Eu tenho um filho de 3 anos e que ve desenhos no tablet antes de dormir (é o único horário que ele

9 respostas
Eu tenho um filho de 3 anos e que ve desenhos no tablet antes de dormir (é o único horário que ele brinca com o tablet). Normalmente ele assiste um ou dois desenhos mas ultimamente pede "mais um" varias vezes e pra não o acostumar mal eu tento não deixar mas isso acaba virando briga. O que fazer?
É Importante que os acordos sejam mantidos e que ele não te ''vença" pela insistência. Quando os pais não deixam ocorrer frustrações, acostumam a criança a sempre receber o que desejam e as fazem acreditar que o mundo funciona assim. Fora de casa, na convivência com outras pessoas, não ocorrerá o mesmo e seu filho poderá se tornar intolerante às faltas que a vida apresenta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. É comum as crianças testarem os limites dos pais. Ajuda muito se antes de dar o tablet para seu filho você já combinar com ele quantos desenhos ele poderá assistir. Assim ele já se preparará para o início e o fim da atividade. Mesmo que ele insista, relembre o combinado e não ceda. É sua ação que o ajudará a lidar com essa frustração e outras que virão. Ou seja, é por meio da mediação dos pais que os filhos aprendem a lidar com dificuldades.
Boa tarde, vejo que você tem uma questão específica, a princípio, pouco alarmante. Mas sua preocupação parece envolver questões que não estão expressadas na sua pergunta. Se você sente-se frequentemente preocupado(a) com estas e outras questões, sugiro que as divida com um psicoterapeuta.
Concordo com a Adriana Cabral, e vou reforço a necessidade de criar limites para estas crianças. Crie essas outras opções e ensine ela a se adequar as suas opções e não o inverso. Crianças não sabem o que é bom para elas ainda.
Bom dia!

Acredito que seja uma fase, as crianças normalmente começam a ter mais interesse por desenhos nessa idade. O que seria interessante, é você "oferecer" uma outra atividade que atraia a atenção dele, como ler histórias, pois, além da criança entrar no universo lúdico da história, se torna um momento de muita conexão entre mãe e filho, além de ser ótimo pra dormir.
Olá....reforçando as opiniões dos colegas, é importante estabelecer uma rotina de sono para a criança, principalmente nesta idade. O uso de tablet, celulares ou televisão pode ser ruim para o sono da criança pois são atividades estimulantes para o cérebro, o que dificulta o inicio do sono. Por isso, tente criar uma rotina com menos atividades estimulantes e mais atividades relaxantes durante a noite, como contar histórias, ouvir musicas relaxantes, etc.
Olá! É sempre importante pensar que o adulto conduz a criança e não o contrário, pelo fato de que está em desenvolvimento e ainda não sabe o que é o correto para si. Quando fizer os combinados não mude a sua resposta, assim o seu filho começará entender o não, que é fundamental para o entendimento de que nem sempre poderá ter o que deseja. Caso necessite de uma orientação procure um psicólogo. Atendo crianças e fico à disposição. Um abraço!
Olá! Vou reforçar a opinião dos colegas...
É natural que a criança tente, com os recursos que ela têm, conseguir o que quer... Faça o combinado de quantos episódios ela poderá assistir antes que ela comece a assisti-los. Olhe nos olhos ao fazer o combinado e demostre seriedade no acordo. Fique atenta e nao ceda ao combinado. Compreenda a frustração: "sei que vc gostaria de ver mais e ter que parar é ruim para vc, porém esse foi nosso combinado".
Caso a criança demostre a frustração batendo ou com comportamentos agressivos, corrija o comportamento e não a emoção: eu compreendo que fique frustado, mas isso não te dá o direito de quebrar objetos, bater, etc.."
Colocar limite com respeito a criança é educar com amor!
Leia histórias a seu filho. Conte histórias a essa criança. Mas não deixe-o sozinho com um tablet. O tablet simplesmente "quebrou". A interação entre pais e filhos é de extrema importância afetiva para a formação das crianças. E enormemente mais rica: tem tom de voz, ritmo, olhares, companhia, presença, calor, cheiros, cores, letras, ruídos, entonação, todos elementos que compõem a enriquecem o imaginário, o corpo, os vínculos e os sonhos desse sujeito. Aproveite a oportunidade de conhecer as perguntas, interesses e atenção de seu filho. Acompanhe-o. Mas nada disso valerá se ele virem os adultos também ligados a tablets ou telas outras durante os momentos em família. Educar é um exercpicio de ética, de dar exemplos. Boa sorte e bom proveito! Abs

Especialistas

Marina Breia e Szolnoky

Marina Breia e Szolnoky

Psicanalista

São Paulo

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Priscila Yumi Villa

Priscila Yumi Villa

Psicólogo

Campinas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Vanessa Ramona Santos

Vanessa Ramona Santos

Psicólogo

Recife

Nathalie Moura

Nathalie Moura

Pediatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.