Eu tomo 1200mg de Lítio por dia, me sinto bem, mas tive um resultado da litemia de 0,38 ou seja, não

2 respostas
Eu tomo 1200mg de Lítio por dia, me sinto bem, mas tive um resultado da litemia de 0,38 ou seja, não está dentro da faixa terapêutica, é isso? Necessário procurar um psiquiatra para aumento de dosagem?
Realmente não esta dentro da faixa terapêutica, ou seja na faixa onde a medicação oferece o máximo dos benefícios. Mesmo estando bem, deve sim procurar novamente o seu psiquiatra para reavaliar a dose, ou manutenção da mesma. O Carbonato de Lítio, tem indicações bem estabelecidas, como foi prescrito e indicado a você por alguma razão, este acompanhamento deve ser feito de forma regular.

Um abraço e espero ter esclarecido a sua dúvida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio é usado principalmente para o controle do transtorno bipolar, mas também para potencializar o efeito de antidepressivos em depressões e para tratar sintomas de humor no transtorno esquizo-afetivo.

É a única medicação em Psiquiatria cujo controle é feito através da concentração no sangue e não da dose ingerida. Esta concentração deve situar-se acima de 0,5 mEq. A concentração melhor para o(a) paciente apenas o(a) psiquiatra.

Independente de a concentração estar na faixa terapêutica e a pessoa estar se sentindo bem, o acompanhamento psiquiátrico deve ser feito, porque o(a) psiquiatra pode detectar alterações de humor sutis que a própria pessoa não percebe e, com isto, prevenir recaídas. Além disto, são recomendáveis exames periódicos de função renal, da tireoide e eletrocardiograma para controle de eventuais efeitos colaterais indesejados.

Em alguns casos especiais, psiquiatras optam por manter doses abaixo da terapêutica, mas isto só pode ser decidido pelo(a) profissional.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 312 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.