Existe algum exame para detectar com antecedência se a pessoa vai ficar demente?

7 respostas
Existe algum exame para detectar com antecedência se a pessoa vai ficar demente?
Existem diversos tipos de demência. Precisamos entender essa preocupação. Se existem sintomas relacionados a perda gradual da cognição, por exemplo. Recomendo que se consulte com um profissional da área da psicologia, pois este possibilitará que compreenda de maneira mais ampla seu funcionamento psicológico e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.

Olá. Se sua preocupação é com a intenção de prevenção, é indicativo buscar saber como foi ou está sendo o desenvolvimento da pessoa (a priori, não há exame específico). Problemas que denotam dificuldades cognitivas se apresentam ao longo do desenvolvimento e é entendido como transtorno e poderá se apresentar de diferentes maneiras que dificultam sobretudo, a adaptação do indivíduo. Se a dificuldade adaptativa (me refiro a atenção e memória, senso crítico por exemplo) aparecer em idade adulta ou posterior, é muito possível que seja sintoma de algum problema de ordem neurológica. Importante neste caso a avaliação de um neurologista.
Espero ter ajudado.
Abraços
Atualmente não há como prever se uma pessoa apresentará um quadro demencial futuro. Mas é importante que ao longo da vida, a mesma se envolva em atividades que estimulem a cognição, como: leitura, aprender um instrumento musical ou um novo idioma, entre outras. Quanto mais estímulos o cérebro receber ao longo da vida, mais conexões cerebrais serão feitas, possibilitando que ao longo do tempo o indivíduo possa manter as funções cognitivas preservadas e compensar possíveis declínios.
Mas caso você tenha outras duvidas procure um neurologista ou um geriatra, eles poderão avaliar melhor cada caso.
Espero ter lhe ajudado, abraços!
Percebo que há uma vontade de se planejar quanto a um possível quadro de demência. Acredito que o profissional mais adequado para fazer tal avaliação seja um neuropsicólogo, que fará uma anamnese e aplicará uma bateria de testes para detectar tal possibilidade.
Demência, também chamado de transtorno neurocognitivo maior, esta correlacionado com déficit ou declínio significativo adquirido em um ou mais domínios cognitivos (atenção, função executiva, aprendizagem, memória, linguagem, capacidade visuoconstrutiva ou perceptomotora, dentre outras). Importante avaliar histórico familiar e genético, alterações hormonais, deficiência vitamínica, presença de transtornos/doenças psiquiátricas e outras patologias, além do estilo de vida (reduzida atividade mental, física e social, consumo de tabaco e álcool), sendo esses alguns dos fatores de risco. A avaliação neuropsicológica propicia ainda a identificação de possíveis alterações das habilidades cognitivas e se há algum progresso dessas alterações ao longo do tempo, contribuindo para uma avaliação mais detalhada.
São vários os tipos de demência. Alzheimer por exemplo é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.
A Doença de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, no entanto os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.
Caso sinta algum sintoma apresentando, procure fazer uma Avaliação Neuropsicológica para avaliar as funções cognitivas.
Atenciosamente
Neuropsicologa
Ainda não há como. Mas acredito que em breve teremos um exame para isso.