Excesso de preocupação (estresse) pode ser doença?

8 respostas
Excesso de preocupação (estresse) pode ser doença?
O stress sim é um transtorno desenvolvido por um acúmulo de situações desgastante para o indivíduo.
Pessoas que passam por situações de intensa tensão e que não conseguiram desenvolver resiliência para transformar essas situações, estão bem propensas a desenvolverem um quadro de stress, onde várias comorbidades podem surgir. Entres elas estão a depressão, transtornos de ansiedade, pânico, entre outros.
Para alívio das tensões dos conflitos é fundamental que a pessoa encontre tempo de fazer atividades físicas, uma boa alimentação, pausas para descanso.e relaxamento.
É quando o quadro estiver impossibilitando a vida do indivíduo faz-se se necessário uma avaliação psicológica e psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de mais nada é necessário que esse estresse ou preocupação sejam analisados por um psicólogo quanto ao grau e intensidade, causas e repercussões dos sintomas na sua vida. Apenas um profissional como o Psicólogo poderá de fato te ajudar através da psicoterapia. Se você já percebe os sintomas, significa que seu psique está pedindo ajuda, então, o quanto antes for avaliado melhor!

Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Érika Chagas
Psicóloga
Sim! Tudo que é excesso é prejudicial a saúde e causa muito prejuízo ao organismo. Melhor procurar um psicólogo para saber algumas causas e tentar resolvê-los da melhor maneira. Um abraço e boa sorte!
Excesso de preocupação não resolve, mas a o indivíduo pode acabar sintomatizando. Então, é melhor o individuo não centralizar a preocupação, fazer outras atividades que lhe trazem bem-estar e/ou sinta prazer.
O estresse é sinal de que algo não esta bem em sua vida. Repensar sua profissão talvez, muitas vezes é frustração pelas escolhas, sempre há tempo para mudanças. E concluindo, como dizia Millôr Fernandes "Não há problema tão grande que não caiba no dia seguinte."
Como é a sua rotina? Você se sente estressado com frequência? Se engana quem pensa que estresse é frescura, ele é um problema que deve ser levado a sério! O ritmo que levamos a vida tem sido muito acelerado, exigindo muito de nós, tanto fisicamente, como emocionalmente. O estresse pode se originar, por exemplo, no trabalho, nas relações pessoais e nas dificuldades financeiras. Quando se tem o acúmulo de situações estressantes sem saber administrá-las são gerados sintomas, que incluem efeitos físicos e emocionais, que podem comprometer a qualidade de vida. Sendo eles: Ansiedade, crises de pânico, perturbações do sono, impaciência, negatividade, entre outros. Assim como, nosso corpo também sinaliza quando estamos no limite de nossa exaustão, podendo gerar gastrite, dores musculares, irritações na pele, etc. Ninguém é de pedra, precisamos aprender a lidar com nossas emoções se queremos viver uma vida mais saudável e tranquila. Um psicoterapeuta pode te ajudar nisso.
É quase impossível viver uma vida livre de preocupações, mas a nossa atitude para com elas é que vai fazer a diferença. A psicoterapia pode ajudar a avaliar as causas de tanto estresse e como lidar melhor nesses casos.
O estresse com seus sintomas físicos e emocionais pode levar também a outras doenças.
Excessos em geral podem não ser saudáveis, o que não significa que seja uma doença.
Olá , Boa noite . Excesso de preocupação pode ser sinal que algo não esta seguindo seu curso normal, pode sim afetar sua saúde mental . O surgimento de alguns transtornos mentais estão ligados ao stress excessivo. Lhe recomendo procurar ajuda de um Psicólogo. Tal profissional pode lhe ajudar a identificar suas prioridades e a manejar suas necessidades de forma que consiga viver de forma saudável.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Estresse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.