Eu tomo marevan 5 mg desde 2014; quando tive 2 avcs transitórios e em 2017 fiz bariátrica. Sigo toma

5 respostas
Eu tomo marevan 5 mg desde 2014; quando tive 2 avcs transitórios e em 2017 fiz bariátrica. Sigo tomando Marevan 5 mg. Pergunto; quais os alimentos; frutas que eu posso consumir para não alterar o RNI, que deve ser de 2,0 a 3,0?
Olá!
O ideal é você consultar um nutricionista, pra ele calcular a quantidade de cada grupo alimentar que você pode ingerir no dia. Assim, você terá maior liberdade em escolher os alimentos; eu indico você pesquisar sobre quais são os grupos alimentares e quantidade de vitamina K presente nos alimentos; se caso não conseguir custear uma consulta nutricional. Adianto que as frutas possuem pouca quantidade de vitamina K, podendo consumir de 3 a 4 frutas por dia. Espero ter ajudado

O uso de anticoagulantes é bem importante de uma forma geral. Alteração específica de RNI pela alimentação só acontece em casos extremos se a dose e necessidade do medicamento anticoagulante estiver adequada. Logo, assim como o acompanhamento nutricional o médico, cardiologista e vascular deve ser regular. Não se esqueça de se preocupar também com a qualidade de vida e dos bons hábitos. Cuide-se!
Os alimentos que contém vitamina K interferem diretamente nos anticogulantes em geral, essa é a primeira coisa que a pessoa tem que ficar sabendo quando recebe uma receita do seu médico que contenha esse tipo de medicamento (Varfarina - Marfarin ou Marevan ou Coumadin) esta escrito até mesmo na bula dos medicamentos, portanto SINAL DE ALÉRTA com alimentos verde escuro! Sua saúde é muito importante!
O que acontece é que se a medicação estiver desajustada, corre-se o risco de haver um sangramento importante ou ainda uma nova trombose.
Eu tenho um estudo cientifico e tabelas que sempre passo para meus pacientes com os alimentos e as quantidades de vitamina K.
Converse com seu médico sobre a dosagem do medicamento e a quantidade de vitamina K que pode consumir e depois te convido a fazer uma consulta online para que eu possa te auxiliar no ajuste da dieta com materiais de apoio e tabelas que são de suma importância.
Lembre-se este medicamento tem que ter seu calculo muito preciso, pois um erro pode ser fatal.

Espero ter te ajudado de coração.
@nutrifabiolaferraresso

Para agendar é só clicar no botão ao lado do meu nome, terei muito prazer em te atender. :)
Olá!
Seria interessante, primeiramente, consultar um nutricionista. É bacana que se tenha atenção com frutas ricas em potássio e as evite no dia a dia, como a banana, maçã in natura, atemoia, tamarindo ou romã. Algumas frutas com baixo teor de potássio podem ser priorizadas, como morangos, abacaxi, ameixa, limão e acerola, por exemplo.
Por!! Por regra geral, indivíduos que passam pela cirurgia bariátrica devem garantir uma ingestão adequada de nutrientes, pois a cirurgia pode afetar a absorção de vitaminas e minerais essenciais devido à alteração fisiologica. Também é necessário ter em mente que uma cirurgia é sempre um estresse para o corpo, e portanto, uma alimentação equilibrada em alimentos naturais, respeitando a quantidade e o tamanho das porções de acordo com as orientações médicas e clínicas do nutricionista após a cirurgia para garantir recuperação, cicatrização e sucesso na continuidade. Abaixo seguem alguns nutrientes que podem ser bem importantes nesse acompanhamento pós-cirúrgico (IMPORTANTE: Esta orientação não dispensa o ACOMPANHAMENTO com profissional capacitado - nutricionista, nutrólogo, médico cirurgião, profissionais responsáveis )

1. Vitamina K: O Marevan é um anticoagulante que atua inibindo a ação da vitamina K. Portanto, é importante manter um consumo estável de alimentos ricos em vitamina K para evitar oscilações na coagulação sanguínea.

Alimentos ricos em vitamina K - espinafre, couve, brócolis, couve-flor e outros vegetais de folhas verdes.

2. Vitamina D e cálcio: Após a cirurgia bariátrica, a absorção de cálcio e vitamina D pode estar comprometida. É importante garantir uma ingestão adequada desses nutrientes para a saúde dos ossos e prevenção de deficiências nutricionais.

Alimentos ricos em cálcio - laticínios, vegetais de folhas verdes escuras, sardinha e amêndoas. A vitamina D pode ser obtida através da exposição ao sol e alimentos como salmão, atum e cogumelos.

3. Proteína: Após a cirurgia bariátrica, a ingestão adequada de proteínas é essencial para a cicatrização, manutenção da massa muscular e saúde geral.

Fontes de proteína: carnes magras, peixes, ovos, laticínios e leguminosas.

É MUITO importante que você consulte um nutricionista ou um profissional de saúde especializado em cirurgia bariátrica para obter orientações personalizadas de suplementação e dieta, levando em consideração suas necessidades individuais, restrições alimentares e condições de saúde específicas. Além disso, é fundamental seguir as orientações médicas em relação ao uso do Marevan e monitorar regularmente o RNI para garantir a eficácia do tratamento e a sua segurança clínica! Qualquer dúvida, fico a disposição!