Existe algum tratamento mais eficaz para condromalacia patelar grau 1 ou 2, que não seja diacereína

3 respostas
Existe algum tratamento mais eficaz para condromalacia patelar grau 1 ou 2, que não seja diacereína e fisioterapias? É possível desenvolver a patologia nos dois joelhos?
Ola!
A condromalácia (ou condropatia) graus 1 e 2 são consideradas graus leves da patologia, cuja classificacão vai até grau 4.
No grau 1 há um amolecimento da cartilagem sem o aparecimento de fissurascem sua estrutura. Já o grau 2, aparecem fissuras superficiais, ou seja, chegam até no máximo 50% da espessura da cartilagem.
O tratamento preconizado para graus iniciais baseia-se inicialmente no controle e estabilização da dor, com analgésicos, fisioterapia, acupuntura e outras medidas. Conforme a dor for sendo controleda, é importante focar na perda de peso (isso para quem tem sobrepeso) e no fortalecimento muscular do quadríceps. Isso pode ser conseguido inicialmente na fisioterapia e também na musculaçao com angulaçoes específicas, a depender do exercício (cadeia aberta X cadeia fechada).
Procure sempre um ortopedista especialista em joelho para orientar-lhe.
Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Eu divido o tratamento da condropatia patelar (ou condromalacia) em 3 pilares fundamentais:
1) FORTALECIMENTO MUSCULAR. (Principalmente do quadríceps e do glúteo médio). Pode ser realizado em uma academia através de musculação orientada por um educador físico (importante não flexionar os joelhos mais do que 45º durante as atividades... quando os joelhos são flexionados mais do que 45º estamos aumentando o contato da patela com o fêmur podendo piorar a lesão ao invés de melhorar). o glúteo médio ajuda no alinhamento do eixo do membro!
2) ALONGAMENTO DA MUSCULATURA ISQUIOTIBIAL. (simples: sentado no chão com os joelhos esticados tentar alcançar a ponta dos pés com as mãos e puxá-los para você).
3) PERDA DE PESO. (quanto menor o peso corporal... menor será o trabalho das articulações de carga - coluna, quadril, joelho, tornozelo, etc...).
É interessante iniciar esse trabalho com fisioterapia (O fisioterapeuta é parceiro fundamental na reabilitação e tratamento das doenças ortopédicas!!!!
Sim. Consulte um ortopedista especialista em joelho.

Especialistas

Marcos Henrique Alves Resende

Marcos Henrique Alves Resende

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Ortopedista - traumatologista

Sete Lagoas

Marcelo D'Amado

Marcelo D'Amado

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 97 perguntas sobre Condromalácia Da Patela
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.