eu vou viajar pra europa e a diferença de horário é 5 horas, tomo sertralina de 100 mg pela manhã ma

2 respostas
eu vou viajar pra europa e a diferença de horário é 5 horas, tomo sertralina de 100 mg pela manhã mais ou menos 11 horas, quando eu viajar tenho q tomar as 4 da tarde? ou antecipo pra tomar de manhã no horário de lá? eu to com muita duvida nisso
O efeito terapêutico da sertralina independe do horário em que você a toma. Horários específicos para tomá-la só fazem sentido quando a pessoa se sente mais estimulada ou sonolenta, ao tomá-la. Nesses casos, deve tomar do modo que lhe for mais confortável: de manhã, se se sentir estimulada e, à noite, se se sentir sonolenta. Assim, para seus efeitos antidepressivos e ansiolíticos, não há necessidade de você adaptar-se a um novo horário.

Nessas situações de viagem com mudança de fuso horário, a adaptação ao horário local é importante para evitar desregulações no seu tratamento. Como você toma a sertralina todos os dias pela manhã, o ideal é tentar ajustar o horário ao novo fuso, sem fazer mudanças bruscas.

Sugestão para sua viagem:

1. **Primeiro dia de viagem**: Se a diferença de fuso horário é de 5 horas, no dia da chegada, tente ajustar gradualmente o horário da medicação. Se você toma normalmente às 11h no Brasil, você pode tomar a sertralina às 16h no novo horário, para evitar um intervalo muito grande entre as doses.

2. **Ajuste nos dias seguintes**: A partir do segundo dia, passe a tomar no horário local da manhã (por exemplo, às 11h no horário do país onde você está). Assim, você retorna a um padrão regular de ingestão pela manhã, sem alterar muito a sua rotina de tratamento.

**Importante**: Não é recomendado tomar duas doses muito próximas uma da outra ou deixar um intervalo muito longo. Se sentir qualquer efeito colateral ou dúvida, é sempre uma boa ideia consultar seu médico para orientações personalizadas.