EXAME MACROSCÓPICO: Fragmento irregular de tecido mole e róseo com 0,3 cm. (Incluído todo o mate

2 respostas
EXAME MACROSCÓPICO:
Fragmento irregular de tecido mole e róseo com 0,3 cm.
(Incluído todo o material)
EXAME MICROSCÓPICO:
Os preparados corados pela hematoxilina - eosina mostram
mucosa retal com processo hiperplásico caracterizado por
proliferação do epitélio foveolar que determina saliência na
superfície, que assume aspecto poliposo. As glândulas apresentam
-se discretamente irregulares e estão entremeadas por discreto
infiltrado de linfócitos e plasmócitos.
Fico triste com uma pergunta assim. O senhor(a) apenas copiou um laudo de Exame Anatomopatológico.

NADA irei falar sobre a avaliação do seu exame.
Prefiro falar sobre o que é avaliar um paciente, assunto muito mais difícil.
é impossível analisar apenas dados de um único exame, desacompanhados de dados clínicos. Um paciente é um TODO.
Um paciente é sua clínica (sintomas), associado a seu exame físico, á sua dieta, a seu estilo de vida e á sua situação emocional. Também está ligado a seu passado médico(internações, cirurgias, uso de medicamentos), e a seu Historico Familiar.

Nao é apenas o resultado de um único exame.

Se um médico(a) analisa o paciente APENAS por um único dado, estará fadado a erros.

Venho da brilhante época em que se ensinava na Escola de Medicina:
1) O PACIENTE é UM TODO .
Não é apenas um exame

2) A CLÍNICA é SOBERANA
em outras palavras, quando os sinais e sintomas prevalecem sobre os exames

3) A CONFIANÇA NO MÉDICO É FUNDAMENTAL
Sem confiança não chegamos muito longe

Depois vieram as (infelizes) Escolas de Medicina sem Hospital e que "produzem". médicos em grupo, ás vezes sem a devida qualidade, o "Doutor Google" e as situações que fazem uma Consulta Médica ser chamada com desprezo de "consultinha"

Não. Não é, nunca será e nem pode ser "consultinha"

Uma Consulta Médica exige uma História Clínica, acompanhada NO MÍNIMO, de saber as seguintes situaçoes:
- quais as doenças concomitantes
- que medicamentos o paciente usa
- se há internaçoes ou cirurgias prévias
- se há alergias
- uso de álcool, fumo ou drogas ilícitas
- uma breve avaliação nutricional
- qual a situação emocional de nosso paciente
- qual o estilo de vida de nosso paciente
- quais os Antecedentes Familiares, em Gastroenterologia verificamos especialmente o câncer de estômago e de intestino, entre outras doenças
Após isso, fazemos o exame físico e faremos nosso Raciocínio Clínico.
Com o Raciocínio Clínico é que vamos solicitar(ou fazer) Exames que confirmem o que o nosso paciente tem

Isso é fácil?
CLARO QUE NÃO!
Exige tempo. Exige interesse. Exige atenção. E exige CONHECIMENTO MÉDICO

Isso é uma arte que começamos a aprender desde o 3o ano de Escola Médica, e que vai se desenvolvendo em muitos anos.
Nosso Raciocínio Clínico pertence a uma disciplina chamada Semiologia Médica. Essa Disciplina é uma arte e uma ciência, que evolui sempre.
Leva anos para aprender as bases, e depois desenvolver.

Em outras palavras, só mesmo um detrator da Medicina iria chamar algo tão complexo(quando feito de modo correto) de "consultinha".

Minha experiência:
Não faço "consultinhas" e não dou consultas "no corredor".
Também não preencho relatórios ou dou receitas de outras áreas

Como sou bastante detalhista na minha Especialidade, não é incomum que o paciente peça que eu avalie seu joelho, sua dor de cabeça ou seu olho. Sou cortês se me pedem isso. Mas não faço isso, pois há Especialistas que cuidam e estudam essas áreas.

O Raciocínio Clínico é algo que começamos a estudar lá longe, no 3o ano de Medicina. E que nos acompanha na carreira toda. Mesmo após 34 anos de prática, ainda sou fascinado pelo assunto(que é chamado Semiologia Médica).

Mesmo após 34 anos de formado, ainda estudo( e acho que minha obrigação é estudar)

UMA PALAVRINHA AOS MUITOS QUE ME PROCURAM

1) devido a uma agenda pessoal sempre intensa, com Atividades Humanitárias no Sertão e (modestas) atividades Filantrópicas no Interior de S. Paulo e PR com inúmeras viagens, não tenho, neste momento, condições de ver novos pacientes, nem mesmo por Consultas Online ( método seguro e eficiente). Peço aos que me procuram a paciência de aguardar.
Espero ter a agenda normal em breve.

MAS

--- se o assunto for urgente ou causar qualquer risco a sua saúde, recomendo procurar outro médico(a). Prefiro que tenham sua Saúde preservada do que eu ter a satisfação de ter uma Clínica lotada.

Entendo que é exatamente por colocar a Saúde de meus pacientes antes de outras consideraçoes é que estou próximo de chegar aos 35 anos de clínica.

2) é possível ler minha Coluna sobre Doenças Digestivas no Face do Jornal Sudoeste do Estado. Quem sabe sua dúvida esteja lá.
E poderá obter informaçoes CONFIÁVEIS sobre doenças, exames e tratamentos sem recorrer ao Dr. Google. Este nem sempre apresenta opiniões dadas por médicos ou profissionais de qualidade. Mas na minha Coluna poderá achar muitas informações baseadas na minha experiência de quase 35 anos tratando dessas doenças, associadas aos últimos avanços da Medicina.
É possível receber esses artigos pelo Whats.
Por favor veja abaixo

3) MUITO IMPORTANTE

NESTA SEMANA E NA PRÓXIMA NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO TELEFÔNICO NA CLÍNICA

Por favor, não ligue. Não quero que meus (queridos) pacientes fiquem frustrados.

Mesmo com meus avisos, o número de ligações (registrados no identificador) é muito alto

Será uma honra para mim se o senhor(a) nos acrescer no Whats
Lá poderá saber mais detalhes, e mesmo receber Artigos sobre Educação Médica para leigos

O número é o mesmo da Clínica.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.