Eu tomo Sertralina para ansiedade a umas semanas mas estou muito bem com uma sensação de bem estar,

8 respostas
Eu tomo Sertralina para ansiedade a umas semanas mas estou muito bem com uma sensação de bem estar, embora eu fico recioso pois tenho medo que esse medicamento não faça mais efeito. Isso é possível?Obrigado!
A medicação leva entre 2-4 semanas para atingir o efeito desejado, então você ainda está no início. Importante continuar um acompanhamento médico e ir observando. Com o tempo talvez você se acostume ao efeito, achando que não faz mais efeito, mas está agindo sim. Ajustes podem ser feitos, assim como outras tentativas. Lembrando sempre da importância de fazer acompanhamento médico e psicológico para assim conseguir lidar com as queixas de ansiedade e um dia, poder pensar em suspender a medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. A sua medicação está começando o efeito agora , você está espero me dando uma melhora clínica e é natural termos medo da medicação parar de nos ajudar , as medicações que recebem uma tarja preta nelas podem causar dependência e portanto pode "ir reduzindo o efeito" com o tempo , mas não é o caso da sertalina , que é tarjada vermelha , com o tempo é comum o seu psiquiatra ter que ajustar a dose de acordo com a necessidade , por este motivo que os bons psiquiatras mantém um seguimento regular com o paciente , o avaliando em todos os retornos e não somente fazendo receita , para poder ir ajustando a medicação de acordo com a necessidade do paciente . Um grande abraço.
Como você já iniciou o tratamento medicamentoso é importante que você inicie o tratamento psicológico concomitante. A terapia vai ajudar você a compreender as possíveis causas dessa ansiedade. Muitos pacientes respondem bem, apresentando melhoras importantes e melhorando a qualidade de vida.
Fique tranquilo! É indicado que você procure também um profissional da psicologia. O bacana da associação medicação + psicoterapia é que você consegue manter esse bem estar depois do desmame da sertralina. É como se você aprendesse e entendesse que pode lidar com certas coisas sem o auxilio da medicação. Mas não abandone a medicação! É muito importante seguir a risca as orientações do seu psiquiatra.
O que se espera quando uma pessoa vai ao medico e toma um medicamento receitado é a melhora, e quando se acompanha com o bem estar é muito bom. Fique tranquilo o medicamento vai continuar a fazer efeito, o importante é que a pessoa esteja bem e que si libere do uso do medicamento; É importante agregar a ele a psicoterapia que vai te ajudar a confiar mais em você e na cura sem receio. Procure um psicólogo/a na tua cidade.

Você está no início de tratamento e o efeito terapêutico deve estar começando agora. Que bom que está demonstrando melhoras! Fique tranquilo quanto a medicação parar de fazer efeito. Demoraria bem mais do que algumas semanas para que se corpo se acostumasse com a medicação e precisasse de uma dose maior. No entanto é importante sempre fazer acompanhamento com seu médico quando está fazendo uso dessas medicações.
Me parece que você está ansioso e com medo de perder a sensação de bem estar. É muito comum esse receio nas fases de estabilidade, mas recomendo que você vá a um psicólogo para que possa trabalhar com ele suas angústias. É má terapia que buscamos entender as causas e mudar nosso jeito de encarar a vida. O remédio não irá trazer essa mudança sozinho. Alie esses dois tratamentos, a chance de melhora aumenta muito. Fico a disposição
Olá, o remédio Sertralina ajuda bastante no tratamento de ansiedade e vejo que você está tendo este ganho no momento. Por conta de está no início do tratamento não é nada comum o remédio deixar de fazer o efeito desejado, mas cabe aqui uma indicação de tirar suas dúvidas com o seu médico, embora eu perceba sua ansiedade antecipatória (imaginar acontecer o pior) e isso provoca estresse e preocupação. Seria de grande valia iniciar terapia junto com o tratamento psiquiátrico, pois assim conseguira lidar melhor com a ansiedade e aprenderá a lidar com a distorção cognitiva de catastrofização. Espero ter ajudado. Abraços
Que bom que está sentindo-se bem. Isso é muito positivo. Mas você agora precisa cuidar desse seu "medo". Aí é onde entra o apoio que poderá ser dado pelo psicólogo. Procure esse apoio e sinta-se melhor por completo, cuidando da segurança e mantendo seus pensamentos mais positivos em relação ao seu tratamento. Melhoras!!

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.