Eu tive um relacionamento de 6 anos com o meu ex namorado, ele foi muito tóxico para mim, eu sofria

19 respostas
Eu tive um relacionamento de 6 anos com o meu ex namorado, ele foi muito tóxico para mim, eu sofria demais. Alguns anos atrás ele me chamou para morar com ele, morávamos em cidades diferentes, fiz uma mudança muito difícil com viagens de ônibus ida e volta. Três meses depois morando junto ele disse que não sentia mais atração física por mim e eu tive que voltar para minha cidade, 1 mês depois ele já estava namorando e alguns meses depois ficou noivo de uma outra pessoa.
Sofri muito mas hoje em dia eu superei, mal lembro dele, estou namorando uma nova pessoa incrível, me sinto bem e feliz, mas toda noite tenho pesadelos horríveis com o meu ex namorado, revivendo coisas que ele me fez ou fazendo maldades novas.
Não entendo o motivo dos pesadelos, acordo sempre assustada e abalada, gostaria de saber o motivo, fui em uma psicóloga logo após o término e não resolveu, os pesadelos nunca pararam.
Desta vez, para uma nova experiência, considere se tratar com um psicanalista.

Relacionamentos tóxicos deixam traumas que podem ser difíceis de superar. Embora você acredite que superou os seus sonhos te mostram o contrário. É importante você procurar ajuda e de preferencia psicanalistas para análise destes sonhos.
Olá, que esta resposta lhe encontre bem para considerar as novidades que busca acesso.
Você está baseada no Tanatos, pulsão de morte que é a busca da autodestruição, mas isso não se trata de algo objetivo mas fantasístico, e como codependência a pulsão de vida lhe garante a vida. Quando você ficou sem aquilo que lhe conduzia ao prazer obtido, os pesadelos lhe cobram a falta da realização da pulsão de morte e em seguida a pulsão de vida, que lhe garantia o 'mais gozar'. Com relação ao que você citou 'relação tóxica', aderiu a uma nova terminologia utilizada para justificar porque o par agia de modo negativo. É difícil admitir-se desejoso dessa toxicidade que trazia prazer.
Comece pensar na fala 'não sentia mais atração física', sobre o quê isso representa e possui de validade. E procure um bom psicanalista, mas não procure um psicanalista que não tenha uma formação como psicanalista.
É compreensível que você esteja experimentando pesadelos relacionados ao seu ex-namorado, mesmo após ter superado o relacionamento e estar em um novo namoro. É importante lembrar que a mente humana e as emoções são complexas, e os sonhos muitas vezes refletem nossos medos, traumas e experiências não resolvidas.

Seus pesadelos podem ser uma forma do seu inconsciente processar o que aconteceu durante aquele relacionamento conturbado. Embora você tenha se sentido capaz de seguir em frente em sua vida cotidiana, é possível que partes de sua experiência emocional ainda não tenham sido completamente elaboradas. Os sonhos frequentemente atuam como um espaço seguro para explorar e confrontar sentimentos difíceis que, na realidade, podem ter sido reprimidos ou não totalmente reconhecidos.

O fato de você ter buscado ajuda psicológica logo após o término é um passo importante, mas talvez você possa considerar o retorno a um acompanhamento terapêutico, focando especificamente nos pesadelos. A terapia pode oferecer um espaço para revisitar e explorar as emoções complexas que surgem a partir das lembranças desse relacionamento, ajudando a integrar essas experiências de uma maneira que possa reduzir a intensidade e a frequência dos pesadelos.

Além disso, trabalhar em técnicas de autoconhecimento e de relaxamento antes de dormir pode ser útil. Atividades como manter um diário dos sonhos, praticar a meditação ou a visualização podem ajudar a processar seus sentimentos antes de dormir.

Por fim, é fundamental que você se permita sentir e reconhecer as emoções que surgem a partir dessa experiência, pois isso pode ser uma parte essencial do seu processo de cura e de libertação de traumas passados. Você está em um caminho positivo com seu novo relacionamento, e ao concluir esse ciclo de dor, pode realmente abrir espaço para uma vida emocional mais saudável e tranquila.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. Para a psicanálise os pesadelos entram no âmbito dos sonhos que podem ter relação com nossos traumas e desejos inconscientes, tendo um conteúdo manifesto (que aparece no consciente) e um conteúdo latente (inconsciente), diante disso, um psicanalista na minha concepção será o profissional adequado para ajudar a construir ferramentas para que você consiga interpretar quais questões possam estar associados, possibilitando assim, sua elaboração. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Os pesadelos que você está tendo podem estar relacionados a traumas não resolvidos e ao impacto emocional profundo que o relacionamento tóxico teve em você. Mesmo que você sinta que superou a situação conscientemente, o seu subconsciente pode ainda estar processando a dor e o sofrimento que você vivenciou.

Esses pesadelos podem ser uma maneira de sua mente lidar com sentimentos e memórias reprimidas. O fato de que você está em um novo relacionamento feliz é um bom sinal, mas a presença contínua desses pesadelos indica que pode haver partes de sua experiência passada que ainda precisam ser trabalhadas.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. Terapia: Considere voltar à terapia, mas talvez com um enfoque diferente. Terapeutas especializados em trauma ou em terapia cognitivo-comportamental (TCC) podem ter técnicas específicas para lidar com pesadelos e traumas passados.

2. Jornal dos Sonhos: Tente manter um diário de sonhos onde você anota seus pesadelos assim que acorda. Isso pode ajudar a identificar padrões ou temas recorrentes e pode ser útil para discutir com um terapeuta.

3. Técnicas de Relaxamento: Práticas como meditação, respiração profunda e mindfulness podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade que podem estar contribuindo para os pesadelos.

4. Resolução de Sonhos: Existe uma técnica chamada "ensaio de imagens" onde você reescreve o final de seus pesadelos de uma maneira positiva enquanto está acordado, praticando isso repetidamente para tentar influenciar seus sonhos.

5. Cuide de Seu Ambiente de Sono: Certifique-se de que seu ambiente de sono seja confortável e tranquilo. Isso pode incluir a redução de estímulos antes de dormir, como evitar a exposição a telas, criar uma rotina de relaxamento antes de dormir, e garantir que seu quarto esteja escuro e silencioso.

Buscar ajuda profissional e usar essas estratégias pode ajudar a reduzir ou até eliminar esses pesadelos.

Fico a disposição!
Olá, sinto muito que você esteja experimentando esses pesadelos. Os motivos deles estarem acontecendo pdem ser encontrados com práticas terapêuticas como psicanálise, tcc, entre outras. Sugiro que procure psicanalistas que você se identifique a fim de trabalhar encontrando os motivos e experimentando práticas que baixem a frequência dos pesadelos para que você tenha bons sonos e sonhos.
Abraço
Boa tarde . Vc viveu experiências traumáticas, e atualmente , mesmo estando num relacionamento satisfatório, as lembranças ainda trazem muito desconforto , porquê de fato , vc precisa abrir essa historia na analise para ressignificar isso , para seu real crescimento e transformação.
Estou a disposicao .
Bom dia. Relacionamentos abusivos criam traumas profundos, que podem estar relacionados ao seus pesadelos. Procure um psicólogo especializado em traumas psicológicos e hipnose. A disposição.
Trabalho com interpretação de sonhos, mas para isso precisamos ter algumas conversar, para que eu entenda melhor estes sonhos. Faço atendimento on-line, só agendar.
Os sonhos são uma manifestação dos desejos reprimidos e um meio pelo qual o inconsciente pode expressar-se.
Para psicanalítico, os sentimentos de medo e impotência durante esses episódios poderiam ser explorados para entender melhor as ansiedades ou conflitos internos que possam estar contribuindo para essas experiências.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 90
Olá, para a Psicanálise os sonhos são uma forma do inconsciente trazer conteúdos que ficaram registrados e que tiveram um impacto significativo psiquicamente/ emocionalmente. Podendo estar relacionado aos medos e ao período traumático vivenciado com seu ex.
Caso seja do seu desejo, recomendo que busque um Psicanalista para melhor análise. Abçs.
Olá, como tem passado?
Parece ser o caso de retornar para uma terapia com algum(a) psicólogo(a), os sonhos ruins podem ser sinais de que existe algo aí a ser elaborado. Falar sobre o que você pensa de relacionamento amorosos, como a ideia de um relacionamento amoroso se constituiu para você, como você vê as pessoas em um relacionamento amoroso, o que se ganha e o que se perde, como foi seu sofrimento e como vê mais relacionamentos ao seu redor.
Em um relacionamento existem as duas pessoas envolvidas e existem as pessoas individualmente com sua própria história naquela relação.
Espero ter ajudado, até mais.
Como alguns colegas já mencionaram anteriormente, as experiências traumáticas deixam marcas profundas e violentas no psiquismo. Esses eventos traumáticos se repetem através de sintomas, sonhos ou por meio de outras formações do inconsciente. Esses sonhos advindos das experiências tóxicas, como você mesma relatou, podem ser causa de um trabalho de luto fracassado e da intensidade dolorosa que você experienciou. Você pode escolher outras abordagens psicológicas, mas um processo analítico seria adequado para compreender os fenômenos traumáticos que se repetem nos sonhos. Seria uma forma de simbolização e ressignificação a sua realidade psíquica. Espero que procure ajuda especializada e consiga elaborar essa situação.
Bom dia!
Indico que busque fazer uma análise pessoal e para tanto, busque um psicanalista lacaniano para falar desses pesadelos.
Boa noite!
Esses pesadelos estão relacionados aos traumas vividos, acredito que tenha de fato superado esse término, estando até mesmo em uma nova relação, mas talvez os traumas não foram superados e precise retomar a terapia para poder rever esses conteúdos, afim de resignificar esse conteúdo
O ser humano tem uma coisa interessante que chamamos de Inconsciente e que não se encontra nos outros bichos. Nada do humano é natural! Então, o Inconsciente te leva repetidas vezes à cena do crime, ou à situação traumática como uma tentativa e isso parece torturante mas não é aleatório. É preciso que se conte essa tua história mais e de melhor forma para esclarecer detalhes até que não mais teus sonhos te levem novamente ali. A psicanálise justamente te ajuda a se ouvir naquela cena e a contar essa história de outro modo a partir disso até que não precise mais ir até lá. O Inconsciente não sabe esquecer!
Apenas um bom psicanalista lhe poderá ajudar, e por bom quero dizer letrado, experiente, paciente e com boa dose de tato.

Os pesadelos recorrentes que você está experimentando, mesmo após ter superado conscientemente o relacionamento, podem ser um reflexo de traumas e emoções não completamente processados. Embora você tenha avançado na sua vida, encontrado um novo relacionamento saudável e se sinta bem no dia a dia, o inconsciente pode ainda estar lidando com as feridas deixadas por essa experiência tóxica.

Possíveis Motivos para os Pesadelos
Trauma Não Resolvido: Mesmo que você tenha feito um trabalho consciente para superar o relacionamento, a dor emocional e o trauma vividos podem ter deixado marcas profundas no seu inconsciente. Os pesadelos podem ser uma maneira do seu inconsciente tentar processar essas emoções que ainda não foram completamente elaboradas.

Memórias Intrusivas: O relacionamento tóxico pode ter criado memórias intrusivas que ainda retornam em momentos de vulnerabilidade, como durante o sono. Essas memórias podem se manifestar em pesadelos, onde o seu ex-namorado aparece como uma figura que ainda exerce poder emocional sobre você.

Ansiedade Residual: Embora você tenha superado conscientemente o relacionamento, o medo de reviver experiências semelhantes ou de sofrer novamente pode estar presente em algum nível inconsciente. Esses medos podem se manifestar nos sonhos, mesmo que você não esteja ciente deles durante o dia.

Ciclos Emocionais Não Resolvidos: O ciclo emocional do relacionamento, especialmente se foi interrompido de maneira abrupta ou traumática, pode não ter sido completamente encerrado no nível inconsciente. Os pesadelos podem estar sinalizando a necessidade de dar um fechamento emocional mais profundo a essa experiência.

O Que Fazer para Lidar com os Pesadelos
Terapia Focada no Trauma: Considerar retornar à terapia, mas desta vez com um foco mais direcionado no trauma. Técnicas como a EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) ou a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) focada em traumas podem ser eficazes para tratar memórias intrusivas e pesadelos persistentes.

Exploração dos Sonhos na Terapia: Se você estiver aberta a continuar a terapia, pode ser útil explorar seus sonhos diretamente no contexto terapêutico. A análise dos sonhos na psicanálise, por exemplo, pode ajudar a entender o significado simbólico dos pesadelos e como eles se conectam com suas experiências passadas.

Escrever sobre os Sonhos: Manter um diário dos sonhos pode ajudá-la a processar os pesadelos de maneira mais consciente. Escrever sobre o que acontece nos seus sonhos, como você se sente e o que eles podem estar tentando lhe dizer pode ser um primeiro passo para integrar essas emoções e, eventualmente, superá-las.

Técnicas de Relaxamento e Preparação para o Sono: Praticar técnicas de relaxamento antes de dormir, como meditação, respiração profunda ou visualizações positivas, pode ajudar a criar uma sensação de segurança e diminuir a frequência dos pesadelos.

Ressignificação dos Sonhos: Tente trabalhar a ressignificação dos sonhos, onde você imagina um desfecho diferente para o pesadelo. Por exemplo, se no sonho o seu ex está fazendo algo de ruim, você pode, ao acordar, visualizar uma versão do sonho onde você tem controle sobre a situação e reverte o cenário para algo positivo.

Conclusão
Os pesadelos persistentes podem ser um sinal de que ainda há questões emocionais não resolvidas em relação ao seu ex-relacionamento. Embora você tenha superado conscientemente essa fase da sua vida, o seu inconsciente pode estar trabalhando para processar os traumas e as emoções profundas associadas a essa experiência. Retornar à terapia com um foco específico nos pesadelos e no trauma, além de adotar práticas que ajudem a processar esses sonhos, pode ajudá-la a encontrar alívio e paz durante o sono.

Lembre-se de que esse processo é parte do seu caminho de cura, e é possível que, com o tempo e a abordagem certa, os pesadelos diminuam e você possa dormir de maneira mais tranquila e restauradora.

Valentina
Psicanalista, Neurocientista e Terapeuta Sexual e de Relacionamentos Amorosos

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!