Eu tenho protusão discal lombar e suspeita de fibromialgia. Estava fazendo fisioterapia para tratar

15 respostas
Eu tenho protusão discal lombar e suspeita de fibromialgia. Estava fazendo fisioterapia para tratar a inflamação da minha coluna, deveria evitar esforço, porém fui organizar o mesversário da minha sobrinha, esse esforço gerou muitas dores, mas fiquei preocupada porque foi a pior crise que já tive, além da dor me estressei muito, não consegui controlar, e quanto mais as pessoas vinham falar comigo para eu parar, mais eu piorava e o barulho me irritava muito. Além disso, não conseguia me mexer e não tinha força alguma, é como se o meu cérebro não estivesse mandando a informação de movimento, eu sentia o toque, mas não conseguia movimentar e quando eu me esforçava pra movimentar algum membro ele tremia muito, sentia que minha coluna e meu cérebro estavam sendo muito agredidos. Estou assustada com o que aconteceu e triste também, gostaria de saber o que gerou isso e o que eu poderia fazer? Foi a primeira vez que algo desse tipo aconteceu, eu outras crises de dor eu sentia essa dificuldade pra me movimentar, mas não com tanta intensidade.
Olá! Imagino o que está sentindo. Diante do seu quadro diagnóstico, não acredito que suas reações de raiva e impaciência tenham sido fora da normalidade. É muito comum quando estamos sobrecarregados (mentalmente/fisicamente) reagirmos de maneira mais agressiva e impaciente, depois desses momentos, sentimentos de culpabilização e rechaça a si mesmo são fatídicos desses momentos também. Se você acreditar que esses problemas têm sido uma dificuldade na sua vida atualmente e/ou acredita que um processo psicológico pode te ajudar a passar por esse momento e entender esses sentimentos e reações, ofereço-me para realizá-lo. Abraços! :)
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 90

Olá! Todo sinal (sintoma) que seu corpo te dá, é algo que voce precisa analisar. Os sintomas existem justamente para isso.. para voce perceber que existe algo a nivel psicologico que esta causando esse conflito biológico. A fibrimialgia é uma questão complexa, de grandes sentimentos de desvalorização. Nada aconteceu por acaso. O que seu corpo pode estar querendo te dizer com esse sintoma? Se voce quiser saber mais, fique à vontade em me chamar, que ficarei feliz em ajudar. Melhoras, pois sei que deves estar sentindo muitas dores.
Olá
É importante que faça acompanhamento com o médico (seja o ortopedista especialista em coluna ou outro profissional se for o caso).
Incluir uma rotina de exercícios físicos leves também é necessário.
No que diz respeito à parte psicológica, iniciar uma terapia pode ajudá-la a lidar com a situação em crise ou não e a entender o porquê de algumas aconteceram.
Caso queira maiores informações, fique à vontade para entrar em contato.
Abraço
Olá!!
Parece resultado de somatizações; se você não olha para dentro o corpo grita para chamar sua atenção. É necessário procurar um médico e um psicólogo da sua confiança.
A fibrimialgia, associamos a dificuldade no passado com a paternidade, é uma das hipóteses.
Cuide-se, não ignore os seus sintomas.
Fique bem
Sugiro inicialmente procurar um ortopedista ou neurologista para cuidar da dor.É natural você esta triste e desmotivada . A dor é algo que causa sentimentos negativos.
Olá! Inicialmente achei que a questão fosse endereçada a algum fisioterapeuta! Como foi para você organizar o mesversário da sobrinha? Quero dizer: qual é o impacto emocional desse evento para você? Corpo em sobrecarga, mente em sobrecarga também. Imagino o que pode estar acumulado e travado emocionalmente falando na sua vida. Raiva de alguém ou alguma situação? Algo frustrante que não te deixou dar resposta e se defender, aí teve que engolir sapo? Muitas reflexões... Até mais!
Pela minha experiência como psicóloga e personal trainer digo a você que a protrusão discal é uma lesão que pode gerar muita dor, formigamentos e fraqueza muscular, seria importante retornar a fisioterapia ou passar por uma reavaliação com médico ortopedista. No que se refere a psicologia, me chamou atenção o fato de você contrariar a recomendação de evitar esforço e com isso se prejudicar... o que estaria por traz desse comportamento, uma dificuldade de dizer não? Não priorizar suas necessidades? se colocar em segundo plano? vale a reflexão!
A intensidade dos sintomas como você os sentiu nesse episódio pode ser uma indicação de que está precisando escutar o que seu corpo tem a dizer. Nosso corpo não é apenas um organismo. Ele também nos sustenta como sujeitos e é atravessado por nossas experiências. Poder falar sobre tudo isso é uma forma de ir elaborando suas questões.
Penso que combinar o tratamento médico e fisioterapêutico com o psicológico seja fundamental. Observe que quando você relata das dores e limitação dos movimentos, também fala de estresse e como isso afetou (e talvez tenha piorado) a situação.
Pensa nisso!
Prezada, olá, como vai? Se sentindo melhor hoje? Cuidado com suas costas, procure descansar por um período até que as dores diminuam e que você não precise se preocupar com ela nas tarefas do dia a dia.

Em uma situação como a que você descreveu, era natural você querer proteger sua coluna e seu cérebro, como você se expressou. Adoraria saber mais sobre sua paralisia. Ela já havia acontecido antes? Foi possível realizar a festa a despeito de o que você sofreu? Sei que você não deixará de levar a sério seus sintomas, mesmo quando eles não puderem ser tratados com eficácia por médicos e medicamentos. Desejo-lhe boa sorte. Um abraço.
Boa tarde! A protrusão discal é uma condição que ocorre quando o disco entre duas vértebras na sua coluna vertebral se expande ou se rompe,isso causa dor. A fibromialgia tem causa ainda desconhecida, muitas vezes demora para ser diagnostica, muitos relatos identificam como uma dor “na alma” por serem realmente intensas e não aparecerem em exames laboratórias e radiológicos, e piora com stress, preocupações. Pelo seu relato você passou por um período de tesão e muito esforço, isso pode ter agravado seu caso. O especialista em coluna pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Ambos são capacitados para tratarem de problemas de coluna, marque uma consulta. Sugiro também que faça terapia.
É possível que o esforço físico que você fez durante o mesversário tenha exacerbado a sua protusão discal lombar e desencadeado uma crise mais intensa de dor. O estresse emocional também pode ter contribuído para a intensificação dos sintomas, uma vez que o estresse pode afetar o sistema nervoso e a percepção da dor.

A dificuldade em mover os membros e os tremores podem estar relacionados à fibromialgia, uma vez que essa condição pode causar fraqueza muscular e espasmos. É importante lembrar que a fibromialgia é uma condição crônica e que os sintomas podem piorar em situações de estresse e/ou esforço físico.

Para aliviar os sintomas, é importante que você siga as recomendações médicas e evite fazer esforços excessivos ou movimentos bruscos que possam agravar a protusão discal. A fisioterapia pode ser útil para ajudar a controlar a dor e melhorar a mobilidade da coluna. Além disso, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

No caso da fibromialgia, é importante que você também siga as orientações do seu médico, que podem incluir a prática de exercícios físicos leves e regulares, técnicas de relaxamento e medicação para controlar a dor e outros sintomas.

É importante lembrar que a fibromialgia e a protusão discal lombar são condições crônicas que exigem um tratamento contínuo e individualizado. Por isso, é importante que você continue acompanhando com seus médicos e relatando os sintomas para que eles possam ajustar o tratamento e ajudar você a lidar melhor com a condição.
Bom dia
Espero que esteja melhor!O corpo emite para nós sinais variados de situações que estamos vivendo nas emoções. Está somatisacão é um sinal que algo não está bem por dentro. A sua vontade de ajudar e participar do evento em família fez você ir além do sinal que o corpo estava sinalizando.Continue se tratando com medico,fisioterapeuta, acupuntura. Mas não esqueça que o corpo é um espelho da alma. Procure ajuda terapêutica para verbalizar suas emoções e construir um caminho que você coloque para fora o que está sentindo .
As doenças físicas são respostas do corpo para eventos traumáticos, inesperados e vividos em isolamento, ou seja ,nós adoecemos o físico para chamar a atenção que precisamos cuidar do emocional. Trabalho com uma técnica que investiga já na primeira sessão, qual a situação que o paciente vivenciou pouco tempo antes do início do sintoma e que justifica o mal estar emocional e que repercute no físico e será ressignificado promovendo assim a autocura.
Olá! Antes de qualquer coisa, é importante confirmar esta suspeita de fibromialgia e também retomar as sessoes de fisioterapia para a protusão discal lombar (não ficou claro para mim se vc continua em tratamento ou parou). A partir daí, recomendo muito um acompanhamento psicoterapico para entender alguns comportamentos que acabam te colocando em situações de esforço que vc ainda não poderia fazer, e que acabam agravando as crises. É importante entender nossos limites, e quais as situações que nos fazem ultrapassar esses limites. Espero ter ajudado e fico à disposição! Um abraço
Olá, me chama a atenção seu sofrimento. Espero sinceramente que vc no momento esteja bem. Sabe-se que a dor em si é um fator estressante de alto nível. Corpo e mente são interligados, não raro essa correlação potencialmente leva à exaustão física e mental.
Elencar razões pontuais, é difícil. Necessita de avaliação e escuta da sua história como um todo. Um processo psicoterapêutico seria interessante nesse caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!