Eu tenho protusão discal lombar e suspeita de fibromialgia. Estava fazendo fisioterapia para tratar

15 respostas
Eu tenho protusão discal lombar e suspeita de fibromialgia. Estava fazendo fisioterapia para tratar a inflamação da minha coluna, deveria evitar esforço, porém fui organizar o mesversário da minha sobrinha, esse esforço gerou muitas dores, mas fiquei preocupada porque foi a pior crise que já tive, além da dor me estressei muito, não consegui controlar, e quanto mais as pessoas vinham falar comigo para eu parar, mais eu piorava e o barulho me irritava muito. Além disso, não conseguia me mexer e não tinha força alguma, é como se o meu cérebro não estivesse mandando a informação de movimento, eu sentia o toque, mas não conseguia movimentar e quando eu me esforçava pra movimentar algum membro ele tremia muito, sentia que minha coluna e meu cérebro estavam sendo muito agredidos. Estou assustada com o que aconteceu e triste também, gostaria de saber o que gerou isso e o que eu poderia fazer? Foi a primeira vez que algo desse tipo aconteceu, eu outras crises de dor eu sentia essa dificuldade pra me movimentar, mas não com tanta intensidade.
Olá! Imagino o que está sentindo. Diante do seu quadro diagnóstico, não acredito que suas reações de raiva e impaciência tenham sido fora da normalidade. É muito comum quando estamos sobrecarregados (mentalmente/fisicamente) reagirmos de maneira mais agressiva e impaciente, depois desses momentos, sentimentos de culpabilização e rechaça a si mesmo são fatídicos desses momentos também. Se você acreditar que esses problemas têm sido uma dificuldade na sua vida atualmente e/ou acredita que um processo psicológico pode te ajudar a passar por esse momento e entender esses sentimentos e reações, ofereço-me para realizá-lo. Abraços! :)
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Todo sinal (sintoma) que seu corpo te dá, é algo que voce precisa analisar. Os sintomas existem justamente para isso.. para voce perceber que existe algo a nivel psicologico que esta causando esse conflito biológico. A fibrimialgia é uma questão complexa, de grandes sentimentos de desvalorização. Nada aconteceu por acaso. O que seu corpo pode estar querendo te dizer com esse sintoma? Se voce quiser saber mais, fique à vontade em me chamar, que ficarei feliz em ajudar. Melhoras, pois sei que deves estar sentindo muitas dores.
Olá
É importante que faça acompanhamento com o médico (seja o ortopedista especialista em coluna ou outro profissional se for o caso).
Incluir uma rotina de exercícios físicos leves também é necessário.
No que diz respeito à parte psicológica, iniciar uma terapia pode ajudá-la a lidar com a situação em crise ou não e a entender o porquê de algumas aconteceram.
Caso queira maiores informações, fique à vontade para entrar em contato.
Abraço
Olá!!
Parece resultado de somatizações; se você não olha para dentro o corpo grita para chamar sua atenção. É necessário procurar um médico e um psicólogo da sua confiança.
A fibrimialgia, associamos a dificuldade no passado com a paternidade, é uma das hipóteses.
Cuide-se, não ignore os seus sintomas.
Fique bem
Sugiro inicialmente procurar um ortopedista ou neurologista para cuidar da dor.É natural você esta triste e desmotivada . A dor é algo que causa sentimentos negativos.
Olá! Inicialmente achei que a questão fosse endereçada a algum fisioterapeuta! Como foi para você organizar o mesversário da sobrinha? Quero dizer: qual é o impacto emocional desse evento para você? Corpo em sobrecarga, mente em sobrecarga também. Imagino o que pode estar acumulado e travado emocionalmente falando na sua vida. Raiva de alguém ou alguma situação? Algo frustrante que não te deixou dar resposta e se defender, aí teve que engolir sapo? Muitas reflexões... Até mais!
Pela minha experiência como psicóloga e personal trainer digo a você que a protrusão discal é uma lesão que pode gerar muita dor, formigamentos e fraqueza muscular, seria importante retornar a fisioterapia ou passar por uma reavaliação com médico ortopedista. No que se refere a psicologia, me chamou atenção o fato de você contrariar a recomendação de evitar esforço e com isso se prejudicar... o que estaria por traz desse comportamento, uma dificuldade de dizer não? Não priorizar suas necessidades? se colocar em segundo plano? vale a reflexão!
A intensidade dos sintomas como você os sentiu nesse episódio pode ser uma indicação de que está precisando escutar o que seu corpo tem a dizer. Nosso corpo não é apenas um organismo. Ele também nos sustenta como sujeitos e é atravessado por nossas experiências. Poder falar sobre tudo isso é uma forma de ir elaborando suas questões.
Penso que combinar o tratamento médico e fisioterapêutico com o psicológico seja fundamental. Observe que quando você relata das dores e limitação dos movimentos, também fala de estresse e como isso afetou (e talvez tenha piorado) a situação.
Pensa nisso!
Prezada, olá, como vai? Se sentindo melhor hoje? Cuidado com suas costas, procure descansar por um período até que as dores diminuam e que você não precise se preocupar com ela nas tarefas do dia a dia.

Em uma situação como a que você descreveu, era natural você querer proteger sua coluna e seu cérebro, como você se expressou. Adoraria saber mais sobre sua paralisia. Ela já havia acontecido antes? Foi possível realizar a festa a despeito de o que você sofreu? Sei que você não deixará de levar a sério seus sintomas, mesmo quando eles não puderem ser tratados com eficácia por médicos e medicamentos. Desejo-lhe boa sorte. Um abraço.
Boa tarde! A protrusão discal é uma condição que ocorre quando o disco entre duas vértebras na sua coluna vertebral se expande ou se rompe,isso causa dor. A fibromialgia tem causa ainda desconhecida, muitas vezes demora para ser diagnostica, muitos relatos identificam como uma dor “na alma” por serem realmente intensas e não aparecerem em exames laboratórias e radiológicos, e piora com stress, preocupações. Pelo seu relato você passou por um período de tesão e muito esforço, isso pode ter agravado seu caso. O especialista em coluna pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Ambos são capacitados para tratarem de problemas de coluna, marque uma consulta. Sugiro também que faça terapia.
É possível que o esforço físico que você fez durante o mesversário tenha exacerbado a sua protusão discal lombar e desencadeado uma crise mais intensa de dor. O estresse emocional também pode ter contribuído para a intensificação dos sintomas, uma vez que o estresse pode afetar o sistema nervoso e a percepção da dor.

A dificuldade em mover os membros e os tremores podem estar relacionados à fibromialgia, uma vez que essa condição pode causar fraqueza muscular e espasmos. É importante lembrar que a fibromialgia é uma condição crônica e que os sintomas podem piorar em situações de estresse e/ou esforço físico.

Para aliviar os sintomas, é importante que você siga as recomendações médicas e evite fazer esforços excessivos ou movimentos bruscos que possam agravar a protusão discal. A fisioterapia pode ser útil para ajudar a controlar a dor e melhorar a mobilidade da coluna. Além disso, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

No caso da fibromialgia, é importante que você também siga as orientações do seu médico, que podem incluir a prática de exercícios físicos leves e regulares, técnicas de relaxamento e medicação para controlar a dor e outros sintomas.

É importante lembrar que a fibromialgia e a protusão discal lombar são condições crônicas que exigem um tratamento contínuo e individualizado. Por isso, é importante que você continue acompanhando com seus médicos e relatando os sintomas para que eles possam ajustar o tratamento e ajudar você a lidar melhor com a condição.
Bom dia
Espero que esteja melhor!O corpo emite para nós sinais variados de situações que estamos vivendo nas emoções. Está somatisacão é um sinal que algo não está bem por dentro. A sua vontade de ajudar e participar do evento em família fez você ir além do sinal que o corpo estava sinalizando.Continue se tratando com medico,fisioterapeuta, acupuntura. Mas não esqueça que o corpo é um espelho da alma. Procure ajuda terapêutica para verbalizar suas emoções e construir um caminho que você coloque para fora o que está sentindo .
As doenças físicas são respostas do corpo para eventos traumáticos, inesperados e vividos em isolamento, ou seja ,nós adoecemos o físico para chamar a atenção que precisamos cuidar do emocional. Trabalho com uma técnica que investiga já na primeira sessão, qual a situação que o paciente vivenciou pouco tempo antes do início do sintoma e que justifica o mal estar emocional e que repercute no físico e será ressignificado promovendo assim a autocura.
Olá! Antes de qualquer coisa, é importante confirmar esta suspeita de fibromialgia e também retomar as sessoes de fisioterapia para a protusão discal lombar (não ficou claro para mim se vc continua em tratamento ou parou). A partir daí, recomendo muito um acompanhamento psicoterapico para entender alguns comportamentos que acabam te colocando em situações de esforço que vc ainda não poderia fazer, e que acabam agravando as crises. É importante entender nossos limites, e quais as situações que nos fazem ultrapassar esses limites. Espero ter ajudado e fico à disposição! Um abraço
Olá, me chama a atenção seu sofrimento. Espero sinceramente que vc no momento esteja bem. Sabe-se que a dor em si é um fator estressante de alto nível. Corpo e mente são interligados, não raro essa correlação potencialmente leva à exaustão física e mental.
Elencar razões pontuais, é difícil. Necessita de avaliação e escuta da sua história como um todo. Um processo psicoterapêutico seria interessante nesse caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.