eu troco o l pelo r e vice versa; gostaria de saber como se chama este tipo de situação e que tratamento

15 respostas
eu troco o l pelo r e vice versa; gostaria de saber como se chama este tipo de situação e que tratamento eu posso fazer?
Esse troca na fala que você se refere é um distúrbio chamado de Dislalia, muito comum em crianças mas que também pode se apresentar em adultos. A Dislalia tem cura e o profissional que trata desta alteraçãos na fala, entre outras, é o Fonoaudiólogo. Te aconselho a procurar um para avaliação e assim descobrir o que esta causando essa alteração e a conduta terapêutica indicada para o seu caso.

É importante uma avaliação odontológica para observar a funcionalidade do freio lingual, antes de iniciar a fonoterapia, uma vez que sua inserção seja curta e anteriorizada fica complicado trabalhar a mobilidade ideal para elevação da ponta de língua na papila palatina posterior vibração lingual.
A troca do l pelo r na fala pode ser devido a dislalia, como as colegas a cima colocaram, porém em alguns casos pode não se tratar desse distúrbio fonoarticulatório e sim de uma variação linguística devido a questões culturais da região na qual a pessoa cresceu, nesses casos alguns linguistas consideram isso quase como um sotaque.
Troca de fonemas como o /l/ e o /r/ é um tipo de distúrbio articulatório que quando não tratado na infância, continua a incomodar na idade adulta. Na maioria das vezes tem fácil resolução com tratamento fonoaudiológico adequado . A movimentação da ponta da língua na produção do /l/ e do /r/ é parecida, e com a execução de exercícios específicos e treinamento auditivo e articulatório você vai conseguir melhorar. Procure um fonoaudiólogo mais perto de você.
Como dito pelas colegas, aparentemente se caracteriza por um distúrbio chamado de Dislalia, e é interessante procurar um profissional da fonoaudiologia.
Entretanto caso não seja percebido causas fisiológicas pode ser que hajam causas de fundo emocional, como ansiedade, nervosismo, e quanto a isso a psicoterapia é indicada.
A hipnose clínica também pode ser uma ferramenta a ser utilizada.
De qualquer forma um bom fonoaudiólogo saberá lhe orientar caso seja necessário. Sucesso.
Esta troca pode ser na fala apenas mas também pode ocorrer na escrita, deve procurar um profissional em fonoaudiologia e assim resolver a questão.
Olá, como vai?
Essa troca de som /l/ por /r/ (e vice versa, como foi relatado), acontece por alguns motivos, podendo ser algo de compreensão e entrada da informação e/ou pelo mecanismo de programação e execução durante a fala, você pode encontrar essa manifestação nos diagnósticos fonoaudiológicos como Dislalia. Além da questão de programação durante a fala, é necessário saber se a questão esta ligada a área de motricidade orofacial. A troca fonológica acontece até aproximadamente os 5 anos de idade (dependendo do fonema alvo), por isso, após a fase de cada fonema, podemos dizer que o paciente apresenta um processo fonológico.
É importante realizar uma avaliação com o fonoaudiólogo para saber qual a origem desta troca e ser trabalhada o quanto antes.
Realmente estas trocas fonéticas podem ocorrer por vários motivos e seria interessante que você procurasse profissionais ligados a área como por exemplo: pedagogo, fonoaudiologo ou neuropsicopedagogo. Estou a disposição se quiser marcar uma consulta comigo. Trabalho nesta área há mais de 20 anos e tenho certeza que posso lhe ajudar!
Busque avaliação com um neuropsicólogo ou uma fonoaudióloga. Após a avaliação pode ter a indicação do melhor tratamento. Bjs
A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de ler. As crianças diagnosticadas com dislexia apresentam dificuldades para interpretar os sons das palavras, o que impacta diretamente na sua capacidade de interpretar e compreender textos.

A hipnose clinica é uma técnica de intervenção psicológica que utiliza a hipnose como ferramenta para induzir um estado de tranqüilidade e relaxamento. Esse estado é considerado ideal para aumentar a concentração, a memória e a clareza de pensamento.

Além disso, a hipnose clinica é capaz de estimular a criatividade e a imaginação. Ela pode ainda reduzir o nível de ansiedade e estresse, melhorando o humor e a qualidade de vida.

No tratamento da dislexia, a hipnose clinica pode ser utilizada para ajudar na concentração, a memorizar melhor as informações e a compreenderem melhor os textos. Além disso, a hipnose clinica pode ajudar o paciente a se sentirem mais relaxadas e menos ansiosas, o que pode melhorar o seu desempenho acadêmico. Também existem técnicas dentro da hipnose que facilitam para o paciente a distinção das letras e assim ampliando a capacidade de aprendizado, interpretação, leitura e escrita.

Portanto, sim, a hipnose clinica pode ajudar no tratamento da dislexia. Mas é importante destacar que esse tratamento deve ser sempre realizado por um profissional com boa formação. Marque uma consulta para fazer uma avaliação.
Fonoaudiólogo e Psicopedagogo.
A dislalia pode ter causas diversas, o ideal é você procurar um profissional fonoaudiólogo para diagnóstico e ou descartar algumas possibilidades. Caso já tenha procurado e seja de fundo emocional/psicossomático, não está obtendo bons resultados, uma boa alternativa complementar é a hipnoterapia. Irá ajudar você a encontrar a causa e a possibilidade de reverter esse quadro em poucas sessões. Os atendimentos podem ser presenciais ou online que os resultados são os mesmo.
Verifique e certifique-se de que um bom profissional irá atendê-lo!
Caso necessite de ajuda ou tenha mais alguma dúvida, ficarei feliz por ajudar você.
Olá! Acho que os demais profissionais já responderam em relação a condição Dislalia.
O que eu recomendaria, além de buscar uma fono ou um profissional de psicologia, seria trabalharmos a prática da comunicação.
Seria interessante trabalharmos a vivência do improviso, desinibição e apresentação para treinarmos ainda mais o processo da oratória. Caso haja interesse, estou a disposição!
o mais provável que seja um caso para um colega fonoaudiólogo, mas também podendo haver outros problemas agravantes emocionais , você pode trabalhar a questão da vergonha ou timidez caso tenha desenvolvido por esta dificuldade de fala, ou dicção.
Te convidamos para uma consulta: Trg - terapia de reprocessamento generativo - R$ 100
Em termos de tratamento, se isso está causando algum desconforto ou dificuldade na comunicação, especialmente se é um padrão pronunciado, pode ser útil procurar a orientação de um fonoaudiólogo. Um fonoaudiólogo é um profissional especializado em distúrbios da fala e linguagem, e pode oferecer técnicas e exercícios para ajudar a melhorar a articulação e a fluência da fala.