e a alimentação adequada e rica em proteína.
O uso de anabolizantes deve ser muito bem pensado, considerando possíveis interações com os ARV assim como toxicidade hepática, risco de câncer do fígado e aumento do risco cardiovascular

Especialistas

Almir Conrrado Rodrigues de Lima

Almir Conrrado Rodrigues de Lima

Infectologista

Londrina

Maria Claudia Luz da Silva Matos

Maria Claudia Luz da Silva Matos

Infectologista pediátrico

Salvador

Maurício Petroli

Maurício Petroli

Infectologista

Rio de Janeiro

Nathália Nunes

Nathália Nunes

Infectologista

Itajubá

Cristielly Guimarães Franco

Cristielly Guimarães Franco

Infectologista

Goiânia

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6023 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.