Eu tive um tio por parte de pai que morreu de cancer no intestino sera que eu por ter uma polipoide sessil
2
respostas
Eu tive um tio por parte de pai que morreu de cancer no intestino sera que eu por ter uma polipoide sessil sera que tenho risco de ter cancer tbm de intestino?
Toda a história familiar de câncer de intestino deve ser valorizada, principalmente em parentes de primeiro grau (pai, mãe e irmãos).
Sabendo disso o melhor exame para prevenir o câncer intestinal é a colonoscopia.
Pelo que entendi você já realizou a sua colonoscopia. Oriento que leve este resultado a um especialista para ele graduar o seu risco e programar o seu seguimento. Dessa forma o seu risco provavelmente se tornará baixo, mesmo com o histórico familiar. Espero ter ajudado.
Sabendo disso o melhor exame para prevenir o câncer intestinal é a colonoscopia.
Pelo que entendi você já realizou a sua colonoscopia. Oriento que leve este resultado a um especialista para ele graduar o seu risco e programar o seu seguimento. Dessa forma o seu risco provavelmente se tornará baixo, mesmo com o histórico familiar. Espero ter ajudado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Cezar Augusto Vendas Galhardo
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral, Cirurgião torácico
Campo Grande
A História familiar de cancer de cólon é fator de risco importante na genese do cancer. E o cancer de intestino tende a se formar a partir de um pólipo displásico, ou seja, o pólipo de intestino (displásico) é considerado uma lesão precursora do cancer de intestino. Se ele for identificado e tratado a tempo, nao chega a desenvolver o cancer e diminui o risco. Voce (ou seu tio) ainda pode (m) fazer a pesquisa genética para ver se herdou a mutação genética que aumenta o risco do cancer de intestino na família. Basta buscar um geneticista para a pesquisa. Importante dizer que no seu caso isso seria apenas especulação, pois a chance de o cancer do seu tio ser esporádico e nada ter a ver com genética é de 9 para 1. De qualquer maneira, seu pai precisa de acompanhamento frequente com colonoscopia, que é o principal exame para prevenção e diagnóstico do cancer de colon.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- boa tarde, fiz retirada de pólipus no esôfago e uma semana depois ainda sinto dores na região, principalmente quando tenho soluço, é normal essa dor?
- Boa tarde ,O que significa Pólipo Subpediculado no Sigmóide?
- Tumor no reto anal pode solta odor .pois tenho 42 e me sinto muito mal quando entro em ônibus pois parece q estou fedendo sobre um cheiro de prode eu não sei oq fazer
- Fiz o exame de colonoscopia e o resultado da biópsia foi adenoma tubular, atipia citoarquitetural intensa. O que significa e qual o procedimento adequado a se realizar? É grave? Obrigada
- Fiz uma colonoscopia ontem e meio dia a tarde comecei ter febre tomei remédio mais continua tendo febre será normal
- Pólipo adenomatoso,tubular,com.displasia de grau baixo reto.O quê significa por favor.Obg.
- Dúvida com relação ao meu resultado de colonoscopia. Em Macroscopia material que consiste de fragmento irregular com 1,0x1,0x0,1cm, constituído por tecido mole e acinzentado. Em Microscopia, apresentou resultado conclusivo em: Produto de polipectomia de ceco: LESÃO SERRILHADA SÉSSIL. Qual a melhor tradução…
- Faço colonoscopia todo ano,é sempre se retira 15 a 20 polipos é normal.
- A colocação do pólipo informada na colonoscopia tem alguma importância?
- Bom dia. Fiz o colonoscopia em 26.04.2022 , e foi encontrado um pólipo séssil de 6cm, levamos para o laboratorio. As fezes nunca sairam com sangue; eu o só sentia dificuldades para defecar . O resultado fa autópsia sendo nenigno, é necessario cirurgia?? Obrihada.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 532 perguntas sobre Pólipos do intestino grosso (cólon e reto)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.