Eu tomei Citalopram e Escitalopram, tive retenção de líquidos e engordei, o médico trocou agora para

3 respostas
Eu tomei Citalopram e Escitalopram, tive retenção de líquidos e engordei, o médico trocou agora para Prozac, ele engorda?Qual é a vantagem do prozac sobre os outros?
O prozac (fluoxetina) é associado a perda de peso a médio prazo (6 meses), mas não a longo prazo (1 ano).
Comparado com o citalopram e escitalopram, a fluoxetina tem a vantagem de inibir mais o apetite. É uma medicação mais estudade e indicada para tratamento de compulsão alimentar e bulimia nervosa. Talvez seja mais eficiente para tratamento da tensão pré menstrual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quanto a engordar a fluoxetina tem um perfil bem mais favorável que os outros dois, provavelmente não vai levar a ganho de peso, podendo até levar a perda. Quando o médico vai fazer a escolha de um antidepressivo (AD) para seu paciente (entre os 23 disponíveis no Brasil) ele leva em conta o perfil dos efeitos colaterais, a segurança, a resposta anterior a algum AD, a apresentação clínica dos sintomas e o custo. Além disso hoje já se tem estudos que mostram superioridade de alguns AD sobre outros com relação a eficácia na depressão. Em uma metanálise que compilou os dados de 117 ensaios randomizados, o escitalopram, a sertralina, a venlafaxina e a mirtazapina se mostraram superiores aos outros 8 testados, incluindo a fluoxetina e o citalopram. Como você não disse o motivo pelo qual o AD foi prescrito fica mais difícil a gente comparar. Mas vale a pena você saber que é uma droga segura, amplamente prescrita e estudada.Qualquer dúvida não hesite em perguntar ao seu médico. Atenciosamente
A maioria dos antidepressivos tem eficácia semelhante. A diferença maior está no perfil de efeitos colaterais, que depende não só da medicação, mas também da reação do organismo de cada paciente. Quando alguém desenvolve um efeito colateral intolerável, procuramos trocar o remédio e observar se o paciente se adapta melhor à nova medicação.

Não é por um medicamento ser melhor ao outro que fazemos a maioria das escolhas, mas sim pelo perfil de efeitos colaterais que o paciente desenvolve.

As vezes escolhemos de acordo com as outras medicações que o paciente já usa ou de acordo com as doenças prévias para as quais ele já esteja fazendo tratamento, a fim de evitar interações medicamentosas

Não temos como adivinhar qual será o melhor remédio para cada paciente, pois não temos como prever completamente quais efeitos colaterais ele vai desenvolver ou não. Há pessoas que respondem melhor aos medicamentos mais antigos do que aos mais modernos e vice-versa.

Atenciosamente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 214 perguntas sobre Prozac
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.