Eu tenho um ulcera no estômago e estou em tratamento, fiquei com dor de garganta e nesse período me

1 respostas
Eu tenho um ulcera no estômago e estou em tratamento, fiquei com dor de garganta e nesse período me prescreveram levoxin 750mg uma vez por dia por 7 dias, me confundi e tonei como se fosse de 8 em 8horas, fiquei com fortes dores abdominais, gosto ruim na boca mal estar e só percebi quando vi que nao tinha mais, preciso ir no médico, nao tenho mas sintoma, acabo ontem pela manhã ? Pq seria emergencial e nao creio que fariam algo, e será que piorou minha úlcera ?
Sua pergunta é interessante, na medida em que fala das famosas ULCERAS.
Continuo muito empenhado em Aperfeiçoamento Médico na Inglaterra. A Universidade (que é bastante tradicional) exige muito em termos de tempo e esforço intelectual, e me sobra pouco tempo para escrever aqui.
Mas
Chegamos a 2.9 milhoes de leitores. Isso me honra muito e me traz grande responsabilidade para EXPLICAR cada vez melhor, dentro das minhas possibilidades, sobre doenças, condições, exames e tratamentos.
O senhor(a) pergunta sobre as famosas ÚLCERAS

Falarei, de modo genérico, sobre as úlceras.

Falo também sobre o H. pylori(e outras causas de úlceras e gastrites), os sintomas, o diagnóstico e complicações. E no final, opino sobre as dietas(para úlcera, gastrite e esofagite)
NADA que vou falar é específico. Só falo a realidade genérica das úlceras. E nada falo para o leitor que perguntou.

E é importante saber que a conduta sobre Dietas (mais abaixo) são minha opinião pessoal, baseada em 35 anos de prática Clinica. Pode haver médico(as) que tenham visão diferente e eu respeito. Inclusive recomendo ENFATICAMENTE que siga o recomendado pelo seu médico(a).

ÚLCERAS

QUEM NUNCA QUIS SABER O QUE SÃO ÚLCERAS?

=============================A úlcera atinge 2 milhoes de brasileiros todos os anos. É muita gente!
=============================Uma úlcera pode ser comparada a uma “ferida” que acontece no duodeno(mais comum) ou no estômago.
=============================A causa mais frequente das úlceras é a bactéria Helicobacter pylori(H. pylori). Essa bactéria é transmissível e atinge metade da população mundial. Isso mesmo, metade. 4 bilhoes de pessoas. Isso mesmo: 4 BILHOES.
==============================Medicamentos também podem causar úlceras: anti-inflamatórios, corticoides e ácido acetil-salicílico(AAS).
==============================Há causas mais raras como certas síndromes e quando se têm um stress físico intenso (internações em UTI e queimaduras grandes).

=========================O sintoma mais comum é a dor acima ou em volta do umbigo.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).
=========================Sintomas muito importantes são o vômito com sangue ou evacuar fezes pretas e mal cheirosas, que parecem pó de café usado. Isso significa sangramento gastrointestinal que requer tratamento médico imediato.

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for medicamentosa, usa-se remédios que protegem o trato digestivo contra os efeitos colaterais destes.

====================como sempre: é preciso um médico(a) que tenha todos os dados clínicos, incluindo uso de medicamentos, internações , cirurgias, alergias, história familiar, estado nutricional e emocional, etc. além de uma Endoscopia de alta qualidade. Eu mesmo sou Endoscopista e faço questão de oferecer a melhor qualidade possível aos pacientes.
========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos de estudos e aperfeiçoamento.
Sempre que vejo pacientes "muito impressionados" com um local bonito ou com dezenas de fotos, a maioria de estruturas anatômicas normais, fico um pouquinho triste. Penso: essas pessoas não estão preocupadas em saber QUEM são seus Médicos, mas sim se o local lhes dá uma estrutura bonita com marquises, átrios magníficos ou mesmo um bom café da manhã . Será isso o mais importante?
Ou será que a qualidade do Médico(a) que faz o exame o mais importante?

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.
Fico triste quando vejo um paciente "impressionado" com inúmeras fotos. O Laudo é que diz o que está acontecendo. Fazer um Laudo exige muito treinamento. O Médico de alta qualidade consegue fazer um laudo preciso. Mas qualquer um pode tirar fotos...até mesmo aqueles que não tem o Título de Especialista.
Lembro que o Título de Especialista é básico para qualquer bom Endoscopista. Sem ele, o médico(a) não poderá se intitular como Endoscopista.

=========================================se há o H. pylori é muito importante elimina-lo. Se não se tratar o H. pylori é muito provável que a úlcera retorne sempre(chamamos isso de recidiva).

Minha experiência com as úlceras:
Tive a sorte de acompanhar a evolução do diagnóstico e tratamento das úlceras nos últimos 35 anos. Quando comecei a práticar, não se conhecia o H. pylori, que foi descoberto depois. Não sabíamos que é importante eliminar o H. pylori. Na época, os IBPs (omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) ainda não eram conhecidos. E nossas opções terapêuticas eram muito mais limitadas.
Nos inúmeros casos que vi, há desde situações muito tranquilas, onde bastava manter o paciente sem o H. pylori até casos graves de sangramento, algo perigoso e potencialmente fatal.
Digo que a evolução que vi foi notável. Tudo melhorou e se aperfeiçoou.
E felizmente nunca vi casos "irreversíveis" ou "irrecuperáveis". Tive essa sorte.

DIETA:

E AGORA DOUTOR??? VOU TER QUE COMER PAPINHA PELA VIDA TODA???
NUNCA MAIS VOU COMER HAMBURGUER OU PIZZA???


Recebo perguntas sobre dietas todos os dias. Dou minha opinião.
Embora eu me baseie em 35 anos de prática, reitero que aconselho assim MEUS pacientes. Quem não é meu paciente deve seguir a orientação de seu médico(a).
NAO siga a minha opinião se não for meu paciente, pois é seu médico(a) que conhece seu caso.

Com relação á dieta: já está passando o tempo do paternalismo médico, onde o doutor(a) tirava uma dieta pronta da gaveta, igual para todos os pacientes. Um senhor de 85 anos ou um moço de 18 recebiam a mesma dieta, sem nenhuma modificação.

Os Médicos experientes aprendem que as dietas, assim como as medicações, devem ser PERSONALIZADAS.
Sou um Médico que tem por hábito PERSONALIZAR tudo, inclusive a dieta.
É fácil entender.
Temos que saber muitos parâmetros do nosso paciente para recomendar uma dieta, ou até mesmo não recomenda-la:

- qual a idade?
é jovem? já está aposentado?

- tem comorbidades(diabetes, hipertensão, colesterol alto, cardiopatias) ?

- tem tratamentos atuais?
usa remédios?
- teve internações ou cirurgias?
(em especial no trato digestivo)
- quais seus hábitos? fuma ou usa álcool?

- é obeso?

- qual sua situação nutricional?

- qual sua situação emocional?

- que estilo de vida tem?

-já faz alguma dieta?

Feito isso, faço uma dieta PERSONALIZADA. Mas, se achar que uma dieta pouco irá beneficiar o meu paciente, posso até não recomenda-la. Isso é totalmente pessoal.

Geralmente sou razoavelmente liberal nas dietas. Não costumo "proibir" nada "para sempre". Aprendi que isso não funciona.

Mas sou MUITO cauteloso quanto a álcool e fumo nas Doenças Digestivas. O álcool agride o trato digestivo e pode causar problemas graves em todo o organismo, se usado de forma imoderada. E o fumo também.
Sabe-se, por exemplo, que o fumo diminui a eficácia de remédios como o Omeprazol. Embora isso não seja muito divulgado, não deixa de ser importante.
Isso não quer dizer que um paciente meu com úlcera ou gastrite "nunca mais" poderá tomar um golinho de cerveja com os amigos. Pode, mas de modo moderado.

NOTA IMPORTANTE
Mas recomendo isso para MEUS pacientes. Outros médicos podem ter condutas diferentes, QUE DEVEM SER SEGUIDAS POR SEUS PACIENTES. Não posso criticar a conduta de outros médico(as), e tenho total respeito por suas condutas.
Recomendo ENFÁTICAMENTE que quem não for meu paciente siga o recomendado pelo seu médico(a), INCLUSIVE NAS DIETAS.

Finalmente, pequenas notas, para os que tentam me contatar

1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue. Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes
MAS VAMOS REFORMULAR A AGENDA MUITO BREVE

Mas, me atrevo a falar algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades. Nunca abri mão de viajar para me aperfeiçoar, nem de fazer minhas (queridas) Atividades Humanitárias lá no Sertão.
E minhas consultas são bem detalhadas, tomam todo o tempo necessário para que eu esteja seguro quanto ao diagnóstico e tratamento. Claro que isso DIMINUI o número de pessoas que posso ver em um dia.
É melhor ver MENOS pacientes, mas preservando a ALTA QUALIDADE.
Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, recomendo que procurem outro médico.
NAO me esperem caso achem que a celeridade é importante.

Sua saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Levoxin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.