existe algum tratamento alternativo pra quem tem transtorno bipolar tenho medico de tomar as medicações

5 respostas
existe algum tratamento alternativo pra quem tem transtorno bipolar tenho medico de tomar as medicações por ser pelo resto da vida?
O TB envolve fatores neuroquímicos, psicológicos, afetivos e funcionais, sendo considerado um transtorno crônico. Devido a todos os riscos associados, o acompanhamento a longo prazo é indispensável. Atualmente os métodos mais reconhecidos são o de terapia farmacológica (medicamentos) e psicoterapia comportamental, que tem mostrado os resultados mais sólidos e consistentes ao longo do tempo. Um processo conjunto bem desenvolvido pode trazer qualidade de vida com a quantidade mínima necessária de medicação e suporte de psicoterapia, mas ela ainda deve estar presente. O único tratamento alternativo que tem resultados comprovados é a eletroconvulsoterapia, que nos dias de hoje é eficaz, rápida e indolor para o paciente. Pela grande influência de fatores biológicos/neuronais, o tratamento do transtorno bipolar deve ser encarado como um processo contínuo ao longo da vida.

você precisa desenvolver a capacidade de dominar a mente e deixar de ser dominado pelos seus pensamentos. Discernir os pensamentos úteis, produtivos que são em prol do seu desenvolvimento, desses que trabalham em prol de manter você refém da bipolaridade,
O caminho é a psicoterapia,
Um abraço,
Léa
Quem sabe buscando uma escuta psicanalítica você poderia elaborar as questões que te fazem hora, estar eufórica e hora, em tristeza.
Não deixe de procurar um profissional da área em sua região, pois após avaliação poderão chegar em consenso sobre a necessidade ou não da inclusão de um medicamento no tratamento.
Olá! Devido ao fato da bipolaridade ser um transtorno psiquiátrico de forte base biológica, requer tratamento farmacológico para a vida toda.
A psicoterapia de base cognitivo-comportamental é um tratamento que complementa a farmacoterapia, pois através da terapia os pacientes aprendem a respeito da importância do uso contínuo da medicação, sobre a dinâmica do seu transtorno, a monitorar alterações de humor, a avaliar e modificar suas interpretações subjetivas, dentre outros aspectos.
Quando entendemos o funcionamento do que acontece conosco e somos acompanhados por um profissional qualificado, nossos medos e inseguranças vão embora. Procure um profissional de saúde mental especializado em nome de sua qualidade de vida.
Boa Sorte!
Atenciosamente!
Não existe tratamentos alternativos comprovados para o tratamento da TB , uma vez que se trata de uma patologia neuroquimica . Existe tratamentos coadjuvantes como adversas formas de psicoterapia . Hoje o tratamento desta patologia deve ser feito por um longo período, podendo -se falar " que é para a vida toda ", embora exista casos de remissao do sintomas, porém não podemos falar em cura . abraços Dr Marcos Piovan