Eu tinha uma fístula na minha gengiva. Fiz o tratamento de canal e ela desapareceu. Alguns dias depois,

4 respostas
Eu tinha uma fístula na minha gengiva. Fiz o tratamento de canal e ela desapareceu. Alguns dias depois, ela apareceu novamente. O que devo fazer? (Já terminei o tratamento de canal)
Olá. Geralmente fistula ocorre por infecção em algum canal e desaparece com o tratamento. Entretanto existem alguns dentes que podem não responder bem ao tratamento convencional, sendo necessário um tratamento com tecnologias como uso de ultrassom e laser, disponíveis pelos especialistas (endodontistas). Se você não tratou esse canal com endodontista pode ser um problema do mesmo dente que precisaria ser retratado pelo especialista, ou até mesmo um dente vizinho. Procure um endodontista para avaliar certinho e resolver para você!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
Pelo seu relato a cima ,a causa da sua fistula è porque ainda há presença bacteriana, explicando a lesão aparecer novamente.
Porém, para identificar a causa ,com precisão, é necessario que seja realizado um exame clínico e radiografico para identificar o agente causador.
Procure um dentista de confiança para um correto diagnóstico e um plano de tratamento adequado.
È dificil saber apenas com o seu relato.
Olá! Saudações cariocas. A primeira coisa que sugiro que você faça é procurar o profissional que fez o tratamento de canal, ele poderá te orientar melhor sobre o que está ocorrendo pois tem acesso ao seu histórico e pode te examinar clinicamente. Caso a solução proposta por ele não traga solução ao caso, então você pode buscar outra opinião com um endodontista. Pode ser que essa fístula esteja vindo de outro dente ou de alguma raiz que não foi completamente tratada ou que estava com difícil acesso. Uma avaliação tomográfica ou com auxílio de microscópio poderá ser necessária. Desejo sucesso em seu tratamento!
Olá, você deve retornar ao dentista que fez seu tratamento de canal porque algumas bactérias permaneceram na região (pode ser dentro de algum canal acessório, alguma colônia de bactéria ao redor da raiz...). Poderá ser necessário retratar o canal do dente, ou fazer alguma cirurgia ao redor da raiz, ou, até mesmo, identificar alguma outra causa para a manutenção da infecção, como presença de trincas ou fraturas contaminadas, que, nesse caso, não seria possível manter o dente. Retorne ao Endodontista para resolver essa situação o quanto antes. Boa sorte!

Especialistas

Lucas Coitinho

Lucas Coitinho

Dentista

Rio de Janeiro

Giseli Eliane Silva

Giseli Eliane Silva

Dentista

São Paulo

Victória Abdo

Victória Abdo

Dentista

Belo Horizonte

Bruna Menezes

Bruna Menezes

Dentista

Franca

Verônica Damasceno Vicentini

Verônica Damasceno Vicentini

Dentista

Indaiatuba

Taiane Berguemaier de Lima

Taiane Berguemaier de Lima

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Doenças Da Gengiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.