Existe algum medicamento além do antidepressivo para a anedonia?

5 respostas
Existe algum medicamento além do antidepressivo para a anedonia?
Anedonia pode se apresentar como sintoma negativo da esquizofrenia.
Neste caso, os antipsicóticos de 2a. Geração (Risperidona, Quetiapina, Amissulprida, Olanzapina, Ziprasidona, aripiprazol, clozapina, etc) se constituem a primeira alternativa de tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além da medicação, sugiro aos meus pacientes atividade física, já que a sua prática faz com que o cérebro produza endorfina. A endorfina é uma substância que reduz as tensões e ansiedade, proporcionando bem estar
Se a causa da anedonia não for outra coisa além de depressão realmente não. O que geralmente acontece na falta de diagnóstico e tratamento adequados é a busca do sujeito por substâncias, lícitas ou não, ou situações que os deixe temporariamente satisfeito, mas que geralmente nunca resolvem essa sensação de desprezar pelas coisas que antes o deixava satisfeito como: álcool, cigarros, compras excessivas e etc.
Anedonia é um sintoma comum em estados depressivos , (mas não em todos )e em alguns outros transtornos psiquiátricos, o tratamento deve unir um caminho com antidepressivos, ( psiquiátrico), mas também com psicoterapia( psicólogos) . Os dois possibilitam que o indivíduo possa conhecer a origem de seus problemas e tratá-lo de modo eficaz ! Espero ter ajudado
Olá. De uma forma bem simples de explicar, a anedonia é a falta da alegria. A falta de sentir prazer nas coisas e relações. Como os colegas já informaram, está relacionada com depressão e esquizofrenia.
É sempre recomendado que você procure um momento de sua vida em que você não se sentia assim, para tentar descobrir o que ocasionou tal situação.
Não deixe de procurar ajuda profissional. Pois as dificuldades vem e vão, fazem parte da vida. Mas como reagimos à ela, é particular de cada um. E se conhecer melhor, poderá te ajudar a reagir de forma mais otimista à essas dificuldades ok?
Abraços.

Especialistas

Ana Carolina Olmos

Ana Carolina Olmos

Psiquiatra

São José do Rio Preto

Anaíde Magalhães

Anaíde Magalhães

Psicólogo, Psicanalista

Salvador

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Grasiely Sales

Grasiely Sales

Psicólogo

Formiga

Antônia Nobre

Antônia Nobre

Psicólogo

Ceilândia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Anedonia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.