Eu tomo Lamitor 100 mg por conta da bipolaridade e gostaria de saber se posso consumir álcool, se si
3
respostas
Eu tomo Lamitor 100 mg por conta da bipolaridade e gostaria de saber se posso consumir álcool, se sim em qual quantidade?
A lamotrigina pode aumentar os efeitos depressores do sistema nervoso causados pelo álcool. Portanto, se beber, que seja com moderação.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Independente do uso de qualquer medicamento, pacientes portadores de Transtorno Bipolar idealmente não devem fazer uso de álcool em quantidade alguma. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem ter efeitos altamente prejudiciais ao curso da doença e do tratamento, visto que o álcool tem um efeito desestabilizador do humor, ou seja, exatamente oposto ao efeito que se espera dos medicamentos. Eu recomento enfaticamente aos meus pacientes que não façam uso de álcool. Sei que essa é uma recomendação difícil de ser seguida em função de o uso de bebidas alcoólicas estar amplamente difundido em nossa cultura, especialmente associado a situações festivas e de lazer. No entanto, se observam resultados significativamente melhores em pacientes que conseguem adotar um estilo de vida que não inclua o uso de bebidas alcoólicas. Pacientes de Transtorno Bipolar também têm um risco significativamente maior de desenvolver dependência de álcool e de outras substâncias psicoativas, que, quando ocorre, acrescenta dificuldades maiores ao tratamento e um sério prejuízo na qualidade de vida e desempenho da pessoa em todas as áreas da vida.
Todo tratamento deve ser individualizado, e eu não seria radical a ponto de dizer que você nunca mais vai poder beber. O ideal é testar com oacompanhamento psiquiátrico beber em pouca quantidade e com pouca frequência - se não houver descompensações do humor nesse "período de teste", eu diria que este padrão de consumo é seguro para você, até que se prove o contrário.
A gravidade do transtorno deve ser levada em conta. Para pacientes mais refratários e graves, há uma chance muito maior de descompensações.
O que eu não recomendo, e vejo muitos pacientes fazerem por falta de orientação, é não usar a medicação nos dias em que vão consumir bebidas alcoólicas. Neste caso, o risco de descompensação de humor é muito maior pois há perda da eficácia da medicação.
A gravidade do transtorno deve ser levada em conta. Para pacientes mais refratários e graves, há uma chance muito maior de descompensações.
O que eu não recomendo, e vejo muitos pacientes fazerem por falta de orientação, é não usar a medicação nos dias em que vão consumir bebidas alcoólicas. Neste caso, o risco de descompensação de humor é muito maior pois há perda da eficácia da medicação.
Perguntas relacionadas
- Para que serve o medicamento lamitor na psiquiatria?
- Qual a diferença entre lamitor cd e lamictal cd. O Lamitor seria o genérico?
- O que fazer se alguém usar uma quantidade maior de Lamitor do que a indicada?
- Para que é usado o medicamento Lamitor CD na psiquatria?
- Desejaria de qual a diferença do lamitor CD para o comum?
- Tenho leucemia leucocita crônica controlada e desde que comecei a lamotrigina minhas plaquetas aumentaram. Tem alguma relação?
- Pode engravidar tomando lamitor? Lamitor e um remédio que pode tomar por bastante tempo?
- Aumentei recentemente a dose de lamitor cd de 150 ao dia para 200 para tratamento de transtorno bipolar. É normal ter diarreia e colicas por conta do remédio?
- Olá, faço uso desses dois medicamentos e eu gostaria de saber qual deles impacta mais nos cabelos? Meu cabelo não cresce e a cor não dura e da reação química o deixando fraco e quebradiço! Alguma dica de substituição? Obrigada
- Estou tomando Lamotrigina a 1 semana e a 4 dias estou com insônia. É normal? A tendência é passar com o tempo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 119 perguntas sobre Lamitor
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.