Existe algum exame para detectar com antecedência se a pessoa vai ficar demente?
7
respostas
Existe algum exame para detectar com antecedência se a pessoa vai ficar demente?
Existem diversos tipos de demência. Precisamos entender essa preocupação. Se existem sintomas relacionados a perda gradual da cognição, por exemplo. Recomendo que se consulte com um profissional da área da psicologia, pois este possibilitará que compreenda de maneira mais ampla seu funcionamento psicológico e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Se sua preocupação é com a intenção de prevenção, é indicativo buscar saber como foi ou está sendo o desenvolvimento da pessoa (a priori, não há exame específico). Problemas que denotam dificuldades cognitivas se apresentam ao longo do desenvolvimento e é entendido como transtorno e poderá se apresentar de diferentes maneiras que dificultam sobretudo, a adaptação do indivíduo. Se a dificuldade adaptativa (me refiro a atenção e memória, senso crítico por exemplo) aparecer em idade adulta ou posterior, é muito possível que seja sintoma de algum problema de ordem neurológica. Importante neste caso a avaliação de um neurologista.
Espero ter ajudado.
Abraços
Espero ter ajudado.
Abraços
Atualmente não há como prever se uma pessoa apresentará um quadro demencial futuro. Mas é importante que ao longo da vida, a mesma se envolva em atividades que estimulem a cognição, como: leitura, aprender um instrumento musical ou um novo idioma, entre outras. Quanto mais estímulos o cérebro receber ao longo da vida, mais conexões cerebrais serão feitas, possibilitando que ao longo do tempo o indivíduo possa manter as funções cognitivas preservadas e compensar possíveis declínios.
Mas caso você tenha outras duvidas procure um neurologista ou um geriatra, eles poderão avaliar melhor cada caso.
Espero ter lhe ajudado, abraços!
Mas caso você tenha outras duvidas procure um neurologista ou um geriatra, eles poderão avaliar melhor cada caso.
Espero ter lhe ajudado, abraços!
Percebo que há uma vontade de se planejar quanto a um possível quadro de demência. Acredito que o profissional mais adequado para fazer tal avaliação seja um neuropsicólogo, que fará uma anamnese e aplicará uma bateria de testes para detectar tal possibilidade.
Demência, também chamado de transtorno neurocognitivo maior, esta correlacionado com déficit ou declínio significativo adquirido em um ou mais domínios cognitivos (atenção, função executiva, aprendizagem, memória, linguagem, capacidade visuoconstrutiva ou perceptomotora, dentre outras). Importante avaliar histórico familiar e genético, alterações hormonais, deficiência vitamínica, presença de transtornos/doenças psiquiátricas e outras patologias, além do estilo de vida (reduzida atividade mental, física e social, consumo de tabaco e álcool), sendo esses alguns dos fatores de risco. A avaliação neuropsicológica propicia ainda a identificação de possíveis alterações das habilidades cognitivas e se há algum progresso dessas alterações ao longo do tempo, contribuindo para uma avaliação mais detalhada.
São vários os tipos de demência. Alzheimer por exemplo é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.
A Doença de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, no entanto os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.
Caso sinta algum sintoma apresentando, procure fazer uma Avaliação Neuropsicológica para avaliar as funções cognitivas.
Atenciosamente
Neuropsicologa
A Doença de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, no entanto os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.
Caso sinta algum sintoma apresentando, procure fazer uma Avaliação Neuropsicológica para avaliar as funções cognitivas.
Atenciosamente
Neuropsicologa
Ainda não há como. Mas acredito que em breve teremos um exame para isso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, meu pai tem 64 anos e tem confundido algumas coisas, por exemplo diz que comprou pão de queijo e quando vou ver é coxinha, vai mandar mensagem para uma pessoa e manda para outra. As mudanças na rotina dele foram mudar os remédios para pressão e toma 2 atualmente:Losartana+hidroclorotiazida. Pode…
- Bom dia! Sempre fui muito esquecida, tenho dificuldade de formular respostas e falar em público. Essa questão pode ser tratada como algum transtorno?
- Gostaria de saber qual especialista devo procurar que pode analisar profundamente cintilografias de crânio e pudesse clarificar sobre demência precoce. Quais são os pontos a serem analisados?
- Porque o paciente com Demência fica desorientado, tipo como se não tivesse no mundo??
- Gostaria de saber se um idoso com demência de alzheimer, pode apresentar febre numa possível infecção urinária???? Ou só mais confusão mental e alucinações sem dor ?
- Qual médico devemos tratar essa doença Demência, meu marido estava com psiquiatra agora está com clínica geriatra, será que devia passar no neurologista?
- Minha mãe tem DFT ,já não se alimenta direito ,já não anda tá como uma recém-nascido .qual o estágio que a doença está ?
- Meu pai tem depressão e não faz uso de medicação e terapia, pelo contrario, ele bebe para aliviar o emocional e nem mostra sintomas de embriaguez mais, porem vem apresentando raciocínio mais lento, alguns enganos e irritabilidade. Isso é sintoma de depressão, consequencia da bebida, normal do envelhecimento…
- Boa tarde, meu pai tem indícios de alzheimer, mas o que tá intrigando a gente é que quando chegam visitas ele age bem, não vou dizer normal... Mas bem melhor do que quando tá só comigo e minha mãe. Como se explica isso?
- Olá eu tive covid19 2 vezes eu tinha esquecimentos antes de ser infectada. Mas percebi que depois que peguei fiquei mil vezes mais esquecida, frases que eu não consigo concluir,perco objetos que na maioria das vezes estão na minha frente a sensação é de memória vazia. E a cada dia parece que está piorando.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.