Existe algum artigo que diga q a GT é superficial?

18 respostas
Existe algum artigo que diga q a GT é superficial?
A Terapia Gestalt é uma abordagem de psicoterapia que se concentra na experiência presente do indivíduo. Ela valoriza o “como” das situações, em vez do “o quê”, e busca entender o contexto atual da pessoa. A ideia de que a Terapia Gestalt é “superficial” pode surgir porque ela não se aprofunda nas experiências passadas, mas isso é intencional. A Terapia Gestalt visa promover a consciência do aqui e agora, ajudando os indivíduos a se tornarem mais conscientes de suas experiências e respostas aos eventos atuais. Como terapeuta, acredito que diferentes abordagens podem ser úteis e cada caso e pessoa pode se beneficiar de uma abordagem diferente. A Terapia Gestalt é apenas uma dessas muitas ferramentas que podemos usar para ajudar nossos pacientes. Se você estiver interessado, eu encorajo você a experimentar a Terapia Gestalt. Pode ser uma experiência enriquecedora e esclarecedora!

Existem algumas diferenças entre as diversas abordagens psicológicas, mas é importante salientar a eficácia delas, incluindo a Gestalt terapia. Algumas pessoas podem se adequar melhor a um tipo de abordagem e menos a outras. É importante experimentar na prática para verificar qual lhe atenderá melhor. Existem profissionais que embora se especializem em determinada abordagem, usam ferramentas de outras que consideram mais eficazes para a cada pessoa e para cada demanda específica. Caso esteja pensando em buscar apoio psicológico, não se preocupe tanto com a abordagem. Experimente na prática. Essa é a melhor maneira de saber se a abordagem adotada vai lhe atender. E pode falar abertamente com o profissional sobre suas impressões a respeito da abordagem e das técnicas usadas. Eu mesmo fico a sua disposição para isso. Espero ter te ajudado um pouco.
Eu não tenho conhecimento sobre nenhum artigo científico que aborde sobre aspectos de superficialidade da gestalt terapia. E, apesar de não ser a minha abordagem de trabalho, tudo o que já tive acesso à Gestalt durante a faculdade nunca me levou a pensar que ela apresentava aspectos de superficialidade, inclusive pelo contrário, embora eu não saiba exatamente o que você quer dizer quando diz superficial (seria um enfoque mais específico na queixa de tratamento, ou trabalhar menos questões do passado..?). Enfim, por mais que existam diferenças cruciais entre as abordagens psicológicas que podem fazer muita diferença sim ao atender casos mais graves, minha visão é que geralmente o tratamento depende muito mais do olhar, sensibilidade e da formação do profissional envolvido. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Como já dito pelos demais colegas, igualmente desconheço algum artigo que comprove - e aqui uma diferença importante! - que a Gestalt-terapia não seja eficiente, ou seja superficial. O que muitas vezes vem ocorrendo são publicações diversas opinando - e não necessariamente comprovando - que a Gestalt-terapia, por se embasar em um método de pesquisa que não se enquadra propriamente nos moldes da chamada "Psicologia baseada em evidências", não tenha eficácia. Isso porquê a Gestalt-terapia se fundamenta em bases filosóficas fenomenológico-existenciais e humanistas, o que vale dizer que parte das observações subjetivas de cada sujeito sobre si mesmo, o modo particular de percepção e comportamento de cada um, com suas características e fundamentações próprias, o que diverge do método cartesiano. Espero ter ajudado a esclarecer. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá. GT é uma abordagem em psicologia? Gestalt Terapia?
Se sim, eu diria que, apesar de não ser minha de trabalho, nenhuma abordagem é superficial em si mesma. Diria também que encontrar profissional com qualificação profissional consolidada e se você se dedicar ao seu processo tornarão o trabalho eficaz. Agora, se você fez terapia em alguma abordagem q considerou superficial pra você, ai vale conhecer outro ou outra profissional e linha de trabalho.
Olá, bom dia. Quando a GT surgiu nos Estados Unidos, Perls, um de seus fundadores, ficou famoso por fazer experimentos em diversas ocasiões e que até chegaram a ser televisionados. Por conta disso, a GT pode ter ficado conhecida como "superficial". Entretanto, a GT tem várias influências (zen budismo, psicanálise, teoria de campo, fenomenologia etc.) e ela trabalha o aqui e agora. Dessa forma, a GT não é uma abordagem superficial. Espero ter ajuda. Estou à disposição para sanar quaisquer dúvidas, @psimariajube.
Oie, espero que esteja bem. Acredito que estamos falando de Gestalt Terapia, isso mesmo? Eu não conheço um artigo específico que afirme que a Gestalt Terapia é superficial, fiz uma pesquisa e também não achei. A Gestalt Terapia é uma abordagem profunda e holística, baseada na compreensão da experiência presente, promovendo a integração entre pensamentos, emoções e comportamentos. Suas bases incluem a ênfase na consciência, no contato direto com a realidade e na promoção da autorresponsabilidade. Além disso, a profundidade terapêutica está intrinsicamente ligada à abordagem gestáltica, que busca a compreensão global e a transformação significativa do indivíduo. Particularmente eu gosto bastante dessa aboragem, embora trabalhe na Aborgadem Centrada na Pessoa. Espero ter contruibuido. Estou à disposição: @ednasoarespsi.
Olá, boa tarde. Eu não conheço um artigo que fale isso sobre a Gestalt Terapia. Muito pelo contrário, conheço muito artigos falando sobre a profundidade da abordagem. A Gestalt ressalta a consciência do aqui e agora, trabalhando o passado e o futuro quando esses estão influenciando o presente. É focada na experiência concreta do sujeito, englobando a sua totalidade: mente, corpo, sensações, emoções, sentimentos, pensamentos, fantasias, sonhos e tudo que estiver presente naquele momento, tudo que constituir o campo de experiência do sujeito único, com seus valores e significados. ​Além disso, entende-se o ser como um todo, integrando as partes conhecidas e desconhecidas, mesmo que essas estejam ocultas ou sendo negadas. Dessa forma, a terapia é capaz de torná-lo mais consciente a respeito de si mesmo, aceitando o todo que forma sua essência. ​Sendo assim, no trabalho psicoterapêutico, busca-se uma ampliação da consciência do indivíduo sobre seu próprio funcionamento. Procura se uma “awareness” (consciência) sobre como o cliente funciona, como se interrompe no seu processo de contato consigo mesmo e com o ambiente. Também procura encontrar seu próprio equilíbrio e plenitude, já que só assim é possível tomar decisões e escolhas que atendam suas reais necessidades. ​Assim, a Gestalt-Terapia desenvolve no cliente o auto-apoio, auto-aceitação, auto-valorização e auto-confiança, ensinando-o a confiar em seus próprios recursos e utilizá-los de maneira correta. Fazendo com que, por conseguinte, o cliente estabeleça uma relação mais saudável e construtiva com ele mesmo e com as pessoas que o cercam.
Olá, já li vários artigos que fazem citação a gestalt-terapia. A maioria vai trazer aspectos positivos ou compara-o com outras abordagens mostrando a diferença entre elas. Infelizmente dentro da psicologia existem muitos psicólogos que antigamente ficavam caracterizando negativamente outras abordagens que não, a que ele se utilizava, essa prática só prejudicava a profissão e separava os profissionais da mesma. Ainda hoje se vê um pouco disso. A afirmação que uma abordagem é superficial, muitas vezes vem desses profissionais que não a usam e tentam denegrir outras abordagens para dizer que a sua é melhor. No caso da gestalt-terapia, geralmente esse argumento é vinculado ao fato da não diretividade. Porém, aqueles que conheço que criticam a não diretividade, não compreende essa característica e não sabem utilizá-la, desvalorizando-a. Aqui não se diz respeito a efetividade das abordagens, mas sobre a condução do terapeuta. Pense em 2 pessoas querendo chegar do ponto "A" ao ponto "B", existem vários transportes que possibilitam tal ação, cada um com suas características e várias formas ou caminhos a se percorrer, paradas a se fazer antes de chegar lá. Essas diferenças são as abordagens. Ambas as abordagens chegaram ao que se quer, algumas usam até o mesmo "veículo", porque existem algumas semelhanças entre elas, ou fazem paradas em locais semelhantes. Dentro disso a diretividade só diz respeito se o profissional vai criar um caminho para seu cliente ou se ele permite que o cliente o mostre seu caminho o que é extremamente eficiente também. Esse tema é bem complexo caso quem esteja lendo queria saber mais ou tenha alguma dúvida, entre em contato comigo, podemos conversar sobre essas e outras coisas.
Oii, tudo bem? Seria sobre a Gestalt terapia? Não encontrei nenhum material que diga sobre ser ou não superficial, em estudos da psicologia cada abordagem explica de uma forma/um vocabulário fenômenos humanos, e cada uma delas tem suas técnicas e métodos pra se tornar funcional durante o atendimento. Eu indicaria você a buscar terapeutas e verificar o quanto você se identifica com a forma de trabalho do psi, a abordagem vai dizer mais sobre como o profissional vai administrar e estudar as demandas que vocês abordam em sessão.
Bom dia! Imagino que estejas perguntando sobre Gestalt Terapia, certo? Desconheço qualquer artigo que confirme o seu questionamento. Penso, todavia, que se o seu interesse é em psicoterapia, pode ser oportuno experenciar um processo com um Gestalt Terapeuta. Com isso, terás mais subsídios para responder essa pergunta. Para mais, uma pesquisa ampla e aprofundada sobre este método também poderá ajudar.
Olá!
A GT é uma terapia voltada para consciente e realidade presente. Ela não performa muito nas questões insconciente, mais nem por isso podemos afirmar a sua ineficiencia. Como psicanalista acredito que muitas vezes o paciente sente angustias do nada, devido acumulo de questões insconciente, nem precisa de gatilhos. Todas as correntes são boas desde que voce entre no processo de autonálise
Olá. Assim como os/as colegas, o que conheço e li em muitos artigos sobre a Gestalt-terapia, é exatamente ao contrário, no sentido de valorizar a importância e os excelentes resultados terapêuticos, assim como em todas as outras abordagens da psicologia/psicoterapia. Todas eficientes e com bons resultados. a Gestalt-terapia concentra-se na experiência presente do indivíduo, realçando o momento presente, a aquisição de consciência dos comportamentos automáticos que geram prejuízos e desconfortos e as crenças rígidas que ocasionam sofrimento, por ausência de flexibilidade no modo de se lidar e reagir à realidade, aos discursos e comportamentos alheios e aos próprios do indivíduo. Como a Terapia-Gestalt não se concentra, principalmente, no passado do indivíduo, mas, leva em consideração o histórico do cliente, como de fundamental importância para o "como", o modo como o indivíduo pensa, sente e age, no momento atual. A Terapia da Gestalt, trabalha com ferramentas terapêuticas para, através da obtenção/aquisição de consciência do "como faço...") e o que posso escrever como uma nova história, na minha vida, a cada novo dia, a nível de pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos, e, mudar o que é importante mudar, a partir de agora, do momento presente, enfraquecendo os "arquivos" do passado que contribuem para o "como" se está no presente, e, criando e fortalecendo novos arquivos que vão eliminando ou reduzindo os sofrimentos, transtornos e insatisfações, ou estas ferramentas terapêuticas vão ensinar o cliente a fim de que aprenda a lidar com as dificuldades que, eventualmente, não se consegue mudar. O psicoterapeuta, como eu, por exemplo, pode e deve, se for a sua escolha, utilizar-se de outras estratégias terapêuticas, de outras abordagens, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, por exemplo, dependendo do caso terapêutico e da conveniência de tal ou tal instrumento terapêutico, no caso de cada indivíduo e respectiva queixa.
Olá. Pelo contrário! É uma abordagem tão profunda e completa que foi a primeira a usar técnicas imaginativas, o corpo e suas sensações e a trabalhar com foco nas emoções, tanto que foi a primeira a ser modelada pelos criadores da PNL. Há um equívoco por parte de muitos psicólogos e até mesmo de muitos gestaltistas ao dizerem que a GT trabalha apenas o presente. Isso é um erro de interpretação! Perls não quis dizer isso, ele apenas quis dizer que trabalhamos o passado NO TEMPO verbal do presente, vivenciando ele como se a situação estivesse ocorrendo agora! Eu, como Mestre em GT, e com Formações na área, posso te garantir isso! Para mim, é a abordagem mais completa da psicologia! E, hoje, muitas descobertas da neurociência a GT já falava e já trabalhava há muito tempo!
A Gestalt-terapia, também conhecida como GT, tem sido objeto de diversas discussões acadêmicas e críticas ao longo dos anos. Algumas críticas que surgem em artigos e literatura especializada, ocasionalmente, apontam para uma suposta superficialidade na abordagem, especialmente quando comparada com terapias de longo prazo ou psicanálise. Essa percepção pode ser devido ao foco da Gestalt-terapia no aqui e agora, e em como as emoções e percepções são processadas no presente, sem necessariamente se aprofundar em análises extensivas do passado.

No entanto, é importante destacar que o que pode ser visto como superficialidade por alguns é considerado por outros como uma forma eficaz de promover a conscientização imediata e mudanças rápidas no comportamento e na percepção. A Gestalt-terapia enfatiza a experiência direta e o desenvolvimento da autoconsciência, o que pode ser muito poderoso e profundamente transformador para muitas pessoas.

Se estiver interessado em aprofundar-se na crítica acadêmica sobre a Gestalt-terapia, poderia ser útil buscar artigos em bases de dados como JSTOR, PsycINFO ou Google Scholar. Estes oferecem uma gama de publicações que discutem tanto as forças quanto as limitações dessa abordagem terapêutica.
A ideia de que a Gestalt-terapia não leva em consideração as experiências passadas é totalmente equivocado. A Gestalt-terapia tem como foco o presente, porém se as experiências passadas aparecem no presente elas são trabalhadas em terapia, pois significa que a pessoa ainda tem questões mal resolvidas. A Gestalt-terapia é uma aborgem profunda, pois ela se preocupa não somente com os fatos, mas com "o que" esses fatos significam para a pessoa no momento presente e em "como" a pessoa percebe, experimenta e sente esses fatos de maneira singular e única. Para a gestalt-terapia não existe causa e efeito, existe o "todo" singular de cada pessoa.Partes que se integram e formam a existência singular e única de todos nós. Isso é profundo.
Realmente, eu não conheço nenhum artigo que fala que a Abordagem Gestalt-terapia é superficial. Em verdade as terapias com base fenomenológica, humanista e existencial tem um grande laço com a filosofia, então jamais seriam superficiais. Eu não acredito em superficialidade de nenhuma abordagem. Cada uma tem seu modo de trabalhar e entender o ser humano. São muitos os fatores que levam ao aprofundamento das psicoterapias, independente de sua abordagem. Um deles é relacionado ao psicólogo. Seu preparo técnico e pessoal precisa estar em dia. Um outro é a presença e intencionalidade da pessoa atendida. Ainda que ela estivesse num surto, se ela aceitar o mínimo de contato, se ela não rejeitar o profissional, mesmo que ela não tenha condições de falar, temos aí uma fresta aberta para o caminho de uma saúde existencial. Eu sou Gestalt-terapeuta há quase 30 anos e afirmo que o vínculo que se estabelece na relação terapêutica tem muito mais peso do que a abordagem.
Quando a Gestalt Terapia fala de superfície, ela fala de superfície de contato com o mundo, as trocas, as relações. É diferente de ser "raso". É uma psicoterapia profunda, que com às suas fortes bases teóricas na fenomenologia e existencialismo, aborda questões existenciais e busca co-criar sentido compartilhando com o cliente a responsabilidade pela possibilidade de aprofundamento da psicoterapia, compreendendo e respeitando a sabedoria do organismo para que o contato com as questões difíceis seja em nível saudável. O que isso poderia ser? Por exemplo, um mergulho profundo seguido de sessões mais leves, pois estar o tempo todo mergulhado torna difícil respirar. O cliente integra suas emoções, sensações e compreensões de seu corpo e de si, pois a Gestalt vê o ser humano de forma integral. Além disso, vê o ser humano contextualizado em sua história e relações. Gosto de dizer que passeamos pelo tempo, buscamos respostas ao seu funcionamento enrigecido que, em algum momento do passado, pode ter sido um recurso de sobrevivência bem sucedido, mas que agora não serve mais para as novas situações da vida que o sujeito enfrenta. Entendendo o passado, podemos olhar para o hoje, para o "como" esse sujeito se relaciona com o meio e com as pessoas e, então, perguntamos o "para que", como essa forma enrigecida e adoecida se mantém. É um trabalho complexo e profundo, em que a terapeuta gestáltica cria um terreno seguro relacional para que o cliente possa criar uma nova forma de ser e estar. É uma relação reparadora.