Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada desde há 7 anos, já tomei varios medicamentos e a ansi

18 respostas
Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada desde há 7 anos, já tomei varios medicamentos e a ansiedade tóxica nunca desapareceu, desisti do emprego em que estava por causa da minha ansiedade, tenho dificuldades em lidar com o fracasso, com o medo de falhar, impede-me de avançar, eu passo a ideia de que sou muito bom em tudo para os meus amigos, coloco as minhas expetativas muito elevadas em relação ao meu desempenho em qualquer atividade depois quando vejo que não as consigo atingir, começo a duvidar bastante das minhas capacidades e procrastino tarefas as vezes por preguiça outras vezes por achar que não estou capaz no momento de as realizar e isso tudo me deixa frustrado.
Quando era criança ja tinha alguns medos e era um bocado nervoso mas nunca tinha ataques de ansiedade nem a minha ansiedade me limitava.
A minha pergunta é a seguinte.
Tendo em conta os dados relatados, acha que seria muito importante o inicio da terapia cognitivo comportamental? Se seria tão ou mais importante que a medicação para curar a minha ansiedade?
Não a terapiai cognitiva vai lidar so com os problemas conciente e o que v esta sentindo tem haver com o inconsciete então v tem qeu fazer análise com psicanista. Posso te ajudar. ok?

Olá, imagino como deve estar abalado com todo vivência negativa com relação a ansiedade.
Saiba que uma coisa não anula a outra, ou seja, a psicoterapia não anula a necessidade da medicação e vice-versa.
Provável que faça o acompanhamento nas duas areas: Psiquiatria: com o uso da medicação (ansiolíticos) são medicamentos com efeito tranquilizante que atuam no sistema nervoso central e reduzem os sintomas físicos da ansiedade;
Psicologia: Que lhe auxiliara a lidar e conviver com a sua ansiedade de uma forma mais saudável. Com relação ao profissional de psicologia você pode buscar algum que se sinta a vontade, e que lhe passe confiança e segurança, e muitas vezes isso independe da abordagem que ele usa.
O mais importante é que busque ajuda, e que não passe por tudo isso sozinho. Se cuide!
Ola! Como sua ansiedade está o incomodando muito (tóxica, como relatou), talvez seja importante dar continuidade ou retomar os medicamentos indicados por seu médico, que poderão, apaziguar o mal estar que sente. No entanto, é também importante fazer terapia ou análise em conjunto. É natural se ter alguma ansiedade ou expectativas em relação a situações do dia a dia, aos outros e ao que se pode realizar ou não na vida. A questão é quando se torna uma ansiedade que gera sintomas desconfortáveis e contínuos no corpo e na mente e que limitam as ações e o convívio social. Fundamental será expor em análise seus conflitos internos, as dificuldades que tem de se manter num emprego ou em outras situações, seus medos de infância ou de adulto, enfim, investigar e procurar entender o porquê de se sentir assim. Buscar descobrir formas de lidar com o desconforto. Não seria apenas uma mudança de comportamento, mas, sim, um aprofundamento sobre como pensa e se sente e o que vem potencializando essa ansiedade tão tóxica diária.
Oi, como vc está hoje?

sugiro vc buscar ajuda com um profissional da psicologia.
TAG pode ser entendida como um excesso de pensamentos no futuro, o melhor a fazer é procurar um psicólogo e psiquiatra . Agora, aqui de pronto posso te dar uma ideia, como quando estamos em pânico não vivenciamos o presente, é interessante na crise você tentar voltar para o “aqui agora “ estale os dedos , conte até 10 respirando profundamente, comece a narrar em voz alta ou somente para você os objetos presentes no cômodo que está .essas técnicas ajudam você a se observar melhor e a facilitar a saída da crise .
A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir mais seguro para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas. E ir aliviando essa culpa, com formas menos culposas com vc mesmo. Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @leticiafernandespsi
Procure uma psicóloga especializada em ansiedade, não são tantos remédios que vão te ajudar.
Os Transtornos de Ansiedade Generalizada está associado a diversos sintomas. A alteração do sono é um dos principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG). A Ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. Apreocupação excessiva é comum e pode atrapalhar a vida cotidiana! Algumas pessoas apresentam dificuldade de se concentrar e irritação frequente. O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Se você apresenta alguns desses sintomas, busque ajuda imediata de um profissional de Psicologia!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Boa tarde, procure um bom psicanalista. "Ansiedade" é muito amplamente por ela estudada. Isso poderá ajudar.
Boa tarde
Como alguns colegas relataram, uma coisa não exclui a outra, não seria só tomar o medicamento, ele serve como suporte em alguns momentos, seria interessante associar com alguma psicoterapia, para que você obtenha um alivio na sua ansiedade, acredito que a psicanalise trabalha muito bem nesse sentido abordando conteúdos que estão inconscientes para você.
Com base no que você descreveu sobre a sua ansiedade, parece que você está enfrentando desafios significativos em relação a ansiedade, especialmente em relação à autopercepção, autoexpectativas e autocrítica. Acresito que terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma boa opção para lidar com transtornos de ansiedade, mas acredito que a psicanalise possa ir mais fundo com você, pois ira trabalhar a questão das defesas inconcientes e te ajudar a descobrir a serviço de que tudo isso.

A terapia cognitivo-comportamental trabalha para identificar e mudar padrões de pensamento negativos e comportamentos não saudáveis que podem contribuir para a ansiedade. Ajuda você a desenvolver habilidades para lidar melhor com os desafios da vida, reestruturar crenças negativas e enfrentar suas preocupações de maneira mais adaptativa. Lembro que as expectativas estão muitas vezes ligadas a raizes estruturais, e por isso e dai o medo de falhar e autocrítica.

A terapia cognitivo-comportamental pode ser realizada individualmente ou em grupo, e muitas vezes é recomendada como tratamento de primeira linha para transtornos de ansiedade. Em alguns casos, a terapia cognitivo-comportamental pode ser tão eficaz quanto a medicação, e muitas pessoas acham que ela proporciona mudanças duradouras na forma como lidam com a ansiedade.

No entanto, é importante ressaltar que a decisão de iniciar a terapia cognitivo-comportamental ou continuar com a medicação deve ser feita em consulta com um profissional de saúde mental qualificado. Cada indivíduo é único, e o tratamento mais adequado para você dependerá de vários fatores, incluindo a gravidade da ansiedade, histórico médico e preferências pessoais.

Recomendo fortemente que você busque a orientação de um profissional de saúde mental, sim eles podem te ajudar eu posso te ajudar.
Olá, obrigada por compartilhar sua dúvida. Com base no que você relatou aqui, destaco alguns aspectos que me chamaram a atenção, com intuito de ampliar ideias para a sua tomada de decisão.
Você começa com uma "sentença" classificatória de TAG definindo o início do seu sofrimento (7 anos) e o nome dele, "TAG". Os diagnósticos psiquiátricos, por si só, podem causar certa sobrecarga - um sofrimento a mais - sobre o que já se sente e que muito provavelmente não cabe em nenhuma caixinha. Considero sim muito importante fazer a consulta com o médico de saúde mental e seguir um tratamento com medicação, quando é apontado. Porém, igualmente importante não se identificar por completo com o nome recebido pelo diagnóstico, ou seja, não se encerrar nele. Você, cada um de nós, somos sujeitos singulares, únicos, o que quer dizer que vamos além dos enquadres enunciados (propostos por estatísticas) e estabelecidos por padrões diagnósticos e métodos que pré-definem nossa maneira de pensar, sentir e agir. Você mesmo já disse que reconhece questões da infância que ficaram para trás e que já causavam desconforto. Então, dito isto, faço votos que siga o seu desejo de desvendar de fato o que te leva a estar sofrendo tanto com estes sintomas antigos... busque terapia, não necessariamente a TCC, mas aquela que possa te ajudar a ir além dos enunciados prontos, ir de encontro com você na sua inteireza. Estou à disposição caso queira aprofundar nesta conversa. Melhoras! Bárbara Fonseca - psicanalista (atendimento presencial e online)
Olá! Como você se sente agora?
Obrigada por dividir suas angústias e emoções mais íntimas. Nem sempre é fácil.
Estou segura de que a Psicanálise pode te ajudar pois no caminho do autoconhecimento você terá consciência do porquê pensa assim, do porquê está agindo assim e repetindo os mesmos padrões de comportamento ao longo de toda a vida. Fique bem.
Sou a Cíntia Garcia, Psicanalista, e me coloco à disposição para continuar essa conversa tão legal. Te convido a conhecer o meu trabalho através do @terapeutanaestrada
Um abraço carinhoso.
Olá! Na perspectiva da psicanálise lacaniana, os problemas com ansiedade não são necessariamente tratados apenas por um médico, pois abordamo questões psíquicas pela via da linguagem.

Em Lacan por exemplo, a falta de concentração ou dificuldade de foco pode ser vista como um sintoma que se origina no nível do sujeito do inconsciente. Pode estar relacionado a conflitos, desejos reprimidos, ansiedade, ou outros diversos aspectos inconscientes da psique. Portanto, o objetivo da terapia lacaniana não é apenas aliviar os sintomas, mas explorar e compreender as raízes inconscientes do problema pra que a repetição também seja evitada.
Olá, Respondendo sua pergunta. É importante que você faça terapia para trabalhar o seu processo interno, e essa terapia pode ser cognitivo comportamental ou outra, você pode escolher.
Sim o acompanhamento terapêutico é tão importante quanto os medicamentos.
Fico à disposição. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Vejo que seu relato é bastante completo e me fez perceber que existem algumas questões ligadas ao seu passado. A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma excelente alternativa para lidar com as questões atuais e poderá sim te trazer ganhos, porém gostaria de acrescentar que possivelmente a psicanálise poderá te ajudar de maneira mais profunda, pois dentro de uma investigação psicanalítica, o terapeuta juntamente com o analisando entram em uma profunda investigação do passado em busca de encontrar as causas primárias da sua ansiedade. Na psicanálise o foco não é apenas o sintoma apresentado, aprofundando em questões existenciais.
Quero começar dizendo o quanto admiro sua coragem em compartilhar seus sentimentos e experiências. É realmente um passo significativo na jornada em direção ao autocuidado e à busca por soluções para sua ansiedade. Parece que você passou por muitos desafios nos últimos anos, e é compreensível que a ansiedade tenha desempenhado um papel significativo em sua vida. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma opção extremamente eficaz para lidar com a ansiedade, especialmente a ansiedade generalizada e os padrões de pensamento negativos que você descreve. A TCC é conhecida por ajudar as pessoas a identificar e modificar os pensamentos distorcidos que contribuem para a ansiedade, bem como desenvolver estratégias para enfrentar situações desencadeadoras de ansiedade de maneira mais eficaz. Ela também pode ajudá-lo a lidar com a pressão que você coloca sobre si mesmo, o medo de falhar e as expectativas excessivamente elevadas. A combinação de terapia cognitivo-comportamental e medicação pode ser uma abordagem bem-sucedida para muitas pessoas com transtorno de ansiedade. A terapia pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis, enquanto a medicação pode aliviar alguns dos sintomas mais intensos da ansiedade. No entanto, é importante enfatizar que a terapia não é uma cura instantânea, mas sim um processo que leva tempo e esforço. Recomendo que você consulte um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para discutir suas opções de tratamento. Eles podem avaliar sua situação com mais detalhes e ajudá-lo a criar um plano de tratamento personalizado que seja mais adequado para você. Lembre-se de que a jornada para o bem-estar mental pode ser desafiadora, mas também é uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Você não está sozinho nessa, e a ajuda está disponível para apoiá-lo ao longo do caminho.
Olá!
Lamento muito por tudo o que esteja passando neste momento. Sei como é desconfortável e judia da pessoa que sofre do transtorno de ansiedade generalizada.
Antes de responder ao seu questionamento, eu quero fazer duas perguntas.
1. Você continua tomando as medicações?
2. Caso você tenha parado, foi com acompanhamento médico?
Tanto a psicanálise como a terapia cognitiva comportamental irão te auxiliar em seu transtorno de ansiedade generalizada.
No entanto, em seu relato você deixou algumas informações importantíssimas que poderão te auxiliar neste momento.
Caso você tenha parado de tomar as medicações sem o acompanhamento médico, provavelmente você não tenha passado pelo processo de desmamamento, o que pode piorar a sua crise de ansiedade.
Outro ponto que me chamou a atenção é o fato de você ter medo de falhar, que por sinal, eu creio que ninguém goste de falhar. No entanto, falhar faz parte do nosso processo de crescimento. Mas, o fato de você sempre ter dado a ideia que é bom em tudo o que faz para seus amigos, isso pode gerar um maior grau de autocobrança, e por consequência, aumentar o grau da sua crise.
E para poder continuar impactando seus amigos, você eleva suas expectativas em relação ao seu desempenho, e quando percebe que as expectativas são muito altas, logo se desanima e acaba procrastinando ou desistindo, o que te gera a sensação de frustração.
O que você acha de dar um descanso para a sua pessoa? Permitir falhar e aprender com as falhas. Amigos que são amigos irão compreender que você também é um ser humano.
Dê um tempo para respirar.
Eu creio que a terapia ou a psicanálise podem te auxiliar.
Qualquer dúvida, eu fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Dado o seu relato e a persistência dos sintomas apesar do uso de várias medicações, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma adição muito valiosa ao seu plano de tratamento. A TCC é uma das formas de terapia mais estudadas e eficazes para o tratamento de transtornos de ansiedade, incluindo o transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Aqui estão alguns aspectos importantes sobre como a TCC pode ajudar no seu caso:

Compreensão e Gestão de Pensamentos: A TCC ajuda a identificar, desafiar e alterar padrões de pensamento negativos ou destrutivos que contribuem para a ansiedade. Isso inclui a tendência de estabelecer expectativas irrealisticamente altas e o medo de falhar.

Desenvolvimento de Habilidades de Enfrentamento: Através da TCC, você pode aprender técnicas específicas para gerenciar e reduzir a ansiedade. Isso inclui técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness (atenção plena), que podem ser particularmente úteis para lidar com a ansiedade no momento.

Trabalho sobre a Procrastinação e Autocrítica: A terapia pode ajudar a entender melhor e a modificar os comportamentos de procrastinação e os pensamentos autocríticos que você mencionou. Ao fazer isso, você pode começar a ver melhorias na sua autoestima e na sua capacidade de enfrentar desafios.

Enfrentamento Gradativo: Um componente da TCC envolve a exposição gradual e controlada às situações que desencadeiam a ansiedade, ajudando a reduzir a sensibilidade a esses gatilhos ao longo do tempo.

Quanto à pergunta sobre a TCC ser tão ou mais importante que a medicação, muitas pesquisas sugerem que a combinação de terapia e medicação pode ser mais eficaz do que qualquer uma das intervenções sozinha para alguns indivíduos. No entanto, isso pode variar de pessoa para pessoa. Para alguns, a TCC sozinha pode ser suficiente para gerenciar a ansiedade, enquanto outros podem precisar de uma combinação de TCC e medicação.

É aconselhável discutir essas opções com um profissional de saúde mental, que pode avaliar suas necessidades específicas e recomendar o melhor curso de tratamento. Ter um terapeuta ou psicólogo que entenda profundamente de TCC pode ser um recurso crucial para você avançar e começar a ver melhorias na gestão da sua ansiedade.
A resposta à segunda parte da sua pergunta seria uma correção dela: a medicação psicotrópica não cura. Ela pode sim aliviar o sintoma e assim ajudar para que uma psicoterapia seja eficaz ou até possível. Recomendo não limitar o seu foco à terapia comportamental. A exploração e a reconstituição do seu inconsciente seria outra abordagem prometedora, embora mais trabalhosa por ser mais ampla.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!