Exame otoneurologico pode trazer complicações ? É um exame perigoso? Dá pra substitui lo?

2 respostas
Exame otoneurologico pode trazer complicações ? É um exame perigoso? Dá pra substitui lo?
Prezado(a) internauta: O "exame otoneurológico" é um conjunto de exames que podem trazer um desconforto predominantemente se ele for indicado nas crises de tontura. Como já há uma possível disfunção do labirinto, ele pode estimular mais ainda essa estrutura e cursar com vertigens, sudorese, náusea e até vômitos. Os riscos em si dos exames são muito baixos e contornáveis com medicações ou mesmo repouso, mas há uma variabilidade individual grande em cada paciente. Inicialmente se registra os movimentos dos olhos num sistema e a partir daí várias provas são realizadas (rotação, seguimentos de pontos luminosos, estimulações do ouvido com água ou ar, movimentos de cabeças/corpo). Ele pode trazer informações importantes sobre a funcionalidade de seu labirinto e dos movimentos dos olhos, que tem uma conexão com o labirinto. Discuta com seu otorrino o melhor momento para fazê-lo. Discuta ainda os riscos no seu caso. Você precisa estar segura/orientada para a realização. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O exame otoneurológico não é considerado um exame "perigoso". Embora possa ser um exame desconfortável, não traz grandes riscos se realizado por um profissional capacitado. É um exame que traz muitas informações e por isso mesmo, não existem outros exames capazes de substituí-lo à altura.

Especialistas

Gustavo Zangirolami

Gustavo Zangirolami

Otorrino

Campo Grande

Bruna Souza Magalhaes

Bruna Souza Magalhaes

Otorrino

Itapevi

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Otorrinolaringopatias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.