Eu tomei Citalopram e Escitalopram, tive retenção de líquidos e engordei, o médico trocou agora para

3 respostas
Eu tomei Citalopram e Escitalopram, tive retenção de líquidos e engordei, o médico trocou agora para Prozac, ele engorda?Qual é a vantagem do prozac sobre os outros?
O prozac (fluoxetina) é associado a perda de peso a médio prazo (6 meses), mas não a longo prazo (1 ano).
Comparado com o citalopram e escitalopram, a fluoxetina tem a vantagem de inibir mais o apetite. É uma medicação mais estudade e indicada para tratamento de compulsão alimentar e bulimia nervosa. Talvez seja mais eficiente para tratamento da tensão pré menstrual.

Quanto a engordar a fluoxetina tem um perfil bem mais favorável que os outros dois, provavelmente não vai levar a ganho de peso, podendo até levar a perda. Quando o médico vai fazer a escolha de um antidepressivo (AD) para seu paciente (entre os 23 disponíveis no Brasil) ele leva em conta o perfil dos efeitos colaterais, a segurança, a resposta anterior a algum AD, a apresentação clínica dos sintomas e o custo. Além disso hoje já se tem estudos que mostram superioridade de alguns AD sobre outros com relação a eficácia na depressão. Em uma metanálise que compilou os dados de 117 ensaios randomizados, o escitalopram, a sertralina, a venlafaxina e a mirtazapina se mostraram superiores aos outros 8 testados, incluindo a fluoxetina e o citalopram. Como você não disse o motivo pelo qual o AD foi prescrito fica mais difícil a gente comparar. Mas vale a pena você saber que é uma droga segura, amplamente prescrita e estudada.Qualquer dúvida não hesite em perguntar ao seu médico. Atenciosamente
A maioria dos antidepressivos tem eficácia semelhante. A diferença maior está no perfil de efeitos colaterais, que depende não só da medicação, mas também da reação do organismo de cada paciente. Quando alguém desenvolve um efeito colateral intolerável, procuramos trocar o remédio e observar se o paciente se adapta melhor à nova medicação.

Não é por um medicamento ser melhor ao outro que fazemos a maioria das escolhas, mas sim pelo perfil de efeitos colaterais que o paciente desenvolve.

As vezes escolhemos de acordo com as outras medicações que o paciente já usa ou de acordo com as doenças prévias para as quais ele já esteja fazendo tratamento, a fim de evitar interações medicamentosas

Não temos como adivinhar qual será o melhor remédio para cada paciente, pois não temos como prever completamente quais efeitos colaterais ele vai desenvolver ou não. Há pessoas que respondem melhor aos medicamentos mais antigos do que aos mais modernos e vice-versa.

Atenciosamente.