eu tenho um filho de 5 anos e ha algum tempo venho pesquisando e acho que ele sofre de hiperatividade

9 respostas
eu tenho um filho de 5 anos e ha algum tempo venho pesquisando e acho que ele sofre de hiperatividade e deficit de atençao, ele começou na escola agora e tenho medo que isso possa prejudica-lo... qual o medico que pode diagnosticar? qual atitude que devo tomar?
Tenha calma e paciência, há crianças que possuem muita energia mesmo, é importante oferecer um ambiente que ele brinque, faça um esporte que tenha regras, caso se observe que ele de fato não "para", não segue a conduta do esporte ou mesmo das brincadeiras, e ainda assim muito disperso, neste momento é importante procurar ajuda profissional, um psicólogo para avaliá-lo e um psiquiatra.

Espero ter lhe ajudado

Att;

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Importante neste momento evitar "rôtulos" também , pois os mesmos podem cristalizar os comportamentos e focar só em possíveis sintomas deste disturbio. Procure ajuda profissional ( Area da saúde e da educação) e continue se informando sobre tudo,ok
Como disse a colega, a melhor ferramenta neste momento é a calma e a consciência do processo.
Continue observando seu filho na escola, em casa e em outro ambiente. Procure um neuropsicólogo para avaliar aspectos cognitivos e comportamentais. O diagnóstico para transtorno de deficit de atenção, hiperatividade e impulsividade só poderá ser fechado com 7 anos de idade.E a presença de sintomas como desatenção e agitação motora, em 3 ambientes diferentes.
Pode procurar também o neuropediatra para auxiliar no diagnóstico. Att Henriqueta Branco
Transtorno do déficit da atenção / hiperatividade inicialmente precisa ser diagnosticado por um neurologista em conjunto com um psicólogo por meio de avaliação neuropsicológica, que é um exame clínico bem extenso. Qualquer outro exame laboratorial não pderá fornecer esse diagnóstico com segurança pois os dados fornecidos não são suficientemente claros ou comprovados cientificamente para o diagnóstico do transtorno. Além disso só é recomendável fazer essa investigação com crianças a partir dos sete anos de idade, até mesmo porque antes disso não é indicado realizar o tratamento medicamentoso para esse transtorno com a criança, pois são medicamentos psicoativos, que se utilizados em indivíduos com um sistema neurológico não maduro o suficiente pode provocar outros problemas à saúde e ao desenvolvimento da criança. Espere seu filho completar sete anos, e se até lá ainda sim considerar que precisa de alguma ajuda para trabalhar o comportamento do seu filho, busque por um psicólogo.
Primeiramente precisa entender que o processo da criança inserida na escola leva um tempo para adaptação, pode ser que no inicio ela fique mais agitada que o comum, devido ao ambiente diferente que ela esta exposta. Aguarde com calma este tempo, que varia de criança para criança, logo que ele passar, comece a perceber se os comportamentos apresentados na escola são os mesmos em casa, e quais são suas diferenças se houver. caso ainda assim, sentir diferenças nestes comportamentos ou perceber que a agitação não passa, dai é o momento de procurar ajuda de um profissional. Mas converse na escola também, pois ela poderá ajudar. Uma ajuda de um psicólogo e psiquiatra talvez seja necessária se perceber que esses sintomas continuam. espero ter ajudado.
Olá,
seria interessante que procurasse um psicologo, para que através do atendimento seja realmente diagnosticado o TDAH, caso seja ele terá os mecanismos necessários para ajuda-lo.
Caso diagnostica, seria interessante que procurasse um psiquiatra também, para que com a ajuda da medicação surtisse um efeito maior no tratamento.
Att,
Deficit de atenção deveria significar falta de atenção que se presta a ele.

Pois se a criança não consegue prestar atenção, é porquê sofreu de falta de compreensão pelos adultos com os quais vive.

Se você levar o seu filho para um médico porquê ele está vivo, o chamado diagnóstico pode acabar com a esperança dele e de todo mundo dele ser uma criança normal com direito a se manifestar e a gostar certas situações e não gostar de outras. Uma vez que ele tem o rótulo de ser diferente, ele não vai poder se desfazer dele a vida toda.

Recomendo prestar atenção a ele, escutá-lo pacientemente e ajudá-lhe a crescer do jeito que ele conseguir. Mesmo se isto custa uma ano a mais na escola.

Também recomendo outras medidas: não brigar na frente dele, nunca bater nele, nem sequer gritar para ele, deixá-lo dormir sozinho, sem televisão no quarto, as horas suficientes. Prestar atenção também às brigas entre as crianças e procurar ser just@ com elas.

Procure ajuda se precisar.
Inicialmente, recomendo que tenha muita atenção com a origem do material que você utiliza para pesquisar sobre o assunto, pois existem muitas distorções nas informações veiculadas. O ideal é que você continue observando sua criança, converse com a pediatra dele, com os profissionais da escola e também procure um psicólogo que poderá tanto realizar a avaliação de sua criança, assim, como lhe apresentar informações e orientações para que você possa contribuir positivamente para o desenvolvimento dele. Mas principalmente tente manter a calma, seu filho independente do que esteja ocorrendo precisa muito de sua atenção e segurança.
Olá, considero importante sanar suas dúvidas e, para isso, sugiro que você procure um neuropsicológo para fazer uma avaliação neuropsicológica, pois sabemos que quanto mais precoce a intervenção melhor o prognóstico. Caso suas dúvidas sejam infundadas, o profissional deverá orienta-la e, assim, você ficará mais tranquila para continuar acompanhando seu filho e, se tiverem fundamento, inicia logo com intervenção que, em alguns casos pode ser só psicológico, especialmente baseada na Terapia Cognitiva Comportamental - TCC que é mais diretiva e breve. Quaisquer dúvidas, estou à disposição. Creuza

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.