Existe algum tipo de fluxo desfuncional de pensamentos? Que não se conectam com as experiências vivi

18 respostas
Existe algum tipo de fluxo desfuncional de pensamentos? Que não se conectam com as experiências vividas, ou então se conectam de uma maneira distorcida? Meus pensamentos são muito difusos, nunca consigo chegar em uma conclusão, isso me impede de saber quem eu sou e de construir minha personalidade, me questino sobre tudo e nunca tenho certeza sobre nada.
Olá, sua pergunta é um questionamento recorrente, muitas pessoas nos procuram com este tipo de queixa.
O modo como se sente e se percebe pode estar relacionado a algumas variáveis, como excesso de estímulos, dificuldade na tomada de decisão, segurança pessoal, entre outros.
Provavelmente um processo de
autoconhecimento será bem
interessante pra vc.

Olá. Pelo seu relato parece que esses pensamentos têm sido um fator angustiante para você, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação, possibilitando assim, questionar alguns pontos, como por exemplo: quais pensamentos percebe como desconexos ou distorcidos? Como acha que é o processo de construção da personalidade e de descoberta de quem se é? Espero ter ajudado, estou á disposição!
Procure ser mais leve com vc, menos exigente, não se cobre e o fluxo de pensamentos irá diminuir.
Em terapia trabalhe essa exigência, a necessidade de aceitação e suas cobranças.
Você se encontra no ponto ideal de iniciar uma psicoterapia, para soltar seus pensamentos em forma de linguagem falada e através dessa dinâmica oral, escutar a si mesma pela escuta do profissional de psicologia, que juntos trabalharão para amenizar este desconforto e mal estar gerado pelo excesso de dúvidas, incertezas e inseguras que lhe inquietam tanto.
Pense com carinho sobre isso.
Olá, O que você está descrevendo pode ser relacionado a padrões de pensamento disfuncionais ou distorcidos, que podem interferir na sua capacidade de tomar decisões, compreender suas experiências e construir uma identidade sólida. Esses padrões de pensamento podem estar associados a várias condições psicológicas, como ansiedade, depressão entre outras.

Estes são pensamentos que surgem espontaneamente e tendem a ser pessimistas e críticos. Podem distorcer a realidade e influenciar negativamente o humor e a autoimagem.

Um psicólogo cognitivo comportamental pode ajudar você a reconhecer distorções cognitivas e desenvolver estratégias para substituí-las por pensamentos mais realistas e positivos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Entendo o quão desafiador e angustiante deve ser lidar com pensamentos confusos e difusos. O que você descreve pode, sim, estar relacionado a um fluxo desfuncional de pensamentos. Esse tipo de pensamento pode se manifestar de diversas formas, incluindo a desconexão com experiências vividas ou uma conexão distorcida com a realidade, entre outros.
É comum que, em estados emocionais de ansiedade ou depressão, entre outros, os pensamentos possam se tornar fragmentados, o que torna difícil chegar a conclusões claras. A sensação de não saber quem você é e a constante dúvida podem ser bastante debilitantes. Isso pode afetar profundamente sua autoestima, autoconfiança e a construção da sua identidade.
Esse tipo de pensamento que parece desorganizado pode ser trabalhado na terapia. Na psicoterapia, você teria um espaço seguro para explorar esses pensamentos, entender suas origens e desenvolver maneiras de organizá-los de forma mais coerente. Técnicas de terapia específica, como Pnl, hipnose, tcc, entre outras, são bastante eficazes para ajudar a identificar e reestruturar pensamentos.
Também é importante lembrar que a construção da identidade é um processo contínuo e que todos, em algum momento, enfrentamos dúvidas e incertezas sobre quem somos. No entanto, quando essas dúvidas se tornam paralisantes, buscar ajuda pode ser fundamental.
Havendo interesse em explorar questões mais profundas, entre em contato, a psicoterapia pode oferecer ferramentas valiosas para lhe ajudar a entender melhor seus pensamentos e a construir uma identidade mais sólida e confiante. Estou aqui para lhe auxiliar nesse processo de autoconhecimento e crescimento pessoal.
Me mande uma mensagem! Vamos agendar uma sessão para que eu possa ajudar você a encontrar mais clareza e equilíbrio em seus pensamentos e emoções. Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Boa noite!! Imagino como deve ser difícil para você lidar com estes pensamentos, mas fique tranquilo sobre isso, pois podemos através de terapia "concertar" este tipo de pensamento. Como faremos isso? Através de uma análise sobre os conteúdos presentes nesses pensamentos, os sentimentos que lhe trás. Através das sessões podemos melhor compreender a raiz desses pensamentos, e de forma conjunta ir em busca da sua essência, conhecendo seus limites e quem é você.
Espero ter respondido o seu questionamento, e caso ainda tenha algum fique a vontade para entrar em contato. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 110
Olá, boa noite! Posso imaginar o quanto esta sendo angustiante pra vc neste momento esses pensamentos. De fato o que você relata pode ter sim relação com o fluxo de pensamentos intrusivos. Esses pensamentos disfuncionais são ideias que na maioria das vezes surge de forma automática.

No dia a dia tendemos a alimentar pensamentos que podem diretamente relacionados a uma visão distorcida da realidade que, normalmente, tende a produzir sentimentos negativos distorcendo a realidade e influenciando negativamente nossas emoções, sentimentos e a autoimagem. As vezes sobre nós mesmos, as vezes sobre as pessoas que nos relacionamos.

Pensamentos disfuncionais funcionam como amplificadores das suas preocupações, sendo muito desagradáveis e podendo levar a um esgotamento. Quando se está sofrendo um distúrbio de ansiedade, a tendência é que os pensamentos distorçam a realidade, fazendo tudo parecer pior do que de fato é - e torna-se muito difícil controlar isto.

A psicoterapia é um excelente caminho para que você aprenda a substituir os pensamentos ansiosos por visões mais realistas, empregando técnicas e criando novos hábitos mentais, que poderão levar a uma vida mais suave, leve e prazerosa, na qual o tempo não escape das mãos o tempo todo. Conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
A terapia oferece um processo de autoanálise permitindo separar o que é seu e o que é do outro. Desta forma permite integrar as suas partes quando você se desfragmenta. Desentupir te deixa mais leve e forte, assim como se conhecer também. Escreva sobre as suas emoções, para se reconectar contigo e busque terapia
Olá! Lamento que esteja passando por uma experiência tão angustiante! Muitas pessoas podem se sentir confusas com seu fluxo de pensamentos e as emoções associadas a eles. De maneira geral, esse quadro pode ser intensificado quando estamos nos sentindo mais ansiosos, deprimidos, estressados, o que acaba dificultando a tomada de decisão e a clareza sobre objetivos, interesses e preferências. Uma recomendação é buscar um psicólogo para melhor compreender seu caso e, aos poucos, te ajudar a construir um novo entendimento sobre essa confusão atual. Espero que encontre o que busca e fico à disposição!
Olá. É possível que ocorra, sim.

É muito importante que você busque avaliação psicológica e/ou psiquiátrica.

Você poderá compreender melhor sobre o que está acontecendo com você,assim como como terá auxílio para manejar essas situações e encontrar possibilidades de recuperação.
Imagino o quanto deve ser angustiante para você todos esses pensamentos intrusos. Na psicoterapia encontraremos muitas respostas sobre essa disfunção cognitiva. Precisamos avaliar a recorrência, quando foi o início, qual é o impacto desses pensamentos em seus sentimentos e objetivos. Será uma jornada linda de descobertas e transformações, não duvide disso! Se precisar de mim, posso te ajudar.
Existem sim alguns fluxos de pensamento considerados disfuncionais, mas é importante frisar que não necessariamente signifique que tem algo de errado com você. Se é algo que está te incomodando e que você entende que te prejudica, vale buscar um profissional para entender melhor o que acontece, identificar quais são os padrões de pensamentos disfuncionais. Técnicas introspectivas como a meditação também podem ajudar.
Olá! Imagino o quanto deve estar sendo difícil para você, muitas vezes temos muitos pensamentos intrusivos que são difíceis de lidar e entender. Se possível, o ideal é procurar uma ajuda especializada para que juntos vocês consigam criar estratégias para lidar com isso.
Estou a disposição.
Boa tarde,
Respondendo a sua pergunta. Os pensamentos distorcidos estão relacionados a sua crença sobre você, os outros e o mundo ai seu redor. A dificuldade que sente está amplamente relacionada em como processa a informação. Procure um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental para melhor avaliá-lo e lhe propor um tratamento focado no problema atual
O que você descreve pode ser devaneios, fruto de imaginação. Pode ser que seu imaginário esteja mais evidente que outros aspectos do funcionamento psíquico. Mas para maior precisão todo teu contexto e histórico pessoal precisam ser examinados. Para tanto, importante procurar um profissional da área psi. Pode optar por iniciar uma analise psicanalítica que vai contribuir para organização dos pensamentos e uma avaliação mais detalhada.
Sim, existe o que pode ser descrito como um fluxo desfuncional de pensamentos, onde as conexões entre os pensamentos e as experiências vividas são difusas, distorcidas ou pouco claras. Essa experiência pode ser particularmente intensa em condições como ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, entre outros estados ou condições psicológicas.

O que você descreve sugere um padrão de pensamento que pode estar relacionado a várias possíveis condições psicológicas, como ansiedade generalizada, onde a preocupação constante e indecisão são prevalentes, ou até características de transtornos de personalidade, onde a autoimagem e a percepção de si mesmo podem ser instáveis e confusas.

Avaliando a Desconexão dos Pensamentos
Pensamentos Intrusivos e Ruminantes: Muitas vezes, pensamentos que são repetitivos, intrusivos e focados em preocupações ou medos podem parecer desconectados da realidade imediata, alimentando um ciclo de ansiedade e dúvida contínua.

Distorções Cognitivas: Estas são maneiras irrealistas de processar informações, incluindo pensamentos como catastrofização (imaginar o pior cenário possível), pensamento polarizado (tudo ou nada), e supergeneralização (tirar uma conclusão geral baseada em um evento isolado). Estes podem distorcer a maneira como você conecta pensamentos às experiências.

Impacto na Identidade e na Personalidade
Quando os pensamentos são difusos e as conexões com as experiências são instáveis, pode ser muito difícil formar uma imagem coerente de si mesmo, levando a questionamentos contínuos sobre quem você é e sobre suas próprias crenças e valores. Isso pode afetar profundamente a construção de sua identidade e a estabilidade emocional.

Estratégias de Intervenção
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais, ensinando técnicas para confrontar e reformular pensamentos irracionais ou prejudiciais.

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Foca em aceitar pensamentos e sentimentos sem julgamento excessivo, enquanto se compromete a ações que estejam alinhadas com seus valores pessoais e objetivos de vida.

Psicoterapia Psicanalítica: Pode explorar as raízes profundas dos seus padrões de pensamento e como eles se relacionam com suas experiências passadas, ajudando a entender e resolver conflitos internos que podem estar afetando sua capacidade de pensar de maneira clara e coesa.

Mindfulness e Meditação: Práticas de atenção plena podem ajudar a cultivar um estado de consciência maior sobre seus próprios pensamentos, aprendendo a observá-los sem se envolver excessivamente com eles, o que pode ajudar a reduzir a angústia e promover maior clareza mental.

Se os padrões de pensamento que você descreve estão impactando significativamente sua vida, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer uma avaliação mais detalhada e ajudar a desenvolver um plano de tratamento adequado às suas necessidades específicas.
Olá, penso ser importante sublinhar que para a psicanálise a realidade é fruto de uma construção conjunta e constante da relação dentro - fora (mundo interno - mundo externo). Isso significa que nossos pensamentos, nossa forma de pensar e sentir tem a ver com o lugar subjetivo que ocupamos nas nossas relações. Em última instância, estamos sempre respondendo a uma pergunta inconsciente "o que querem de mim"?; ou melhor "o que entendo que os outros querem de mim?". Por isso que a terapia é tão importante porque não apenas o conteúdo dos pensamentos é importante, mas também a dinâmica da sua repetição e a sua função inconsciente na relação com os outros.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!