exibicionismo tem cura?

4 respostas
exibicionismo tem cura?
Concordo com a colega Naira Caroline Teixeira e acrescento que nas perversões sexuais, a grande dificuldade para o tratamento é o fato de que o sujeito as vive como prazerosas. Muitas vezes o limite é imposto por lei, ou por outrem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cura pressupõe doença como a colega acima disse, e a doença por sua vez pressupõe sofrimento. Se essa condição causa angústia e sofrimento para o sujeito então pode ser tratada através de psicoterapia, caso seja intensa a compulsão pode ser introduzido algum medicamento para ajudar a baixar os níveis de ansiedade, através da consulta com um psiquiatra. Caso não haja sofrimento e nem esteja interferindo de forma negativa na vida do sujeito não há necessidade para alarme.
O exibicionismo se torna uma patologia quando imposto à outras pessoas sem o consentimento destas e a pessoas que não são responsáveis por si mesmo as crianças, por exemplo. A excitação sexual desses exibicionistas vem da reação ou choque causado pela exposição aos outros.
O exibicionismo patológico não tem razões totalmente conscientes e pode ser influenciado por outras fantasias conjuntamente. Nesse sentido, o exibicionismo é uma PERVERSÃO SEXUAL e, portanto, uma doença passível de diagnóstico (pelo CID-10) e tratamento.
A origem deve ser investigada no histórico pessoal, emocional e sexual de cada um e o tratamento é prioritariamente psicoterápico, mas em alguns casos, o uso de medicamentos psiquiátricos podem ajudar.
Vale dizer que cada abordagem tem um modo de ver os transtornos e doenças, entre os psicoterapeutas essas opiniões podem estar divididas, assim como, com outros profissionais. O certo ou errado varia do ponto de vista de cada um.
Essa é somente a minha opinião.
Segundo Freud uma vez desenvolvida uma estrutura psiquica, jamais se sairá dela. O exibicionismo faz parte de um grupo de condutas de uma estrutura pervertida. Há possibilidade de uma psicoterapia psicanalitica, os resultados são auspiciosos.

Especialistas

Carla Guimarães

Carla Guimarães

Terapeuta complementar

São Paulo

Oswaldo Rodrigues Jr

Oswaldo Rodrigues Jr

Psicólogo

São Paulo

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Julia Santa Clara Rezende

Julia Santa Clara Rezende

Psicólogo

Osasco

Claudia de Borba

Claudia de Borba

Psicólogo

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Exibicionismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.